“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” 

Efésios 6:1-3

O apóstolo Paulo está tratando da questão da família e ele já falou sobre casamento, o papel do marido, papel da esposa e agora ele vai lidar com a questão de pais e filhos, filhos e pais e hoje eu quero conversar um pouco com você sobre o dever dos filhos.

Nós estamos vivendo um processo de decadência de princípios e valores no Brasil e no mundo e as famílias estão como que desnorteadas e os filhos e tornam-se rebeldes e desobedientes aos pais, e a Bíblia diz que este é um sinal da decadência dos últimos tempos. Certamente este não é o projeto de Deus, a família precisa ser uma instituição saudável, harmônica, segura, feliz. Há muitos filhos que não só desobedecem os pais mas são ingratos, e até maltratam os pais. Há filhos que até mesmo abandonam os pais na velhice.

E eu queria então a luz desse texto de Efésios 6.1-3 conversar um pouco com vocês sobre tão importante assunto, e Paulo começa assim: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor pois isso é justo”. Vejam vocês que os pais são autoridade sobre os filhos e autoridade constituída por Deus. Rebelar-se contra os pais é insurgir-se contra o próprio Deus que colocou os pais como autoridade na vida dos filhos. Filho que desobedece pai e mãe, numa linguagem bem popular brasileira, vai quebrar a cabeça na rua! Filho que não se submete a pai e mãe e vai aprender com a força da baioneta.

Então se queremos uma família feliz os filhos precisam obedecer pai e mãe, com respeito a todas as áreas da vida. Quer ver uma área tão importante: a questão da vida sentimental, às vezes os filhos estão namorando os pais estão dizendo: “- filho, filha não é assim, filho, filha, olha direito”, os sinais todos estão sendo dados que é um namoro turbulento, existem placas no caminho avisando: Cuidado! Cuidado! Cuidado! Os filhos não querem ouvir e acabam entrando num relacionamento turbulento, depois numa separação dolorosa um divórcio amargo porque não escutou
pai e mãe. A minha mãe me dizia sempre, “quem não escuta conselho, escuta coitado”, então obedeça seu pai, obedeça sua mãe se você quer ter uma vida feliz.

Mas veja no verso 2 desse texto o seguinte: “honra a teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa.” Honrar é mais do que obedecer e eu posso obedecer meu pai e minha mãe e não honrar meu pai e minha mãe. Obedecer porque tem medo das consequências obedecer porque eles são rigorosos demais e eu não quero sair debaixo da proteção ou da provisão deles. Mas honrar é valorizar, significa que você vai ser aquele filho, aquela filha que vai trazer prazer aos seus pais e vai ser o deleite de seus pais. Imagine um filho que não escuta pai e mãe que não honra pai e mãe, os pais falam e eles não prestam atenção, os pais pedem e eles se rebelam, os pais choram e eles se tornam insensíveis. Aquele filho que chega em casa de madrugada a mãe não está dormindo o pai está acordado e ele não se aflige com isso e não se toca com isso, agride os pais com palavras, com atitudes violentas. Os filhos que fazem isso estão cavando na uma cova para os seus próprios pés e eles estão construindo o caminho cheio de pedras para sua própria destruição. Então filho, não só obedeça, mas honre também. Honre agora quando você é jovem, amanhã seus pais vão estar velhos, precisando da sua ajuda, da sua presença, do seu cuidado, então honre seus pais, cuide deles.

Mas esse texto vai trazer para nós duas promessas porque este é o primeiro mandamento com promessa e tem duas promessas aqui: os filhos que obedecem e que honram os seus pais. A primeira promessa está aqui no versículo 3: “para que te vá bem”, ou seja, filhos que obedecem os pais e honram os pais eles vão ter uma vida bem-sucedida. Primeiro porque eles vão evitar uma série de perigos, más companhias. Vão evitar uma vida desregrada, vão evitar o terreno escorregadio das drogas. Então eles vão ser felizes primeiro por aquilo que eles vão evitar. A Bíblia diz assim “bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. Segundo, eles vão ser felizes porque ao obedecerem e honrarem os pais o próprio Deus se torna galardoador daqueles que o buscam.

Deus vai levar você para frente, vai abrir portas na sua vida emocional, na sua vida estudantil, na sua vida profissional, em todos os setores da sua vida você vai ser uma pessoa abençoada. Mormente, especialmente você vai receber bênçãos espirituais especiais como fruto da obediência aos pais e como resultado da promessa divina.

Mas há uma outra palavra aqui para os filhos que obedecem e honram aos pais. Está escrito no verso 3: “e sejas de longa vida sobre a terra” . Então o primeiro é prosperidade e felicidade, bem-aventurança. Segundo é longevidade. e quantos meninos adolescentes são ceifados prematuramente porque não escutaram os pais, porque não ouviram os conselhos dos seus pais. Mas aqueles que honram e obedecem os pais, Deus mesmo lhes prolonga a vida e tem vida longa. Não só vida longa, vida feliz e de paz, de alegria, contentamento e gratidão, de vida em família e esta bênção vai fluindo para as outras gerações.

É hora de nós semearmos para que nós também possamos colher. Quem semeia vento, colhe tempestade, mas se você semeia honra, obediência, você colhe benção e benção da parte do próprio Deus. A Bíblia diz que se você fizer o bem, você recebe isso de volta do Senhor. O que você faz aos seus pais vêm como recompensa bendita das próprias mãos de Deus. Então filhos, obedeçam seus pais, honre seus pais e vocês receberão a bênção de uma vida bem sucedida e de uma vida longeva sobre a face da terra.

Mensagem: Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts