“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.” João 8:58

O apóstolo João escreveu o seu evangelho já no final do primeiro século e ao escrever este evangelho todos os demais apóstolos já estavam mortos, ao escrever este evangelho os outros evangelhos, evangelhos sinóticos, já circulavam na igreja mais de 20 anos. João escreve este evangelho porque o cristianismo estava sendo atacado de uma maneira frontal por uma nova ideia que estava surgindo, o gnosticismo, negando peremptoriamente a divindade de Jesus Cristo, nosso Senhor.
A ideia, o pensamento grego do dualismo estava entrando na igreja e os gregos pensavam que a matéria era essencialmente má e nesse sentido Jesus Cristo tendo um corpo físico, e ele tinha de fato, porque o verbo se fez carne, eles imaginavam, “e ele não podia então ser essencialmente bom”, se ele não podia ser essencialmente bom ele não podia ser Deus, então começava-se aí no final do primeiro século a negar a divindade de Cristo.
Então João escreve este evangelho para provar uma tese, que Jesus Cristo é verdadeiramente Deus sem deixar de ser verdadeiramente homem, João usou dois recursos para provar a sua tese, primeiro ele é Deus, porque faz as mesmas obras de Deus, e João então enumera nesse evangelho sete milagres que Jesus realizou, porque se ele fazia as obras de Deus tão verdadeiramente ele era Deus. João então elenca o primeiro milagre aí no capítulo dois quando ele transforma a água em vinho, no capítulo quatro ele cura o filho do oficial, no capítulo cinco ele cura um paralítico em Betesda, no capítulo seis ele transforma, multiplica pães e peixes, ainda no capítulo seis ele anda sobre o mar, em sexto lugar no capítulo nove ele cura um cego de nascença e em sétimo lugar no capítulo onze, ele ressuscita Lázaro. Se ele faz as obras de Deus, então ele é Deus, essa é a tese que João levanta. Mas João vai provar que Jesus Cristo é Deus usando um outro recurso, mostrando que Jesus tem os mesmos atributos de Deus, Ele é eterno, Ele é pessoal, Ele é divino, Ele é auto-existente, Ele é o Criador, Ele é o doador da vida, Ele é a verdadeira luz que vindo ao mundo ilumina todo homem, então João vai usar um recurso interessantíssimo ele vai em João 8:58 afirmar “antes que Abraão existisse, EU SOU”, ora Abraão havia vivido dois mil anos antes de Jesus, ao afirmar que antes que Abraão existisse EU SOU, Ele está afirmando a sua eternidade, e mais, Ele está reivindicando para si o verdadeiro nome de Deus, revelado a Moisés no Sinai, Eu Sou o que sou, o Deus Yahweh, o Deus Javé, o Deus Jeová, o Deus auto-existente, o Deus eterno, o Deus da aliança, e João vai então usar o mesmo recurso que usou para provar a divindade de Cristo, tratando das suas obras, agora vai tratar dos seus atributos. E João vai elencar sete declarações de Jesus, sete declarações de Jesus, Eu sou, Eu sou, Eu sou.
A primeira declaração em João 6:35, Ele diz, “Eu sou o pão da vida”, ele é o verdadeiro alimento para nossa alma, quem dele se alimenta não terá fome mais, ele satisfaz os anseios da nossa alma.
Segunda declaração, João 8:12, “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas”, este mundo está em trevas, Satanás tem um reino, o reino das Trevas, mas Jesus é a verdadeira luz que vindo ao mundo ilumina todo homem, quem segue a Jesus caminha por uma uma estrada iluminada, porque Ele é a luz, esse não erra, aquele que anda nas trevas não sabe para onde vai, mas quem anda na luz, e a luz é Cristo, esse caminha com segurança rumo a cidade eterna.
Terceiro lugar, Ele diz, em João 10:9, “Eu sou a porta, quem entrar por mim será salvo, entrará e sairá, e achará pastagens”, se você quer ir para o céu só existe uma porta lá e essa porta é Jesus.
Mas em quarto lugar Jesus disse, em João 10:11, “Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas”, Ele não é o ladrão que sobe pelo muro para assaltar as ovelhas, Ele é o bom pastor, que deu a vida pelas ovelhas, se você é ovelha de Cristo você tem vida, você tem salvação, você tem provisão, você tem que segurança, porque Ele, Jesus diz, “Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas”.
Mas em quinto lugar, Jesus afirmou em João 11:25, “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim nunca morrerá eternamente”, passou da morte para a vida, só Jesus pode fazer essa declaração, “eu sou a ressurreição e a vida”, Ele venceu a morte, Ele matou a morte, Ele arrancou aguilhão da morte, Ele inaugurou a imortalidade, Ele é a primícia, Ele ressuscitou, e nós seguiremos o seu caminho e receberemos também um corpo de glória, semelhante o corpo da sua glória.
Mas em sexto lugar, Jesus Cristo afirmou lá em João 14:6, “Eu sou o caminho e a verdade, e a vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim” Ele não é uma verdade dentre tantas, Ele é a verdade, ele não é um dos vários caminhos que levam a Deus, Ele é o único caminho, Ele é o único mediador entre Deus e os homens, Ele não é uma das vidas que você pode abraçar, Ele é a vida, Ele é único, Ele é singular.
Mas finalmente Jesus Cristo disse em João 15:1, em sétimo lugar, “Eu sou a videira verdadeira, o meu Pai é o agricultor”, se você é um ramo desta Videira, se você está enxertado nessa Videira, a seiva da vida, da vida eterna, está correndo por você, então eu preciso concordar com um grande pensador irlandês C.S. Lewis, com respeito a Jesus você só tem 3 opções: ou Ele é um mentiroso, ou Ele é um louco, ou Ele é Deus, se Ele não é quem Ele disse ser é um mentiroso, se Ele não é quem Ele pensou ser, então é um louco, mas se Ele é quem Ele disse ser, então ele é Deus, pois foi Ele quem disse “quem me vê a mim vê o Pai, porque Eu e o Pai somos um”, Ele realizou as mesmas obras de Deus e ele reivindicou para si os mesmos atributos de Deus, só me cabe fazer o que Tomé fez, curvar-me aos seus pés e dizer: “Senhor meu e Deus meu”.
A minha oração é que hoje no mundo plural, num mundo inclusivista, que diz que tem muitos caminhos para Deus, que tem muitos intercessores para você chegar até Deus, eu preciso dizer a você que só Jesus é o caminho, só Jesus é a porta, só Jesus é o mediador, só Jesus é o redentor, só Jesus é o Senhor, e só por meio Dele você pode receber a vida eterna.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts