Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno. 1ª João 2.14.

 

Verdade

A pretensão de autonomia vista em Adão e Eva não ficou circunscrita ao primeiro casal. Nosso coração é ávido por ditar as regras ou ao menos por reconhecimento de que somos fortes o suficiente para lidar com os problemas, como se as vitórias conquistadas fossem frutos dos nossos “grandes e autônomos” esforços.

Na direção contrária, João fala muito no verbo permanecer, citando as próprias palavras de Cristo. Em todas as cartas esse verbo é muito repetido e fala da produtividade do povo de Deus quando unido a Cristo. No evangelho, o apóstolo também enfatiza essas palavras de Cristo, mostrando que aqueles que permanecem em Cristo dão frutos, e os que não permanecem nele nada podem fazer, ou ainda que os nossos próprios pedidos são atendidos pelo Pai, diante da nossa ligação permanente em Cristo (Jo 15).

Somos frágeis, pequenos, e as nossas vitórias são, de fato, frutos da graça de Deus em nós, por causa da obra de Cristo, por causa da Palavra de Deus permanente em nós. Pensar diferente disso é arrogância, é ignorância, é desprezar os frutos da graça de Deus atuando em nós.

Em nosso texto João enfatiza que aqueles jovens eram fortes espiritualmente porque, de maneira central, eles tinham a Palavra de Deus permanente neles, eram ligados à cruz.

Da mesma forma, para nós hoje, antes de pensar em tudo o que o mundo oferece, antes de se alimentar de aplausos e olhares, antes de centrar a sua vida em saúde física, precisamos nos lembrar de que a nossa força provém de Cristo.

Vida

Somente Cristo pode preencher o vazio e a sede de autonomia, somente a Palavra de Cristo pode dar a razão e mostrar o modo como as coisas são e devem ser. João escreve àqueles crentes, e, inspirado por Deus, aos jovens de todas as gerações: “Jovens, eu vos escrevi porque a Palavra de Deus permanece em vós”. Quando o nosso coração pensar ser forte e independente, roguemos ao Senhor que nos relembre que somos fracos, frágeis, e a nossa força espiritual não é fruto da juventude, mas ela provém de Cristo!

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts