Ora, as obras da carne são conhecidas e são: …feitiçaria… Gálatas 5.19-20

 

Verdade

A feitiçaria está mais presente em nosso cotidiano do que imaginamos. Geralmente quando pensamos em feitiçaria, só imaginamos bruxos e bruxas, caldeirões ferventes, porções mágicas, e outros itens curiosos que foram inseridos em nosso imaginário pelos desenhos animados e filmes infantis.

Mas o que está por detrás deste grave pecado é a tentativa de manipulação do natural, com objetivo de obter resultados sobrenaturais. A palavra traduzida por feitiçaria é a mesma que dá origem a nossa palavra “farmácia”; os feiticeiros e bruxos geralmente se utilizavam de recursos para fazer poções mágicas e encantamentos, e a tentativa de ação no sobrenatural revela algo além do rito mágico, revela um coração ávido pela soberania e poder que pertencem somente ao Senhor.

É aqui que entra a presença da bruxaria em nosso cotidiano, mesmo não usando caldeirões, chapéus, ou outros apetrechos; pois, por vezes, nos portamos diante de ritos como feiticeiros, pensando que o nosso rito é o causador do poder sobrenatural. Isso é bastante visto, desde religiões afros até o meio dito evangélico, que repete os ritos com sal, copo d’água, folhas e porções de óleos poderosos, que combinados com palavras mágicas (que pensam ser orações), são suficientes para mover o sobrenatural e trazer cura, prosperidade, ou até a pessoa amada. Isso não é cristianismo, é feitiçaria.

Mas ainda há um outro detalhe que precisa ser ressaltado, é que corremos o risco de fazer o mesmo com nossas orações e até a nossa participação em elementos como a Ceia do Senhor. Quando substituímos a verdadeira devoção e fé genuína no Senhor que abençoa os que participam dignamente, na superstição em participar dos ritos e orações como mantras, como se fossem atos poderosos em si para receber bênçãos.

Vida

A nossa força não está nos ritos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado, coração compungido e contrito (Sl 51.17); por isso, precisamos fugir da feitiçaria, que também revela uma autoidolatria por poder sobre o sobrenatural, mas precisamos fugir para Cristo, aquele que é verdadeiramente poderoso; ele ressurgiu dentre os mortos, ele tem sim poder para curar, poder para mover aquilo que não é natural, mas ele é soberano e faz com quem, quando e onde quiser.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts