O apóstolo Paulo, o grande bandeirante do cristianismo, o grande paladino da fé, o grande missionário que levou esperança do evangelho para as mais diversas províncias do império romano, agora escreve a sua carta mais robusta, o maior tratado de teologia do novo testamento, a sua carta aos romanos, e alguém já disse, e preciso concordar, que a carta de Paulo aos romanos é a cordilheira do Himalaia de toda a revelação bíblica, e se romanos é a cordilheira do Himalaia, romanos 8 é o pico do Everest, eu quero aqui pinçar apenas um versículo, para meditar com você sobre certeza inabalável, Paulo começa assim; sabemos, sabemos, que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, essa palavra sabemos vem de um termo da matemática, é um fato exato, não é linguagem da conjectura hipotética, mas da certeza experimental, nós sabemos, ele não diz, nós sentimos ou cogitamos, mas ele diz nós sabemos, é uma convicção inabalável, é uma certeza absoluta, e sabemos o que?

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, eu preciso dizer a você que isto é uma espécie de cosmovisão ou filosofia da história, a história não está à deriva, a história não está dando voltas, a história caminha para um fim, e este fim, a consumação de todas as coisas, é a vitória retumbante de Jesus Cristo e da sua igreja, o que você e eu podemos ter plena certeza é de que mesmo uma pandemia quanto esta, que assolou o mundo trazendo tragédias imensas na área da saúde pública, provocando uma das mais agudas recessões econômicas da história, nem mesmo isso está fora do controle do Deus soberano, agora você olha circunstância da vida e diz, meu Deus eu estou sofrendo, meu Deus eu estou passando por um momento amargo de prejuízo, ou talvez de dor, ou talvez até de luto, agora eu não consigo entender todos os detalhes de tudo aquilo que sobreveio a minha vida, mas pela fé o povo de Deus diz, nós sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Como o patriarca Jó que foi o golpeado de uma maneira dramática, na sua riqueza, na sua saúde, na relação familiar, quando em terra os seus filhos, quando enfrenta o drama do apoio da sua mulher faltar-lhe na hora mais necessária, dos seus amigos o acusarem, ele se desespera, ele chora, ele pergunta para Deus, ele se defende, ele questiona, porém quando Deus revela para ele o seu macro propósito, ele se humilha e diz, agora eu sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado, Deus está no controle, ele é soberano, as rédeas da história não estão nas mãos dos poderosos deste mundo, mas nas mãos bondosas do Deus todo-poderoso que é o nosso pai.

Talvez você possa até argumentar, mas pastor eu não estou entendendo o que Deus está fazendo, eu não estou entendendo o que está acontecendo comigo, se você não pode entender o que Deus está fazendo, você pode entender Deus, ele é soberano, ele é bom, ele trabalha para aqueles que nele esperam, ele cavalga nas alturas para sua ajuda e ele está trabalhando para o seu bem e não contra você.

Paulo, claro, não está dizendo que todas as coisas que acontecem com vocês são coisas boas, ele não esta dizendo isso, é claro que coisas difíceis e ruins acontecem conosco, como por exemplo o COVID-19, como a recessão econômica, como o luto por milhares e milhares de pessoas que foram ceifadas, é claro que são coisas ruins em si mesmas, claro que um crente perde emprego, claro que um crente fica doente, claro que um crente sofre uma bala perdida na rua, ele não está dizendo que todas as coisas que acontece conosco são coisas boas, ele não está dizendo que as coisas acontecem por si mesmas, se encaixando por si mesmas, e nem está dizendo que todas as coisas cooperam para o bem de todas as pessoas, mas se você ama Deus, todas as coisas cooperam para o seu bem.

Talvez hoje você esteja olhando para vida como que uma criança olha o bordado que a mãe está fazendo, pelo avesso, as linhas estão soltas, não há harmonia, não há propósito, mas saiba de uma coisa, Deus está trabalhando, como que um grande tapeceiro e ele vai mostrar que mesmo com as providências carrancudas, onde tem dor, onde tem lágrima, onde tem perdas, onde tem sofrimento, mas há um fim dessa história, todas as coisas contribuíram para o seu bem, Deus não está trabalhando contra nós mas por nós, as provas da vida vem não para nos destruir, mas para tonificar as musculaturas da nossa alma, elas não vem para nos derrotar, mas para nos a provar, porque Deus prova para aprovarmos, então descanse no cuidado de Deus, confie na soberania de Deus, entenda que Deus está no trono, que o cordeiro tem o livro da história em suas mãos, e que a história não está sem rumo como um caminhão sem freio ladeira abaixo, entenda isso, a sua vida está nas mãos do senhor Jesus, e das mãos do senhor Jesus ninguém pode arrebatar você, descanse nesse cuidado divino, descanse nessa soberania divina, talvez você pergunte, mas que bem é esse? que bem é esse? e eu posso lhe garantir que não é riqueza, nem mesmo saúde, nem mesmo sucesso, o apóstolo Paulo responde no verso seguinte, verso 29, Deus nos predestinou para sermos conformes a imagem de seu filho, se o próprio filho aprendeu pelas coisas que sofreu, o grande projeto de Deus na sua vida é transformar você numa uma pessoa parecida com Jesus, o projeto de Deus não apenas levar você para glória, mas é transformar você a imagem do rei da glória, então, Deus está trabalhando, esculpindo em você a beleza do seu filho, o caráter do seu filho, para que você deste mundo caído, sofrido e tantas vezes ferido, você reflita beleza de Jesus através da sua vida.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts