“Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia; lá o vereis, como ele vos disse” Marcos 16:7

Quero tratar de um assunto maravilhoso: Jesus não desiste de você. Quero pensar com você sobre esse assunto tão relevante e quero basear esta palavra na história do apóstolo Pedro, este homem que era filho de João, irmão de André, que nasceu em Betsaida, casado, pescador, morando agora em Cafarnaum, que foi chamado por Jesus para ser um pescador de homens, tornou-se um discípulo de Jesus, mais tarde um apóstolo e o líder deles tanto antes da sua queda, como depois da sua restauração.

Este homem é muito parecido com você e comigo, a história de Pedro retrata que ele era um homem de altos e baixos, de avanços e recuos, de escaladas e declínios, capaz da afirmação mais ousada “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”, para depois tentar sordidamente afastar Jesus da cruz. Este homem foi capaz de declarar a Jesus: “ainda que todos te abandonem, eu jamais, por ti darei a minha vida, estou pronto a ir contigo para prisão e para morte”, para em seguida covardemente negar a Jesus três vezes. Bom, Pedro é tão parecido conosco que ele mora debaixo da nossa pele, o coração de Pedro bate em nosso peito, o sangue de Pedro corre em nossas veias, nós temos o DNA de Pedro, nós somos Pedro, a esperança para você e para mim é que o mesmo Jesus que restaurou o Pedro é poderoso para restaurar também a nossa vida, porque também Ele não desiste de nós.

Pedro fracassou ao negar Jesus, diante das pessoas que blasfemavam, que zombavam, que escarneciam de Jesus. Jesus olha para ele na hora exata que ele está negando, ele cai em si, desata a chorar e sai dali chorando amargamente. Jesus é cuspido lá no Sinédrio judaico, esbordoado, e Pedro não está lá. Jesus é levado para o pretório romano e é espancado, e vilipendiado, e Pedro não está lá. Na sexta de manhã, Pilatos condena Jesus à morte, Ele sai carregando aquele lenho maldito pelas ruas apinhadas de Jerusalém e Pedro não está lá. As nove horas da manhã, daquela sexta-feira, Jesus é crucificado e Pedro não está lá. Seis horas de dores, cãibras, sede, sofrimento atroz e Pedro não está lá. Sexta-feira, três horas da tarde, Jesus morre, entrega o seu espírito ao Pai e Pedro não está lá para lhe dar um sepultamento digno. Jesus é sepultado e Pedro não está lá. Passa o sábado, o silêncio da morte, Pedro está trancado com medo dos judeus. No domingo de manhã não é Pedro nem seus pares que vão ao sepulcro, mas as mulheres e quando chegam uma surpresa, o túmulo está aberto, elas entram, o túmulo está vazio, elas saem, um anjo à porta do túmulo dizendo para elas “o que que vocês vieram fazer aqui? procurar entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está mais aqui não, Ele ressuscitou”. E tem uma mensagem aqui: ide e dizei aos seus discípulos e a Pedro, que ele irá adiante de vós para a Galiléia, lá o vereis, como Ele vos disse. Mas, porque a menção de Pedro se ele já era um discípulo? Porque a essas alturas Jesus sabia que Pedro não se sentia mais um discípulo.
Pedro, petros: fragmento de pedra, mentira, apenas pó. Negou o seu nome, negou a sua fé, negou seu discipulado, negou seu apostolado, negou o seu Senhor, Pedro havia desistido de Jesus, mas Jesus não havia desistido de Pedro. Eu quero dizer para você que Jesus também não desiste de você, apesar das suas crises, apesar dos seus fracassos, apesar das suas quedas. Jesus vai para a Galiléia para encontrar-se com Pedro, ele já tinha desistido de tudo a ponto de retornar às suas redes e naquela noite não pegaram nada, nem uma piaba sequer. Jesus então se dirige a eles, que estão lá no barco a 100 metros da praia, “filhos tendes aí alguma coisa de comer? E eles responderam: não. Jesus diz: lançai a rede à direita do barco e achareis. Quando lançam as redes, 153 grandes peixes começam a pular nas redes e João diz: é o Senhor, Pedro, Ele está aqui, Pedro. Pedro corre ao encontro de Jesus. Quando ele chega vê um braseiro com pão, com peixe, mas por que aquele braseiro? Só tem dois lugares no Novo Testamento onde aparece a palavra braseiro, foi onde o Pedro negou Jesus e onde Pedro foi restaurado por Jesus. Jesus colocou aquele braseiro ali para dizer uma coisa para Pedro: Pedro, eu coloquei esse braseiro aqui para dizer para você uma coisa: a mesma cena onde você caiu eu vou levantar você, na mesma geografia que você me negou eu vou lhe dar a chance de me confessar, no mesmo lugar que você foi um fracasso eu vou restaurar a sua vida Pedro. Sabe porque Pedro? É porque a minha graça é maior do que o seu pecado Pedro. Então Jesus pergunta para ele: Simão, filho de João, tu me amas, mais do que esses outros? Simão, filho de João, tu me amas? Simão, filho de João, tu me amas? E Jesus está aí restaurando a vida de Pedro, mostrando para ele, para cada queda sua a graça era suficiente para colocá-lo de pé outra vez. Jesus não apenas restaurou Pedro, mas devolveu a ele o seu ministério colocando em suas mãos o cajado de pastor, apascenta os meus cordeiros, pastoreia as minhas ovelhas, apascenta as minhas ovelhas.

Eu quero dizer a você hoje, que Jesus não desiste de você, Ele está pronto a restaurar sua vida, Ele está pronto a restaurar o seu ministério, Ele está pronto a restaurar o seu futuro, e a partir daquele dia Pedro foi um outro homem, um homem cheio do Espírito Santo, um homem de oração, um homem que se levantava para pregar e os corações se derretiam, um homem que impunha as mãos sobre os enfermos e eles eram curados, um homem que não temia morte, nem açoite, nem prisão, o homem que levou o evangelho e abriu a porta do evangelho para judeus e gentios, um homem usado poderosamente nas mãos de Deus, porque Jesus não desistiu dele. Talvez você esteja caído, machucado, ferido, talvez você fracassou, talvez você envergonhou a Cristo, talvez você retrocedeu, desanimou, afastou-se da igreja, está desigrejado. Eu quero dizer para você que Jesus não abre mão da sua vida, Ele não desiste de você e hoje ele vem ao seu encontro para restaurar sua vida, para restaurar sua sorte, para restaurar o seu ministério.

Recent Posts