E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa. João 19.25-27.

 

Verdade

A cruz não foi uma encenação, não foi uma peça de teatro para que as pessoas se divertissem ou se sentissem emocionadas, a cruz foi um ato de tortura física por parte dos algozes, mas sobretudo o cálice da ira de Deus derramado sobre Cristo, que levava sobre si as nossas dores e pecados. E mesmo diante de tamanha dor, não vimos murmurações nem choro, mas vimos alguém que precisando de alívio promovia a salvação do seu povo, e ainda achava tempo para promoção do conforto da família, da qual era o provedor.

Os estudiosos apontam que José estava provavelmente morto, e que Jesus, como o filho mais velho, era o provedor do lar. Diante daquela situação e iminente morte, o texto diz que Jesus observa sua mãe e o discípulo amado, João, ao lado. Ele lhe dirige a palavra e a chama de “mulher”. Enquanto muitos incorrem no erro de achar que Jesus despreza Maria, este pronome de tratamento na realidade apontava naquela época para respeito. E além do respeito, destacamos que há sim uma condição de senhorio de Cristo ao invés de filiação.

Diante disso, destacamos que Cristo, sendo responsável pelo cuidado da sua mãe, mesmo no ápice de seu sofrimento como Deus-homem, dirige a palavra a João e a Maria, estabelecendo um provedor e um consolo para Maria, que não ficaria desamparada em seu lar, nem desamparada espiritualmente pois ele estava ali, como Senhor de Maria, provendo não só consolo físico por João, mas conforto e salvação pela graça a ela e a todo o seu povo.

Vida

Como achar tempo para cuidar do próximo quando nós mesmos carecemos de cuidado? Olhe para Cristo, ele estava sendo maltratado e ultrajado pelos pecados de Maria, João, pelos meus e pelos seus, mas mesmo assim, promoveu cuidado, proteção, alívio, consolo e abrigo para sua mãe, e é ele quem nos dá toda a providência de que nós necessitamos, sobretudo, a providente salvação. Que o nosso coração não se deixe levar pelas circunstâncias, e com o auxílio do Espírito Santo, como Cristo, dediquemos o nosso tempo em servir aqueles que Deus dispõe para nosso cuidar.

Timóteo Sales

Recent Posts