É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2.11.

 

Verdade

O pior natal de todos é cheio de sorrisos, festas e comemorações. Nesse natal as pessoas se reconciliam de brigas familiares ou entre amigos; os laços familiares e votos de unidade entre as pessoas são renovados; não há espaço para tristeza ou choro, a não ser de emoção ao ver as lindas luzes enfeitando a sala em um clima mágico.

O pior natal de todos é cheio de fartura e generosidade. Nesse natal as pessoas comem felizes uma bela e tradicional refeição de natal em família, com a presença de amigos; as comidas são preparadas com muito carinho, de forma que mesmo os que tem restrições alimentares são lembrados para uma refeição toda especial e separada, afinal, a unidade das pessoas é o foco deste natal.

O pior natal de todos é cheio de presentes. Nesse natal as pessoas não só trocam presentes, mas são generosos em dar mesmo quando não se recebe; as crianças abrem um sorriso pois há presente para todas, até para as carentes, que não são jamais esquecidas nesse natal.

O pior natal de todos é cheio de luzes. A cidade está enfeitada, a escola, o trabalho, o shopping está esplêndido, a casa está iluminada. Nesse natal, o brilho nos olhos é um grande reflexo das luzes que aumentam o clima mágico do natal.

O pior natal de todos tem muita gente pensando em tudo isso, ou em alguns desses itens, mas enxergam esses pontos como se fossem o centro do natal, e com o coração focado nas coisas periféricas, não percebem a profundidade desta data selecionada para se recordar de um dos feitos mais importantes de Deus na história.

Vida

O pior natal de todos, está repleto de tudo, mas desprovido do principal, Jesus Cristo. No pior natal de todos: os sorrisos não são resultados da graciosa salvação do Deus encarnado; a fartura por comida é direcionada pela gula e não pela fome e sede da justiça de Cristo; os presentes são almejados mais do que a salvação em Cristo; as luzes ofuscam o anúncio daquele que é a Luz do mundo; os pensamentos focam em prazeres transitórios desta vida, e se perdem por não entenderem que o pior natal do mundo é aquele que não tem Cristo como o centro. Não há nenhum problema nas congratulações de natal, o problema é quando elas, e não Cristo, são o centro das comemorações. Enquanto se vive este vazio, se vive o pior natal. Que Cristo seja o centro não só das nossas comemorações de natal, mas de toda a nossa vida!

Timóteo Sales

Recent Posts