Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4.8.

 

Verdade

Infelizmente o nosso pensamento parece não ser domado. Por vezes pensamentos ruins, maliciosos e pecaminosos aparecem em nossa mente, e parecem difíceis de retira-los. Eles chegam de surpresa e ocupam o nosso pensamento, e momentaneamente nos impelem a ceder os desejos do coração.

O coração, lugar central e profundo no homem, é o local de onde procedem os pensamentos. É por isso que Cristo diz que a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12.34). Portanto, é um engano achar que pecados por pensamentos, ou atitudes “pequenas”, são insignificantes diante de Deus; pois na verdade revela um coração que foi maculado pelo pecado.

Assim, Paulo escrevendo aos Filipenses fala que é possível ter um pensamento ocupado por ideias agradáveis a Deus, pois Deus efetua em nós tanto o querer quanto o realizar (Fp 2.13); pois prosseguimos para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3.14); o que nos leva ao dever diligente de, pela graça de Deus operando em nós, permanecer firmes (Fp 4.1).

Logo, tendo um coração preenchido pelo Senhor Jesus, não só as nossas emoções e propósitos mudarão, mas o nosso próprio pensamento será ocupado daquilo que ocupamos o nosso coração, da Palavra de Deus; e assim, expressamos a verdade, respeito, justiça, pureza, amor, boa fama, virtude e louvor que aponta Paulo.

Vida

Pois foi assim que aprendemos de Cristo, nosso modelo; que não só viveu em pureza total de pensamento, mas nos legou o seu Espírito, para que trouxesse aos nossos pensamentos todas as coisas que Cristo ensinou (Jo 14.26), a fim de que o nosso pensar seja ocupado pela sua Palavra, e a nossa vida reflita diariamente a glória de Cristo. Que Cristo ocupe todo o nosso pensamento!

Timóteo Sales

Recent Posts