“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.”
Salmos 1:1-3
Eu quero ter a liberdade de fazer a você uma pergunta, uma pergunta pessoal. E a pergunta é esta: você é uma pessoa feliz?
Bom, não precisa nem ter muita pressa para responder porque essa pergunta não é tão simples e nem é tão óbvia quanto parece, eu explico. Eu estava certa feita na África do Sul, numa missão chamada Kwa Sizabantu, e uma das pessoas que nos acompanhavam na nossa caravana perguntou a esposa de um dos missionários da missão se ela era submissa ao seu marido. Ela respondeu assim: eu posso lhe garantir que o meu marido me ama, mas se eu sou submissa ou não essa pergunta não tem que ser feita a mim, tem que ser feita a ele. E eu gostei da resposta, então, deixa eu lhe fazer agora uma segunda pergunta: seu marido, sua esposa, seu pai, sua mãe, seus filhos, podem dizer que você é uma pessoa feliz? Pois eu quero tratar deste assunto com você, neste momento.
A felicidade, ela é legítima. Deus nos criou para sermos felizes. Concordo com doutor John Piper quando diz que o problema do homem não é a procura da felicidade, o problema do homem é quando ele contenta-se com uma felicidade pequena demais, terrena demais, limitada demais, quando Deus nos criou para a maior de todas as felicidades, a felicidade de conhecê-lo, de amá-lo, de fruí-lo, de glorificá-lo. Mas a grande pergunta é: Como você pode ser feliz?
O salmo primeiro, que é o prefácio do saltério, abre as comportas dessa grande poesia bíblica, trazendo para nós este mapa da felicidade. Como é que você pode ser feliz? Há três dicas, aqui, fundamentais para você encontrar a verdadeira felicidade. Primeiro, você é feliz por aquilo que você evita. Olha comigo o verso primeiro, que diz assim: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” A mídia despeja todos os dias nos seus ouvidos e diante dos seus olhos a seguinte propaganda: você vai ser feliz, se você beber todas as taças dos prazeres, se você não se reprimir, se você buscar em todas as fontes, indo com sede ao pote para encontrar em tudo quanto o mundo lhe oferece esta felicidade que você tanto anseia no seu coração. Entretanto, esse texto está nos dizendo: você quer ser feliz? Cuidado com o conselho dos ímpios, eles não levam Deus a sério. Você quer ser feliz? Não pare no caminho dos pecadores, eles estão na contramão da vontade de Deus. Você quer ser feliz? Não se assente na roda dos escarnecedores, eles blasfemam de Deus. Se você viver de acordo com o padrão que essas pessoas querem que você viva, você pode até ter momentos felizes, mas você não será feliz. Não há felicidade no pecado. Não há deleite verdadeiro onde você se rende, se capitule a todas as paixões carnais. Você pode ter momentos de grande euforia, mas quando colocar a cabeça no travesseiro a dor, a culpa, a vergonha, a angústia tomará conta da sua vida. Você quer ser feliz?
Segundo conselho para você ser feliz, olha comigo o versículo 2, você é feliz por aquilo que você faz. “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Quando você vai para a palavra de Deus você vai encontrar princípios, normas, preceitos, que vão levar você a Jesus, a fonte das águas vivas. Ele sim, tem para você vida maiúscula, superlativa, abundante, eterna. Ele sim, vai trazer ao seu coração uma alegria indizível, cheia de glória, ele vai dar para você aquela paz que excede todo entendimento, é na palavra de Deus, que o salmista chegou a dizer que é mais valorosa do que muito ouro depurado e mais deliciosa que o mel e o destilar dos favos. Mas eu não estou falando apenas de você ler ou decorar, ou você mesmo parar e saber de cor vários textos, isso é importante, isso é fundamental, mas é quando você para pra ler, para meditar, para ruminar, para mastigar, para se deliciar, para se deleitar na palavra de Deus e colocá-la em prática na sua vida, é quando você anda de acordo com a vontade de Deus. Obedecendo aos preceitos de Deus é que você então encontra a fonte inesgotável da verdadeira felicidade. Como eu posso ser feliz?
Terceiro princípio. Primeiro, você é feliz pelo que você evita. Segundo, você é feliz por aquilo que você faz. Terceiro, você é feliz por quem você é. Olha comigo o verso 3: “Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.” Veja, que esta não é árvore nativa nem silvestre, esta não é árvore que nasce e cresce por si mesma, esta é uma árvore plantada, num lugar especial, junto a corrente de águas. Essa é uma árvore que dá frutos nas estações próprias, fruto do amor, da alegria, da paz, da bondade, da benignidade, da fidelidade, da mansidão, do domínio próprio. Esta árvore mesmo nos períodos de seca severa, mantém sua beleza, sua folha não murcha, porque ela está plantada junto as correntes de águas e estas correntes de águas falam do próprio Deus, e aí o texto diz: tudo quanto ele faz será bem-sucedido, tem êxito, tem vitória, tem bem-aventurança, tem paz, tem alegria, tem harmonia na alma, tem sossego na mente, tem descanso no coração. Então volto a perguntar, você é uma pessoa feliz? Verdadeiramente feliz?
Hoje você pode conhecer essa verdadeira felicidade, afastando-se dos caminhos errados, tortuosos, sombrios e tenebrosos. Meditando na palavra de Deus e frutificando para a glória de Deus.
Rev. Hernandes Dias Lopes