Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor, livra-me a alma. Compassivo e justo é o Senhor; o nosso Deus é misericordioso. O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés. Andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes.
Salmos 116:1-9

O Salmo 116 não tem o nome do seu autor no topo do texto e a maioria dos estudiosos entretanto acredita que este Salmo foi escrito pelo rei Ezequias e foi escrito para testemunhar o que Deus fez na sua vida. Esse rei foi um rei de Judá que começou a reinar com 25 anos, reinou vinte e nove anos e teve grandes conquistas, tornou-se pujante, formou um grande exército, adquiriu fortunas, promoveu uma reforma religiosa e experimentou um grande avivamento.

Mas aos 39 anos de idade ele vai enfrentar dois gravíssimos problemas na vida: a cidade de Jerusalém a capital do seu reino foi cercada pelo poderoso império assírio, recebendo ele ordens para se render. O segundo problema é que ele fica doente uma úlcera, e ele então recebe o profeta de Deus na sua casa com um recado – ponha em ordem a tua casa porque morrerás e não viverás. Naquela conjuntura Ezequias clama a Deus, chora diante de Deus e Deus atende o seu clamor e o profeta volta por ordem de Deus na sua casa com a seguinte mensagem: – Deus ouviu a sua oração, Deus viu as suas lágrimas e Deus libertará Jerusalém do poder da Síria e Deus curará a sua enfermidade. E então dizem os estudiosos que Ezequias compõe esse texto para narrar essa experiência e tributar a Deus a sua gratidão.

No verso de número 3 ele vai descrever o problema que ele estava vivendo, um problema externo e um problema interno e diz laços de morte me cercaram e não são laços de brincadeira não, são armadilhas invisíveis porém mortais e está totalmente sitiado por esses laços de morte. O resultado é que uma angústia terrível assolou a sua alma ele adjetiva essa angústia de ‘angústia do inferno’, pois é como se o inferno estivesse tivesse mudado de endereço e tivesse estabelecido dentro da sua própria alma. O resultado é que ele caiu em tribulação e tristeza, um peso terrível, uma angústia de tristeza tomou conta da sua vida. Ele chega a dizer no verso 6 que ele não estava só caído não, ele estava prostrado nocauteado, assim ele estava.

Muitos numa circunstância assim teriam jogado a toalha, desistido da vida, se capitulado as circunstâncias medonhas e o que que esse homem fez? O verso 4 diz então eu invoquei o nome do Senhor, quando ele estava no fundo do poço no fim do túnel ele se volta para cima, ele se volta para Deus. E ao clamar pelo nome de Deus o invocar a Deus ele descobre duas coisas: que Deus é justo e misericordioso. Deus é compassivo e a sua dor não está longe nem indiferente do coração de Deus. Ele ama você, se importa com você, Ele lança o coração dele na sua miséria, então ele compreende algo glorioso… é a libertação que Deus traz! E ele começa no verso 8 assim, pois livraste a minha alma da morte, livraste dos olhos as minhas lágrimas, livraste da queda dos meus pés.

Deus trás três livramentos: primeiro o livramento espiritual, você pode ter fortunas, você pode ter saúde, mas se a sua alma está prisioneira da morte, porque o salário do pecado é a morte não há plenitude de vida em você e só Deus para libertar você, só Deus pode perdoar os seus pecados.

Mas segundo Deus trouxe livramento emocional: livraste das lágrimas nos meus olhos… este mundo é um vale de lágrimas, choramos desde o berço até sepultura. Deus nos liberta emocionalmente, Deus cura as nossas feridas emocionais Deus terapeutiza a nossa alma.

Mas terceiro: Deus liberta moralmente: – tu livraste da queda os meus pés, nem você nem eu podemos ficar de pé escorados no bordão da autoconfiança. Nós somos frágeis, Deus conhece a nossa estrutura e sabe que nós somos pó ou Deus segura firme a nossa mão ou nós resvalamos diante da sedução do pecado diante dos brilhos é embora falsos deste mundo colocando-o diante nós nos banquetes dos prazeres imediatos mas que depois vão sugar a nossa alma e vão destruir a nossa vida só Deus pode nos livrar. E depois que esse homem experimenta isso ele conversa com a sua própria alma, diz volta minha alma ao teu sossego ele diz o verso de número 7 algo sublime: volta minha alma o teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo.

Quem sabe você é uma pessoa que já foi alcançado ou alcançada pela graça de Deus mas está aflito, inquieto, desassossegado, perturbado. Deus está dizendo para você converse com você mesmo, aquela conversa no espelho. Volta a ter paz, volta a ter sossego, volte a lembrar das grandes bênçãos que você já recebeu de Deus. Ele não abandonou você, não desistiu de você, Deus está do seu lado, Deus está amparando você com seus braços eternos, volte a cantar, volte a sorrir, volte a agradecer.

Mas finalmente este homem assume alguns compromissos com Deus em ver tudo o que Deus fez na sua vida. Primeiro ele diz o verso 2 – porque Deus inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. Tu serás o Deus da minha vida. Segundo ele diz no verso nove – Eu andarei na presença do Senhor na terra dos viventes. Lá na terra dos viventes as pessoas vão me hostilizar, vão me criticar, até vão zombar da minha fé, mas é lá que eu vou andar na tua presença. Finalmente ele diz: eu amo o Senhor! Verso primeiro. Eu amo Senhor porque ele ouviu a minha voz e as minhas súplicas. Quando você ama você faz três coisas: quem ama declara que ama; segundo, quem ama tem tempo para pessoa amada; terceiro, quem ama procura agradar a pessoa amada. Que você declare seu amor por Jesus, que você tenha tempo para estar a sós com Deus, que você faça tudo para agradar o coração de Deus.

Não jogue a toalha, não desista, não flerte com a morte, não entre em pânico, não jogue a sua alma num poço escuro de desespero. Volte-se para Deus, invoque a Deus e você descobrirá que Ele é bondoso, que ele é onipotente, que ele é fiel, que ele continuará cuidando de você, que ele vai pegar você com a sua mão direita vai guiar você com seu conselho eterno e depois vai receber você na sua glória.

Mensagem: Rev. Hernandes Dias Lopes.

Recent Posts