“Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo” 1ª Tessalonicenses 1.3.
Verdade
Não é difícil passar nas ruas das nossas cidades e encontrar frases que mencionem a fé. Uma antiga frase já diz “fé em Deus, fé na vida, fé no homem”; frase essa que revela nada mais do que a cegueira espiritual de quem tateia tentando achar alguma coisa que se quer sabe o que é (At 17.27), e que revela o quão distante de Deus se encontram aqueles que não se aproximam, por graça, pela mediação de Cristo. Assim, infelizmente, a fé tem se tornada sinônima de mera superstição ou mantra, que revela uma cegueira profunda e desconhecimento do Deus vivo e verdadeiro.
O apóstolo Paulo escreve uma carta aos tessalonicenses, e menciona o que se passa em seu coração, ao receber notícias daqueles irmãos; Paulo dava graças a Deus em oração constantemente (1Ts 1.2-3), pois eles, dentre outras provas da fidelidade ao Senhor, apresentavam uma fé operosa; isso porque o evangelho não chegou a eles simplesmente em palavras (1Ts 1.5), na verdade era seguido de obras (Tg 2.14-18), era uma fé que produzia frutos dignos de arrependimento.
Tiago fala em sua carta desse tipo de fé, e em sua carta ele ainda acrescenta que muitos, com uma fé superficial e de mera crendice, não se diferenciam nem dos próprios demônios; estes possuem uma fé que os fazem crerem e tremerem diante de Deus, pois como diz João Calvino, reconhecem em Deus o grande juiz e executor da justiça; a questão está no cumprimento da vontade de Deus.
Vida
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hb 11.1). E essa fé deve estar fundamentada na pessoa bendita de nosso Senhor Jesus Cristo; pois nele estamos “radicados, e edificados, e confirmados na fé” (Cl 2.7). Assim, a fé operosa é fruto da graça de Deus (Ef 2.8), e sem ela, é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Que sejamos encontrados com uma vida diante do Senhor, refletindo a graça dele, pois somos feituras dele, criados para as boas obras, frutos de uma fé genuína e operosa, possível somente quando firmada em Cristo e não em crendices ou mantras.
Timóteo Sales