Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Apocalipse 2.13.

 

Verdade

Historiadores contam que Antipas era um dos líderes da igreja de Pérgamo, e que não se dobrava diante do imperador e diante de uma cultura tão distante da Palavra. Ele foi preso e condenado a oferecer sacrifícios e vinho à estátua do imperador, declarando que ele era Senhor e Deus. Antipas se recusou e foi condenado a ser morto no altar de Zeus.

No centro do altar de Zeus havia um touro de bronze, oco no meio, e tubos que ligavam esta parte embaixo do touro de bronze até a sua boca. Os condenados à morte eram amarrados dentro do touro, e uma fogueira abaixo era acendida; assim, o bronze aquecia e “assava” lentamente o condenado à morte, e os seus gritos subiam pelos tubos até a boca do touro que emitiam os sons dando uma aparência de vida ao touro. E mesmo diante disso, os historiadores contam que Antipas morreu orando pela igreja de Cristo.

Diante de um exemplo como este, em que Cristo chama de “minha testemunha”, a igreja de Pérgamo recebe a repreensão da parte do Deus que conhece todas as coisas e que possui uma espada afiada. O Cristo onisciente sabia as características da sociedade em que aqueles crentes viviam, sabiam que o próprio “trono de Satanás” estava ali, uma referência a malignidade vigente na cultura. Mas ao invés de temer aos homens ou ao próprio Satanás, eles deveriam temer ao Deus que possui a espada que sai da sua boca, a sua Palavra poderosa, que trouxe à existência todas as coisas (Jo 1.3), e que derrotará o anticristo com o sopro da sua boca (2Ts 2.8).

Vida

A vida cristã não é fácil, pois vivemos em um mundo de completa oposição. Mas o alerta de Cristo é para que os crentes deem ouvidos ao que o Espírito diz às igrejas. Aqueles que derem ouvidos, receberão “o maná escondido” e “uma pedrinha branca” com um “nome novo” (Ap 2.17); a garantia de ser alimentado diretamente pelo pão da vida, que trará segurança, pureza, e um relacionamento eterno com aquele que escreveu na eternidade o nosso nome no livro da vida. Naquele dia, aquele que, pela graça, deu ouvidos à voz do Espírito, ouvirá a voz do Rei dizendo: minha testemunha, entre no gozo do teu Senhor.

Timóteo Sales

Recent Posts