Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 1ª João 2.15.

 

Verdade

Dias de crise, dias de incertezas, dias de dificuldades, dias obscuros. Sim, esse talvez seja o retrato do mundo para muitas pessoas. Retrato que revela os resultados da queda. Enquanto muitos tentam buscar respostas para tentar solucionar grandes problemas que afetam o mundo, poucos se preocupam com o real problema que o assola desde os dias de Adão, o pecado.

É certo que em dias difíceis, se fala muito em altruísmo, solidariedade, auxílio aos necessitados, amor. Mas o texto que lemos traz um imperativo indelicado, não usual, e talvez estranho para muitos: Não ame! João, o discípulo a quem Jesus amava (Jo 13.23, 20.2, 21.7, 21.20), o apóstolo do amor, que tanto falou sobre o dever de amar, traz esse imperativo para que não amemos.

O apóstolo do Amor traz esse imperativo para a igreja de Cristo, não ame o mundo! E aqui é claro, o apóstolo não estava falando que não devemos nos envolver com os labores da vida, não está falando que não devemos nos relacionar com a nossa família, não está falando que não devemos participar e nos deleitar com coisas que o próprio Deus proporcionou na sua Criação para que desfrutássemos.

O apóstolo fala sobre ídolos do coração! Não apeguem o seu coração às coisas terrenas, não peguem os objetos e transformem em ídolos. Deixem o apego àquilo que é temporal, efêmero, passageiro.

Nós temos vivido dias em que o povo de Deus tem mergulhado em projetos, família, festas, trabalho, prazeres, dinheiro, qualidade de vida, entretenimento. Vivendo dias em que a preocupação do coração é com o aqui e o agora; transformando em ídolos tantas coisas, e apegando-se ao mundo, suas paixões e prazeres.

Vida

João estava refletindo o ensino de Cristo, que rogou ao Pai para que não fôssemos tirados do mundo, mas livrados do maligno (Jo 17.15). E já que o mundo jaz no maligno (1Jo 5.19), a nossa vida aqui precisa refletir o caráter daquele que esteve no mundo e venceu o mundo (Jo 16.33). Ao invés do apego e idolatria às coisas terrenas, precisamos de um coração que se apegue à Cristo e não ao mundo, que entenda as coisas como meios de vivermos para a glória de Cristo e não para a nossa própria glória.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts