“Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.” 1 Coríntios 15:20

Nós estamos no mundo inteiro celebrando a Páscoa, conhecida festa da páscoa, a festa que celebra a
ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Jesus venceu a morte, Jesus entrou nas entranhas da morte, arrancou o aguilhão da morte, ressuscitou vitoriosamente, matou a morte e oportunamente ele lançará a morte no lago de fogo. Essa é uma das verdades essenciais da fé cristã, a morte é chamada na Bíblia de “o rei
dos terrores” e o “último inimigo a ser vencido”.
A ressurreição de Cristo não foi certamente uma surpresa como não foi um acidente a sua morte, ele morreu pelos nossos pecados segundo as escrituras, foi sepultado e ressuscitou, segundo as criaturas, Ele ressuscitou para nossa justificação, esse é um pilar do cristianismo, esta é uma cláusula pétrea da fé cristã, a vitória sobre a morte.
É claro que muitas pessoas querem remover este pilar, dizendo que Ele não morreu ou que morreu e não ressuscitou, mas as evidências da Ressurreição de Cristo são abundantes e eloquentes. Ele não só morreu e foi sepultado, mas Ele ressurgiu, conforme Ele mesmo deixou claro que aconteceria.
Muitas profecias do Antigo Testamento descreviam esse fato de forma abundante e a ressurreição de Cristo, ela foi provada, porque Ele apareceu a vários irmãos e Paulo descreve isso aqui neste capítulo 15, de 1° Coríntios. O apóstolo Paulo chega mesmo a dizer que se Cristo não ressuscitou é vã nossa fé, é vã nossa pregação, aqueles que esperaram em Cristo pereceram e então não tem redenção, se Cristo não ressuscitou então a não há sentido você nutrir qualquer esperança, então comamos e bebamos porque amanhã morreremos, é claro que então o apóstolo Paulo vai resumir isso, e no versículo 20 quando diz “mas de fato Cristo ressuscitou, sendo Ele as primícias dos que dormem”. Essa a verdade gloriosa, que gera esperança para nós, porque se Ele ressuscitou como “primícias dos que dormem”, então todos aqueles que morrem em Cristo vão também ressuscitar e receber um corpo novo, imortal, incorruptível, poderoso, glorioso, espiritual, celestial, semelhante ao corpo da Glória do Senhor Jesus Cristo. Nós aguardamos a ressurreição, nós cremos na ressurreição, nós cremos que o túmulo gelado não é o nosso último endereço, nós cremos que a morte não tem a última palavra, nós não cremos que morreu dá-se um adeus, é apenas um até logo, porque diz a escritura que quando Jesus Cristo voltar em majestade e glória os mortos ouvirão a sua voz e sairão dos túmulos, uns para a ressurreição da vida outros para ressurreição do juízo.
A Bíblia chega dizer que quando Jesus vier na Sua Majestade e glória os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro depois os que estiverem vivos serão transformados e arrebatados para encontrar o Senhor Jesus nos ares e assim nós estaremos para sempre com o Senhor.
É claro que quando a Bíblia fala dos que dormem, as primícias dos que dormem, o texto não está falando da
alma, absolutamente não, alma não dorme, quando uma pessoa morre, sendo ela cristã, crendo em Cristo como seu Salvador pessoal, o que a Bíblia diz é que este espírito, esta alma será imediatamente aperfeiçoada para entrar na glória, morrer é deixar o corpo e habitar com o Senhor, morrer é partir para estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor, é por isso que a Bíblia diz que “bem-aventurados são aqueles que desde agora morrem no Senhor”, aos olhos de Deus é preciosa a morte dos seus santos não há prejuízo para aquele que morre, porque o corpo que foi feito do pó, é pó, volta ao pó e esta figura de linguagem para o sono, para o descanso, porque quem dorme está descansando, quem dorme vai acordar, mas a alma não dorme, a alma não fica inconsciente, a alma vai mediatamente desfrutar das bem-aventuranças eternas, do gozo eterno e isto é glorioso, isto é preciosíssimo para nós, à luz das escrituras.
Agora, quando Jesus voltar este corpo que foi feito do pó, é pós e esta no pó, ele vai se levantar e não mais como um corpo corruptível que fica velho, cansado, enrugado, caquético, não! Mas um corpo de glória, semeia-se corpo corruptível, ressuscita-se corpo incorruptível, semeia-se fraqueza, ressuscita-se em poder, semeia corpo frágil, fraco, ressuscita-se aí um corpo glorioso, talvez você pergunte, mas como vai ser isso? É a pergunta que fizeram a Paulo, em que corpo vem? Como é que vai ser esse corpo da ressurreição? Paulo diz: “vai ser como a semente, você semeia a semente e aí vai ter uma continuidade, você não semeia manga e colhe abacate, você não semeia na terra um ímpio e vai ressuscitar um justo, você vai ter a continuidade, se a pessoa morreu na fé ele vai ressuscitar para a ressurreição da vida, se a pessoa morreu na impiedade vai ressuscitar para ressurreição do juízo.
Agora, o que é glorioso é que esse corpo a não vai ter mais a mesma continuidade, vai ressuscitar um corpo mortal e fraco de novo não, vai ser um corpo glorioso, poderoso, semelhante ao corpo da Glória do Senhor Jesus, esse é o corpo que você vai ter, e eu posso até lhe garantir que o corpo da ressurreição não vai brigar nem com a balança, nem com espelho, corpo perfeito, corpo glorioso, corpo semelhante ao corpo da Glória do Senhor Jesus, sabe por quê? Porque Jesus matou a morte, Ele venceu a morte e arrancou aguilhão da morte e agora como o apóstolo Paulo, você e eu podemos ver: onde está ó morte a tua vitória? Onde está ó morte o teu aguilhão? Tragada foi a morte pela vitória! Nós temos esta viva esperança, nós cremos na ressurreição, nós não temos mais o medo da carranca da morte, porque a morte morreu na morte de Cristo, quando Ele ressuscitou Ele inaugurou a imortalidade.
Você pode ter essa certeza, você pode também ter essa convicção, você pode desfrutar deste gozo inefável, dessa segurança inabalável, dessa certeza inequívoca, crendo no Senhor Jesus Cristo, recebendo-o como seu Salvador pessoal, como Senhor da sua vida, você pode receber a vida eterna.

Hernandes Dias Lopes

Recent Posts