Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo. Efésios 6.11.

 

Verdade

Estamos vivendo dias em que dois fenômenos são claramente vistos, e que apenas um deles é bastante discutido na igreja. O primeiro deles é o ateísmo; este tem sido motivo de embates e debates, de estudos, livros e conferências. Mas há um outro pensamento que ocorre em nossos dias que é pouco estudado ou falado, é o que chamo de “adiabolismo”.

Alguns pensam ser o diabo o grande motor e responsável por todos os males, ou veem como o ser mais poderoso do mundo espiritual, ou ainda como o único responsável pelos males, tirando a responsabilidade do pecado humano. Em resposta a estes equívocos, algumas pessoas têm reagido com a posição de que ele não existe; ou ainda que, se existe, é um ser insignificante, sem poder, sem atuação. Há ainda um grupo de pessoas que afirmam acreditar na ação do diabo, mas que na prática ignoram completamente a sua existência.

O apóstolo Paulo estava vivendo em um contexto de terrível perseguição ao Cristianismo, em que pregar o genuíno evangelho levava ao escárnio, ao desprezo, a prisão e até à morte dos pregadores e seguidores de Cristo (temor que começa a nos cercar em nossos dias). E diante desse cenário, Paulo traz alguns princípios que mostram que vivemos em uma batalha, uma guerra, mas esta não é física; cabendo a nós observarmos alguns princípios desta batalha.

Primeiro, ele mostra que os inimigos são mais poderosos do que nós (Ef 6.10-12), pois somos fracos e pecadores, sem forças inerentes, limitados. Segundo, que o inimigo é um estrategista, inteligente, criador de ciladas (Ef 6.11). Terceiro, armas humanas não vencem a batalha (Ef 6.12), que é espiritual.

Vida

Mas o texto traz um último e mais importante princípio para enfrentarmos um inimigo mais poderoso do que nós, estrategista e armado espiritualmente, é o princípio de que somente em Cristo teremos as forças necessárias para lutar essa terrível batalha (Ef 6.10). Isso porque ele já venceu a morte (1Co 15.55-57), o mundo (Jo 16.33), e Satanás, amarrando o valente (Mc 3.27). O diabo existe sim, e é forte, espiritual e valente, porém a Escritura nos garante que Maior é o que está em nós do que o que está no mundo (1Jo 4.4).

Timóteo Sales

Recent Posts