Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Mateus 5.8.

 

Verdade

A Escritura fala do coração de maneira exaustiva, e isso se dá porque dele “procedem as fontes da vida” (Pv 4.23); por isso, a boca fala do que está cheio o coração (Mt 12.34), ou ainda, que ele está direcionado para prostrar-se diante do seu tesouro, que poderá ser um ídolo reprovável por Deus (Mt 6.21). Dessa forma, um coração impuro, e que aponta para os falsos deuses construídos nele (Ez 14), jamais poderá adentrar na santa presença de Deus.

É na mesma perspectiva que o salmista Davi questiona a possibilidade de permanência diante da presença de Deus, e em uma das suas respostas ele aponta para aqueles que são puros de coração (Sl 24).

Mas o que não pode estar na perspectiva bíblica para um coração limpo, é uma autolimpeza, uma justificação promovida pelo homem, ou uma ação meritória de pureza, pois sabemos que o coração é enganoso, desesperadamente corrupto e desconhecido (Jr 17.9); contudo, o que está por trás da colocação de Cristo é o padrão de alguém que foi regenerado pelo Senhor; alguém que recebeu no coração a nova vida, obra exclusiva do Senhor.

Davi, por exemplo, faz uma oração ao Senhor suplicando a obra do Senhor no coração, criando um coração puro (Sl 51.10), mostrando que essa operação é fruto exclusivo da obra soberana do Deus que regenera. Como, pois, poderemos ver a Deus se, de nós mesmos, jamais seremos limpos de coração?

Cristo dá a resposta nas bem-aventuranças anteriores, mostrando a humildade de espírito, a dependência que temos da obra da graça divina.

Vida

Por causa da obra de Cristo podemos ser apresentados diante de Deus com um coração limpo, pois em Cristo, dia a dia, crescemos em santificação; constantemente ele efetua em nós o querer e o realizar; a sua obra redentora garante que ele continua completando a boa obra que iniciou em nós. Ao mesmo tempo, precisamos ter em mente que ver a Deus é um privilégio gracioso dos que tiveram o seu coração transformado e limpos pela operação do Espírito Santo; pois este aplica, pela graça, a obra de Cristo no coração daqueles a quem Deus escolheu. Felizes são os que tiveram seu coração limpo pelo Espírito de Cristo!

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts