Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? 1ª João 3.17.
Verdade
Somos expostos todos os dias a diversas cenas de miséria, que vão desde uma criança no semáforo pedindo comida ou dinheiro, até os moradores de rua, debaixo de viadutos ou mesmo dormindo nos passeios, em uma situação calamitosa. Por vezes, completando o quadro, recusam alimento quando oferecemos e o dinheiro é usado em drogas; talvez ainda, esse cenário tenha se tornado uma rotina para muitos, cauterizando o coração e o bolso.
Mas há uma cena mais prioritária do que essa, é quando os nossos irmãos pelo sangue de Cristo passam necessidades. Aliás, a Escritura fala de fazer o bem primordialmente aos domésticos da fé (Gl 6.10), e quando temos “aqueles por quem Cristo morreu” necessitando de algo, o nosso coração não deveria refletir aquilo que vemos nas ruas, que também é nossa responsabilidade; mas em ambos os casos, o nosso coração deveria impelir-nos a agir, pois esse antigo coração duro já fora amolecido, regenerado pela obra redentora de Cristo em nós.
Assim, João aponta para um coração regenerado, coração que já conheceu o amor (1Jo 3.16), que já passou da morte para a vida (1Jo 3.14), que é nascido de Deus (1Jo 3.9). Esse coração não se fecha ao ver um morador de rua passando necessidade, muito menos alguém por quem Deus graciosamente desceu e morreu numa cruz por ele.
Portanto, possuir recursos neste mundo e negar auxílio ao irmão em Cristo necessitado, mesmo quando ele não nos pede, é negar a obra de Deus que afirmamos ter recebido no nosso coração, pois o amor de Deus não pode permanecer em um coração tão endurecido, coração ainda não regenerado pela soberana obra da graça (1Jo 3.17).
Vida
Resta-nos um caminho melhor, o caminho do amor; amor que dá a vida pelos irmãos se for o caso (1Jo 3.16), amor que é abnegado (1Ts 1.3), vida que reflete o caráter transformador de Cristo. Um coração transformado, regenerado pela obra e Deus não pode permanecer fechado perante a necessidade do irmão; isso não é amor, isso não é conversão, isso não é fé, isso não é vida, não é o caráter de Cristo habitando nele. Clame a Jesus por um coração aberto para com o irmão e para com outros que de nós necessitam.
Timóteo Sales