O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. Provérbios 28:9

 

Verdade

Muitas desculpas são dadas por pessoas ao serem perguntadas se têm lido a Bíblia. Alguns afirmam que não têm tempo, outras, que não conseguem entender e por isso desistem, e várias desculpas poderiam ser listadas. Mas há uma que parece ser piedosa, tem aparência de vida com Deus, mas na verdade é contrária aos princípios da Palavra de Deus, é a desculpa de que não lê a Bíblia, mas ora todos os dias.

Talvez, ainda assim alguém se levante e diga que a cobrança não vale para um cego ou analfabeto, mas permita-me contar uma experiência de uma senhora que, sendo cega desde a infância, pedia a sua sobrinha para ler a Escritura para que ela decorasse a lei de Deus; assim, atentamente ela ouvia a Palavra de Deus e a guardava no coração. Ressalto que a saudosa senhora era uma mulher de oração.

Sim, apesar de ser apenas um exemplo, o texto de provérbios em questão (Pv 28.9), não fala da “leitura” da lei, da Escritura, mas fala do “ouvir” a lei, dar ouvidos, pois naquele tempo o texto bíblico não era disponível para todos, o material de escrita era caro, poucos tinham condições de leitura ou eram alfabetizados; é por isso que constantemente temos alertas na Escritura sobre dar ouvidos à Palavra de Deus, que era lida regularmente para o povo de Deus.

Nesta perspectiva, desviar os ouvidos, remover a sua mente da obrigação de conhecer a Escritura e meditar na lei de Deus diariamente (Sl 1), ou não ter prazer pela Palavra que restaura a alma, que testemunha do Senhor, que dá sabedoria, mostra retidão, ilumina os olhos, é pura e alegra o coração (Sl 19.7-8), na realidade torna a nossa oração em abominação diante de Deus (Pv 28.9).
Talvez você se pergunte o porquê. Um dos motivos é porque uma oração em nome de Cristo não é coerente com quem não deseja ou não se esforça em conhecer mais sobre a lei que revela o caráter e necessidade de Cristo.

Vida

Por isso, se não quiser ler a Bíblia, também não ore, pois “o que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável” (Pv 28.9). Ao invés disso, sejamos esforçados em conhecer a Lei de Deus, ela é perfeita e restaura a alma, ela aponta para Cristo, nos ajuda a conhecer mais o nosso Deus, daí, certamente, com o auxílio do Santo Espírito de Deus, a vida de oração que se segue será coerente, em uma vida centrada em Cristo.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts