Mas o fruto do Espírito é: Domínio próprio… Gálatas 5.23

 

Verdade

Deus criou o homem com capacidade de dominar toda a Criação (Gn 1.26-28), e é interessante que o próprio coração era domável antes da Queda, Adão tinha livre arbítrio e poderia livremente escolher o bem ou o mal. Com a Queda, esta passou a ser uma questão de luta contra a própria natureza, não mais livre, mas escrava do pecado; como domar uma fera, que incansavelmente quer e irá te matar cedo ou tarde. A Eva Deus disse, “o teu desejo será para [contra, em direção, bater de frente] o teu marido” (Gn 3.16); para Caim Deus disse da mesma forma: “o teu desejo será para [contra, em direção, bater de frente] ti, cumpre a ti dominá-lo” (Gn 4.7), e a partir daí nós podemos aprender acerca de um dever constante e árduo de domar não só a Criação, mas o próprio coração.

O salmista fala sobre isso quando repreende: “Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem” (Sl 32.9); Tiago também exorta na mesma direção, mostrando que animais só obedecem com freios na boca (Tg 3.3), navios grandes são guiados com um pequeno leme (Tg 3.4), e o homem com freios na língua (Tg 3.5).

Sim, o domínio próprio não é uma tarefa fácil, e tanto é assim que o salmista já apontava para a necessidade da ação divina em nosso auxílio, suplicando ao Senhor que guardasse sua boca, a porta dos lábios (SL 141.3), pois talvez um dos primeiros gestos que expressam a quebra desta ordem está no nosso abrir a boca; murmuramos, zombamos, ofendemos, e fazemos coisas deliberadamente desagradáveis a Deus.

Não deve ser assim uma vida cheia do Espírito Santo, não deve proceder sem controle. Não é em vão que fecha as características o fruto do Espírito, ela permeia toda a vida cristã, precisamos de domínio próprio para: não adorar outros deuses, não nos apegar a imagens e àquilo que é material, não tomar o nome de Deus em vão, guardar o Dia do Senhor, honrar aos pais, não se irar sem motivo, manter a pureza nas relações, não se valer do próximo sem dar o que é devido, não abrir os lábios contra alguém injustamente, não desejar o que não é nosso.

Vida

Sim, viver perfeitamente é impossível, não temos domínio próprio a todo instante, cabe a nós diligência em vida de santidade, mais ainda em vida substitutiva, ou seja, vida que busca Aquele que dominou o pecado e o venceu em nosso lugar: corra para Cristo, para encontrar perdão para quando não se tem força, e força para lutar contra o pecado.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts