Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.

Filipenses 4:6-9

 

O apóstolo Paulo estava preso na cidade de Roma quando escreveu a sua carta à Igreja de Filipos. E dentre os muitos assuntos que ele abordou nesta epístola ele trata desse assunto da mais alta relevância para nossa sociedade que é lidar vitoriosamente com a questão da ansiedade.

Você é uma pessoa ansiosa?
Você fica antecipando os problemas e sofrendo por eles?
Você é daquele tipo de gente que fica roendo as unhas?
É daquele tipo de gente que o problema está lá do outro lado do Atlântico e você pensa que já está batendo na porta da sua casa?

Hoje eu quero conversar sobre como você pode vencer a ansiedade. 

O apóstolo Paulo começa dizendo assim: “Não andeis ansiosos de coisa alguma.” Talvez você se pergunte, mas o que é ansiedade? Eu sei que sinto esse negócio mas eu não sei o que é! 

Ansiedade significa na língua grega: puxar em direção oposta para estrangular.  É tirar o oxigênio, sufocar. As mãos ficam suadas os joelhos meio trôpegos,  você fica aflito, angustiado, não dorme direito, não como direito ou come demais.

E a ansiedade vai consumindo você e vai minando as suas forças, vai drenando as suas energias, desidratando você emocionalmente. O Senhor Jesus Cristo quando tratou também deste assunto em Mateus 6 ele disse que essa ansiedade é inútil, totalmente inútil porque você por mais ansioso que você fique você não pode acrescentar um côvado (45 cm) ao custo da sua vida e mais do que isso, a ansiedade conhecido como mal do século que atinge todas as faixas etárias todos os estratos sociais todos os credos religiosos, é prejudicial mesmo, por que você não melhora o seu performance para enfrentar os problemas do amanhã ficando ansioso hoje, até porque 70% dos assuntos que nos deixam ansiosos nunca vão acontecer. A gente sofre desnecessariamente, mas se o problema vier a acontecer você vai sofrer duas vezes e ao enfrentar o problema já não tem mais forças porque você gastou todas as suas energias antecipadamente.

Muito mais do que isso, Jesus Cristo disse que ansiedade é um sinal de incredulidade. Os gentios que não conhecem a Deus, disse Jesus, é que se preocupam com todas essas coisas: que comeremos, que beberemos ou com que nos vestiremos. Vós deveis buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas. 

Sabe por quê que eu fico ansioso? É porque naquele momento eu duvido que Deus seja suficientemente poderoso e bom para cuidar da minha vida. É por isso que o apóstolo Paulo nesse texto destacado vai nos dar três dicas – eu diria três remédios que você não vai achar na farmácia – para curar você da ansiedade:

O primeiro remédio que Paulo nos mostra é “não andeis ansiosos de coisa alguma em tudo, porém sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições pela oração e pela súplica com ações de graças.” 

Primeiro remédio é que você precisa aprender a orar corretamente e há três tipos de oração que Paulo menciona aqui: adoração que é a mesma palavra para oração que é uma palavra genérica, petição e as ações de graças. Então você adora a Deus por quem Deus é, você pede a Deus porque ele é seu pai e você agradece a Deus por tudo quanto ele tem feito na sua vida e quando você reconhece a grandeza de Deus para adorá-lo. Quando você tem reconhecimento de que ele é seu pai você pode pedir a ele e quando você olha para tanta coisa boa que Deus já fez na sua vida e está fazendo, em vez de murmurar você começa a agradecer e isso livra você da ansiedade.

O segundo remédio está aí no versículo 8 quando o Paulo vai dizer o seguinte “finalmente irmãos tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Aqui está, na mente o campo onde você será vitorioso ou derrotado e se você entulhar a sua mente de coisas ruins e coisas negativas, de pessimismo, e negativismo, tudo que você escuta vai entrando pelas janelas da sua alma e vão ali contaminando poluindo o seu coração, a sua mente e de repente você vai se tornando uma pessoa negativa, para baixo, com sentimento de fracasso de derrota. Então pare de escutar os arautos do caos, pare de escutar os agentes da derrota, do fracasso, do pessimismo e comece a alimentar a sua mente com as promessas da palavra de Deus. Estude um pouco mais a sua Bíblia, alimente-se mais com a palavra do Deus vivo.  Na medida em que você for colocando a palavra as promessas de Deus na sua mente, no seu coração, você vai vencendo a ansiedade que quer tomar de assalto a sua mente e o seu coração.

Mas finalmente  Paulo disse que você vence a ansiedade com o terceiro remédio.  Primeiro é orar corretamente, segundo é pensar corretamente e terceiro é agir corretamente, porque no verso 9 Paulo diz assim “e o que também aprendestes e recebestes e ouvistes e vistes em mim, isso também praticai.”

A Bíblia nos alerta para não sermos meros ouvintes mas praticantes da palavra de Deus. Talvez você precisa fazer é colocar em prática aquilo que você já conhece: que Deus é bom que Deus é fiel que nunca desampara aqueles que nele esperam que ele está com você todos os dias até a consumação dos séculos.  Vai colocando isso em prática na sua vida e de repente você vai perceber que você pode descansar nos braços de Deus, no cuidado do pai, que ele vela por você, que ele socorre você, que ele consola você, que ele já escalou duas irmãs gêmeas para cuidarem de você ao longo da sua jornada: “bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e se o fim chegar aqui,  você vai habitar na casa do senhor para todo sempre.” 

Então não fica ansioso, não fica ansiosa. Põe esse fardo da ansiedade aos pés do Senhor Jesus, ele tem cuidado de você. Você pode uma aqui da plena, maiúscula, feliz, abundante em Cristo Jesus porque ele veio para trazer vida e vida em abundância.

 

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts