É bom ser sempre zelozo pelo bem e não apenas quando estou presente convosco, meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós. Gálatas 4.18-19.

 

Verdade

A carta de Paulo aos Gálatas é uma das mais duras cartas do Novo Testamento. Paulo inicia esta carta com uma forte repreensão logo após a saudação. Nesta repreensão ele repreende os irmãos, pois estavam passando tão rapidamente do evangelho da graça de Cristo para outro evangelho (Gl 1.6), legalista, e que apontava para uma suposta insuficiência da obra de Cristo. Paulo ainda acrescenta de maneira hiperbólica (argumento exagerado) que mesmo se um anjo descesse e pregasse outro evangelho, deveria ser amaldiçoado (Gl 1.8).

Nesta carta ainda, Paulo além de exortar os gálatas, ele mostra que exemplarmente precisou exortar até o próprio apóstolo Pedro, pois se tornou repreensível (Gl 2.11), mostrando que há uma necessidade de repreensão, correção mútua no corpo de Cristo (Gl 6.1), quando a intenção é o crescimento do evangelho no coração dos crentes.

E nesta perspectiva, ele mostra que não pode haver passividade quanto ao pecado ou comodismo diante da situação espiritual dos crentes, com os quais temos proximidade. Assim, Paulo demonstra o seu amor pelos crentes da Galácia, quando fala que sofre como quem sente “dores de parto”, para que Cristo seja formado neles.

Todos sabemos que o nascimento de uma criança é algo sofrido para a mãe, mas também o como o nascimento traz tamanha alegria para toda a família. É assim que àqueles que estavam sendo persuadidos a viver um evangelho sem Cristo, Paulo mostra que Cristo é o alvo da lei (Gl 3.24), é suficiente e a causa da unidade (Gl 3.28), e que por isso ele lutava para ensinar e ver Cristo sendo forjado no caráter da igreja.

Vida

A nossa luta jamais deve ser para fazermos mais pessoas parecidas conosco, ou para fazer o nosso nome perpetuar na igreja, mas devemos batalhar e sofrer “dores de parto” se preciso “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4.13), até que Cristo seja formado naqueles que dependem do nosso auxílio espiritual.

Timóteo Sales

Recent Posts