Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui. Atos 17.6.
Verdade
Há uma “orquestra” perceptível em toda a história, mas que não a gostamos de ouvir; é a que “toca” contra a Palavra de Deus. Se observarmos o mundo à nossa volta, perceberemos que ele nos odeia (Jo 15.18), e nos últimos dias têm atacado os princípios básicos da família; princípios esses estabelecidos na Escritura, como o simples e divino padrão de homem e mulher, que se tornam uma só carne (Gn 2.24). A nossa sensação diante de tamanho ataque, em todos os aspectos, é que estes que defendem estas ideologias e pensamentos têm transtornado o mundo.
Mas quando olhamos para a Escritura, nós temos o exemplo de que na realidade quem deve ter o testemunho de transtornar o mundo é a igreja. Quando Lucas narra o “transtorno” causado pelos crentes, a ideia é de colocar de cabeça para baixo, virar de ponta-cabeça; aqueles crentes viviam o evangelho de maneira tão intensa e impactante, que o testemunho cristão retirava dos lábios dos ímpios a exclamação: “estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui!”.
Nesta perspectiva, o apóstolo Paulo escreve aos tessalonicenses, cidade que recebeu essa fama citada, e louva a Deus, pois o testemunho que transtorna o mundo é o de uma fé operosa, um amor que gera trabalho em serviço do próximo, e uma esperança que persevera (1Ts 1.3), mesmo em meio a muitas tribulações (1Ts 1.6); de forma que abandonando os ídolos (1Ts 1.9), tão cultuados, receberam com alegria a Palavra (1Ts 1.6) em serviço ao Deus vivo e verdadeiro (1Ts 1.9).
Vida
Uma igreja que transtorna o mundo não é aquela que ganha simpatia do mundo por se conformar a ele, pelo contrário (Rm 12.1-2), é uma igreja que se conforma à vontade de Cristo, que se torna imitadora do Senhor Jesus Cristo e recebe com alegria a Sua Palavra (1Ts 1.6); que tem a consciência de que o evangelho é poderoso para virar o mundo de ponta-cabeça, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16). A nossa convicção é que o evangelho é o próprio Cristo, aquele que transformará todas as coisas com a sua poderosa Palavra, na manifestação da sua volta. Maranata!
Timóteo Sales