Alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos. Atos 15:1

 

Verdade

Talvez pareça algo repetitivo, mas a Queda no Éden traz luz a diversos problemas do coração do homem. Quando observamos o texto de Gênesis, percebemos que após o pecado, Adão e Eva não buscaram Redenção em Deus como primeiro ato. Na verdade o texto diz que eles “percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si” (Gn 3.7). Isso nos ensina sobre: a tentativa do coração do homem de auto redimir; de tentar promover sua salvação; de, com a força das suas obras alcançar a salvação, cobrir a vergonha do pecado com seu talento em costurar folhas.

Esse é na verdade o retrato da religião que tem origem no homem ou quando deturpamos a religião verdadeira. Todas as religiões que perdem a perspectiva da depravação total, ou seja, de que o homem foi afetado em todas as áreas, e que por si só não consegue voltar-se para Deus, essas religiões promovem um modo de salvação agradável ao ego, onde basta você cumprir um rito, fazer alguma coisa e você conseguirá obter a salvação. O Cristianismo é a única religião em que você não faz nada para ter a salvação, pois alguém fez por você, e você a recebe pela graça, por meio da fé naquele que executou toda a justiça inalcançável pelo homem caído.

O texto vai mostrar alguns judeus que reconheceram em Cristo o Messias, não percebendo que a salvação não passa pelos ritos, mas por aquele para o qual os ritos apontavam. Eles pensavam em colocar para os gentios que o caminho da salvação não era Somente por Cristo (Solus Christus) e Somente pela Graça (Sola Gratia), mas precisavam da Circuncisão mais Cristo, das obras mais a graça.

Vida

O que nós vamos perceber neste texto é que os apóstolos entenderam claramente a mensagem da Cruz, que é impossível salvação fora de Cristo, que a graça dele é suficiente para remissão e salvação, que se apegar aos ritos como mediadores da salvação é desprezar a graça, a cruz, o Cristo que por nós morreu. O verdadeiro mediador não é um rito, não é incompleto, não é uma obra que fazemos, ele é uma pessoa: o Deus homem, o Verbo encarnado, o Maravilhoso Conselheiro, o Deus forte, o Pai da eternidade, o Príncipe da paz, que selou a nossa paz com Deus, que abriu as portas da salvação, pela graça: Jesus!

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts