O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.
Salmos 119:50
A Palavra de Deus é o livro dos livros, é a biblioteca do Espírito Santo e esse livro foi concebido no céu, nasceu na terra. A palavra de Deus é inspirada sua origem divina. A palavra de Deus é inerrante, nela não tem qualquer erro ou contradição. A palavra de Deus é infalível e ela não pode falhar, suas profecias se cumpriram estão se cumprindo e hão de se cumprir literalmente. Deus vê o futuro no seu eterno agora, Deus escreve a história antes dela acontecer. A Palavra de Deus também é eterna, passa os céus e a terra mas a Palavra de Deus não vai passar. A Palavra de Deus é atual, mais atual do que os periódicos e do que os jornais que circulam dia a dia. A Palavra de Deus é poderosa, é irresistível, é viva e eficaz. A Palavra de Deus é a bigorna de Deus que quebra todos os martelos dos críticos, ela é lâmpada para o caminhante, é pão para o faminto, é mel na nossa boca, ela é melhor do que muito ouro depurado. Aqui o salmista está destacando o poder da palavra de Deus e eu quero pensar com você nesse verso em três verdades que ele nos apresenta:
A primeira verdade é que os filhos de Deus em não obstante terem a palavra de Deus não são poupados das angústias, o texto diz: o que me consola na minha angústia é isto que a tua palavra me vivifica. Nós sofremos angústia, sim! Nós estamos vivendo um tempo difícil, sim! A dor pulsa no nosso peito, sim! A angústia dá um nó na nossa garganta e nos esmaga, sim! Nós não estamos blindados, nós não vivemos numa estufa, nós não estamos como que numa colônia de férias, estamos expostos, e o salmista lá no Salmo 116 chegou a dizer no verso 3 assim: laços de morte me cercaram e angústias do inferno se apoderaram de mim. Como se o inferno tivesse mudado de endereço e se estabelecido no peito dele e o próprio Jesus lá no Getsêmani admite para os seus discípulos mais próximos, Pedro, Tiago, João: a minha alma está profundamente triste eu estou angustiado, uma angústia de morte.
Talvez você esteja passando por lutas tão grandes na sua vida na sua família, talvez com medo de ser infectado pelo vírus covid-19, talvez com medo de ser hospitalizado, talvez com medo de ser entubado, talvez com medo de morrer ou de sepultar alguém da sua família ou um amigo que você ama, com medo de perder o emprego, com medo de não sair desse cipoal de crise que arrocha você. Eu sei que nós vivemos tempos difíceis de muita dor, de muitas lágrimas, muitas angústias e se você está passando por isso e eu quero dizer que isso é compatível com a fé cristã, os filhos de Deus passam por tempos de angústia também.
Mas a segunda coisa que esse texto nos informa é que Deus é o Deus que nos consola o que me consola. Tem consolo para você, tem bálsamo de Gileade para você, tem unguento para suas feridas, em óleo fresco para sua cabeça, tem refrigério para sua vida. O Deus a quem anunciamos a você nesta hora é o Deus e pai de toda a consolação, é Ele quem nos conforta em toda a nossa angústia para consolarmos aqueles que estão passando pelas mesmas circunstâncias mas mesmo as consolações com que nós somos contemplados por Deus. Então você não precisa viver aí remoendo a sua dor esmagado debaixo do rolo compressor dessa angústia, não! Há saída, há cura, há libertação, há alívio, há resposta para você.
Mas a palavra final desse verso é o seguinte: o que me consola na minha angústia é que a tua palavra me vivifica. Oh quão preciosa esta palavra! O salmista disse que a lei do Senhor é perfeita e ela restaura a alma, ela ilumina os olhos, ela dá sabedoria aos simples, ela é muito melhor do que dinheiro, que riqueza, do que muito ouro depurado. Ela é mais doce ao nosso paladar do que o mel e o destilar dos favos.
Leia Bíblia! Talvez você está com coração pesado porque tudo que você escuta 24 horas por dia só deprime você, só leva você mais para baixo, para o buraco. Abre a Bíblia, leia a Bíblia, estude a Bíblia, medite na Bíblia. A palavra de Deus é remédio para o coração doente, é libertação àquele que está escravizado pelo medo, pelos vícios, pelo pecado, acorrentado talvez no tronco do diabo. Leia a sua Bíblia, dobre o seu joelhos, fecha a porta do seu quarto, tenha um tempo com Deus. Quando você lê a Bíblia Deus está falando com você e se você quer escutar a voz de Deus leia a Bíblia, se você quer escutar a voz de Deus audível, leia a Bíblia em voz audível! Haverá bálsamo para sua alma, haverá refrigério para o seu coração, descanso para sua mente, alívio para sua dor, Deus vai vir ficar você através dessa palavra.
Eu sei que há momentos difíceis como o momento de luto, de doença ou de escassez, de temores que rondam, cercam, sitiam a sua alma mas hoje Deus quer derramar uma chuvarada de consolo no seu coração. Deus quer trazer o refrigério para sua alma, descanso para sua mente, bálsamo e para sua vida.
Rev. Hernandes Dias Lopes