Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. Salmo 2.2-3
Verdade
“O estado é laico!”. Essa talvez seja uma das afirmações mais comuns quando um servo de Deus denuncia o pecado por parte do Estado ou o equívoco de leis quando comparadas com o crivo da Escritura. Pensar que os países são soberanos a ponto de poderem se rebelar contra a vontade de Deus é no mínimo ingenuidade, mas revela um desconhecimento da Escritura. A Escritura mostra que “Ao Senhor pertence a terra, e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Sl 24.1); logo, imaginar que há alguma lei que tenha o direito de se sobrepor à lei de Deus é um equívoco.
O salmo 2 aponta para esta direção, mostra que os povos se enfurecem, se irritam, ficam irados e até tem pensamentos inúteis, e isso porque eles se levantam contra o Deus da Aliança, apontando para a sua completa oposição a Cristo, o ungido do SENHOR. Os povos que não conhecem a Deus consideram a lei de Deus como meros laços e algemas que impedem o crescimento, o desenvolvimento, a modernidade, a liberdade; e a reação imediata deles ao serem confrontados com a lei de Deus é a de pensar que o estado é laico, que as leis de Deus só servem das portas para dentro da igreja, que são invenções retrógradas.
Mas o salmista, inspirado por Deus, profeticamente, já apontava para o Messias, alertando que Deus zomba dos ímpios (Sl 2.4), daqueles que desprezam as leis de Deus, daqueles que desprezam o próprio Deus, pois Deus constituiu o seu Rei, Soberano, assentado sobre um alto e sublime trono (Is 6), o qual deve ser honrado e obedecido; para o qual inclusive a lei apontava (Gl 3.24).
Vida
O rei que é desprezado insensatamente pelos governantes ímpios chama-se Jesus Cristo, e muitos não imaginam que é dever de todas as nações se dobrarem perante a sua ordem, expressa em sua Palavra; mas tanto é assim, que a Escritura fala que ele voltará, com cetro de ferro despedaçando os rebeldes (Sl 2.9). Portanto, ó reis, governantes, juízes e cidadãos apoiadores, deixai-vos advertir, servi ao Senhor com temor, pois ele se irritará, se inflamará, e revelará sua ira, mas bem-aventurados todos os que em Cristo se refugiam (Sl 2.10-12).
Timóteo Sales