“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12.1-2

O apóstolo Paulo escreveu a sua carta aos Romanos, a sua mais robusta epístola, quando saía de Éfeso rumo a Jerusalém. O propósito dele era levar as ofertas recolhidas entre as igrejas, as igrejas gentílicas da Galácia, da Macedônia, da Acáia, da Ásia Menor para os pobres de Jerusalém em virtude de uma grande fome que dominou o mundo no Reinado de Cláudio do ano 41 ao ano 54. Cláudio expulsou os judeus de Roma e muitos deles ao retornarem para Judéia não tinham casas, nem propriedades, nem lavouras e houve dentro daquela conjuntura de fome mundial, uma pobreza extrema e Paulo está socorrendo esses irmãos com esse levantamento desta oferta.

No caminho ele escreve a carta, expõe as grandes doutrinas da fé cristã mostrando a natureza do Evangelho, a necessidade do Evangelho, a centralidade do Evangelho, mostrando a doutrina da justificação pela fé até o capítulo 3, depois no capítulo 4 ele simplifica a doutrina da justificação pela fé lá no Antigo Testamento com Abraão e Davi. No capítulo 5 ele mostra os frutos da justificação quais sejam: paz com Deus em relação ao passado, graça em relação ao presente, glória em relação ao futuro. No capítulo 6 ele mostra a nova vida em Cristo, nós devemos nos considerar crucificados com Cristo, devemos nos considerar mortos para o pecado e oferecer os membros do nosso corpo para Deus. No Capítulo 7 ele retrata este grande dilema que há no nosso coração porque o homem está ligado a lei enquanto ele vive e a Bíblia diz então que nós sendo pecadores jamais poderíamos agradar a lei porque ela é espiritual é justa, perfeita, mas nós morremos com Cristo e ressuscitamos com Cristo para o novidade de vida e agora temos certeza, segurança dessa Salvação em Cristo Jesus, porque aos que Deus predestinou a esses Deus também chamou e aos que chamou a esses também justificou e aos que justificou a estes também glorificou. Quando chega ao Capítulo 9 Paulo trata da eleição de Israel, no capítulo 10 Paulo trata do pecado de Israel, no Capítulo 11 ele trata da restauração de Israel.

Esses onze primeiros capítulos Paulo apresenta o arcabouço doutrinário, a teologia, mas agora do capítulo 12 ao 16 ele aplica a doutrina à vida e vai mostrar para nós que a evidência de uma pessoa transformada pela verdade é que ela vai ter novos relacionamentos. Eu queria então pensar isso com você, porque Paulo vai tratar de vários relacionamentos fruto da nossa relação com Deus e ele abre o capítulo 12 assim “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

O primeiro relacionamento que muda é o seu relacionamento com Deus e agora você vai apresentar não um animal num altar, no holocausto, porque Cristo morrendo na cruz como cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo varreu do altar os animais mortos. Agora você se apresenta, seu próprio corpo é um sacrifício vivo para Deus, santo para Deus, agradável para Deus. Este é o culto que Deus quer, este é o culto que agrada a Deus. É o oferecer-se para Deus, você vai se inconformar com este século, com este mundo rendido à ditadura do relativismo e você vai ser o transformado porque você tem um modelo, um paradigma, um exemplo perfeito que é Cristo e quando você vai recebendo ação do Espírito Santo na sua vida a sua mente vai se renovando e você vai tendo um relacionamento de entrega e consagração plena a Deus.

O segundo relacionamento no capítulo 12 versos 3 a 8 é o relacionamento que você tem com você mesmo e Paulo diz que você não deve pensar de você além do que convém. Então está dizendo o seguinte: cuidado com a soberba, cuidado com arrogância, cuidado com nariz empinado, com peito estufado, cuidado com complexo de superioridade. Por outro lado, cuidado também com complexo de inferioridade: quem rejeita o projeto rejeita o projetista, então você não pode nem ter uma autoestima lá nas alturas com complexo de superioridade, nem se arrastar num complexo de inferioridade rejeitando a você mesmo. Quando você tem um encontro com Deus a sua autoestima é curada, você se olha no espelho e dá graças a Deus por que você foi criado à imagem e semelhança de Deus, porque você é precioso para Deus, porque você tem valor para Deus, porque agora você é membro do corpo de Cristo, dotado de dons espirituais para servir a igreja do Deus vivo.

Terceiro lugar, Paulo vai mostrar necessidade de você ter um relacionamento saudável com seus irmãos na fé e isso ele vai tratar no capítulo 12 a partir do versículo 9 até o versículo 16 mostrando que você precisa amar ser hipocrisia, que você precisa detestar o mal e apegar-se ao bem, que você precisa amar cordialmente como você ama o seu irmão de sangue, que você precisa se envolver os outros irmãos que passam necessidades compartilhando as necessidades dos santos, que você precisa ter o coração aberto e a casa aberta para acolher os irmãos. Então quando você tem um encontro com Deus seus relacionamentos interpessoais são impactado, transformados.

Mas agora em quarto lugar, Paulo vai mostrar que quando você tem um encontro com Deus, isso muda o seu relacionamento com seus inimigos. Você não faz inimigos, mas você tem inimigos. E Paulo diz assim “não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;”. Você não deve retribuir o mal com mal, se alguém fala mal de você, você não deve falar mal dessa pessoa. Se alguém faz mal a você, você não deve dar o troco. Paulo diz assim “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança, diz o Senhor.” Você não deve vencer pelo mal mas vencer o mal com o bem. Quando alguém está fazendo mal a você, ore por ele. Quando alguém estiver fazendo mal a você, procure uma oportunidade de fazer o bem a ela, porque se você pagar o mal com o mal você empata o jogo, se você pagar o mal com o mal você se torna igualzinho essa pessoa que fez mal para você. Mas se a pessoa faz mal para você e você devolve bem para ela, você desarticula essa pessoa. Numa linguagem bíblica você ajunta brasas na cabeça dessa pessoa, você deixa essa pessoa desarticulada e aí você vence o mal com o bem. A única maneira de você vencer seu inimigo é ganhando esse inimigo e fazendo dele um amigo. Essa é a proposta do evangelho, dos relacionamentos transformados.

Mas agora: primeiro, relacionamento com Deus; segundo, relacionamento com você mesmo; terceiro, relacionamento com seus irmãos; quarto, relacionamento com seus inimigos. Quinto, o evangelho muda o seu relacionamento com as autoridades constituídas. Capítulo 13: toda autoridade estabelecida é estabelecida e constituída por Deus, ela está exercendo autoridade debaixo da autoridade de Deus, ela é uma espécie de ministro de Deus, diácono de Deus com dois propósitos: primeiro, promover o bem, segundo, coibir o mal. Então se você faz o bem você não tem que ter medo de autoridade, agora quando a autoridade inverte os papéis e coíbe o bem e promove o mal, cabe a você exortar essa autoridade a igreja é a consciência do estado e precisa exercer voz profética alertando as autoridades constituídas quando elas se acham donas do poder e banem Deus da sua vida e querem governar com truculência, com vigor desmesurado como se fosse um governo totalitário, ditador, carrasco, não. Autoridade constituída não é para se servir do povo, é para servir ao povo, este é o princípio de Deus. ]

Mas finalmente nos capítulos 14, 15 e 16, Paulo diz que quando você tem um encontro com Deus, foi salvo pela graça, isso impacta o seu relacionamento com seus irmãos que pensam diferente de você em coisas secundárias. Na época o problema era se comia carne ou não comia carne porque havia um risco da carne ser sacrificada aos ídolos, e aí os fracos na fé diziam, não, não vou comer carne de jeito nenhum. E havia os que se achavam fortes na fé e diziam não eu não tenho escrúpulos, agora preste atenção, você não pode usar a sua liberdade para escandalizar o seu irmão mais fraco. Quem come, não julga quem não come, quem não come, não julgue quem come. O ponto é que não é o meu direito que governa os meus relacionamentos, é o amor que governa os meus relacionamentos, então quando você ama o seu irmão, você respeita o seu irmão, você cuida do seu irmão, você ajuda o seu irmão, você socorre o seu irmão, você não escandaliza o seu irmão. Paulo fecha esta carta dizendo que se você teve um encontro com Deus você tem que ter seu coração aberto para acolher você tem que ter as mãos abertas para ajudar, você tem que ter o bolso aberto para contribuir, você tem que ter a casa aberta para acolher, você tem que ter os lábios abertos para abençoar, você é um abençoador.

Como é que estão seus relacionamentos com Deus, com você, com seus irmãos, com seus inimigos, com as autoridades constituídas, com quem pensa diferente de você? Peça a Deus hoje para mudar seu coração e mudar seus relacionamentos.

Recent Posts