Mas o fruto do Espírito é: Mansidão… Gálatas 5.23

 

Verdade

Quem já criou um bichinho de estimação certamente sabe a diferença entre um animal manso, dócil, de bom trato e um animal bravo, irritável. Não deveríamos comparar homens criados à imagem de Deus com animais, mas a Escritura, por vezes, faz comparações ou traz lições, pois quando nos afastamos, da beleza que há na imagem de Deus, mais animalesco nos tornamos, e isso é uma marca do pecado.

A Escritura fala, por exemplo, que não podemos ser como cavalos ou mulas que são guiados com freios e rédeas (Sl 32.9). E na vida espiritual, por vezes agimos sim como esses animais, e às vezes, como animais selváticos agimos sem gentileza, cortesia, brandura, humildade, mansidão.

A nossa desculpa por vezes é a mesma de Adão: “a mulher que tu me deste” (Gn 3.12), ou às vezes mudamos as personagens da justificativa, mas o princípio de um coração equivocado é o mesmo: “a circunstância que tu me colocaste”. As circunstâncias não podem justificar a ignorância, rudeza, a falta de mansidão de alguém que foi transformado pela obra de Cristo.

Com isso não afirmamos que o crente não peca, mas afirmamos que a falta de mansidão não é compatível com um servo de Deus, e não deve ser justificada com circunstâncias, muito menos com um “nasci assim, este é meu temperamento”. Pois o servo de Deus frutifica, e o fruto do Espírito gerado nele revela uma vida revestida de mansidão (Cl 3.12).

Vida

Talvez esta seja sua luta, e isso não significa que você não foi salvo ou que não tem o Espírito habitando em seu coração. Mas, isso deve gerar um alerta, para diligência no crescimento em santidade, deve gerar incômodo por viver tanto tempo com a mesma rudeza, mas sobretudo, deve nos fazer olhar para Jesus; pois em Cristo temos o exemplo de mansidão (2Co 10.1), e a substituição da nossa ignorância por uma entrega como de um animal, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29), manso, como ovelha muda perante os tosquiadores (Is 53.7), o filho de Deus, aquele que nos apresentará imaculados (Jd 24) e mansos para uma eternidade com ele!

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts