Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós. Josué 3.5.

 

Verdade

A insubmissão tem sido tratada como algo até banal, de pouca importância. De tal forma que até se adjetiva como “decidida” a pessoa que se insurge contra autoridades. Porém o cristão não pensa dessa forma. A Escritura nos apresenta um Deus completamente soberano, que soberanamente decidiu criar todas as coisas (Gn 1.1), que é o dono de tudo o que criou (Sl 24.1), e que as suas criaturas e até as próprias autoridades das nações têm o dever de obediência e submissão à sua ordem e autoridade (Sl 2).

É claro que em um mundo caído, a desobediência e insubmissão imperam, mas debaixo do controle divino e como punição aos que a vivem, pois Deus mesmo os entrega às suas paixões para sofrerem em si mesmos as punições (Rm 1). Contudo, para o servo de Deus, a consciência do reinado soberano de Cristo, além de nos levar à certeza da verdadeira alegria encontrada nele (Sl 16.11), deve nos levar à consciência de que a santificação, sendo uma ordem divina, revela humilde submissão dos que a buscam. Aliás, se sem a santificação ninguém verá a Deus (Hb 12.14), uma vida que não se submete a esta vontade do Pai aos seus escolhidos pode revelar um caráter bastardo e não filial (Hb 12.3-13).

O texto de Josué mostra que tudo tinha relação com submissão. Obedecer ao chamado de levantar quando a arca passar; crer que Deus abriria o Jordão como abriu o mar; e até o ato ritual e espiritual de santificação. Eles precisavam obedecer à voz de Josué, como o profeta que o Senhor levantou no meio deles para conduzi-los à vontade de Deus.

Vida

Logo, é estranho a alguém que afirma ser submisso à vontade de Cristo, e não se submeter às constantes ordens do seu Rei; Rei que foi submisso ao Pai até a morte de cruz, que foi cheio do Espírito Santo, que foi tentado em todas as coisas sem pecado, que nos legou o seu Espírito, para que nós fôssemos lembrados das coisas que ele ensinou, para que o nosso querer e realizar, em submissão ao Pai, seja uma expressão de uma vida santa diante de Deus.

Timóteo Sales

Recent Posts