A Bíblia diz que a morte é o rei dos terrores e também o último inimigo a ser vencido. Todos nós já passamos pelo drama do luto, de enterrar alguém que amamos, de nos despedirmos de um ente querido ou de um amigo próximo; e fazemos isso no meio de muitas lágrimas. Talvez você tem vivido dias difíceis; depois de sepultar um pai, uma mãe, marido, esposa, filhos, amigos, e esta é a hora de muita dor, de saudade, é o momento em que as vozes humanas não são suficientes para acalmarem as tempestades da nossa alma. Mas hoje eu quero trazer para você uma palavra de consolo, porque foi também num funeral, foi também numa hora de choro, de dor, pelo luto do amigo de Jesus chamado Lázaro, que diante deste drama familiar, Marta aborda Jesus dizendo assim: “se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido”, e Jesus diz para ela: “teu irmão há de ressurgir Marta”, e ela respondeu: “eu sei que ele há de ressurgir no último dia”. Foi então que Jesus disse para Marta: Marta, eu não fui, eu não serei, Eu Sou a ressurreição e a vida, quem crer em mim nunca morrerá eternamente, e esta é a palavra de consolo para o nosso coração. Jesus Cristo, o filho de Deus, fez-se carne, viveu entre nós, foi crucificado no Calvário, foi sepultado, mas ele entrou nas entranhas da morte, arrancou o aguilhão da morte, matou a morte com a sua morte, e ressuscitou gloriosa, vitoriosamente; sendo ele as primícias dos que dormem e sendo ele a garantia da nossa ressurreição.

Agora a morte não tem mais a última palavra, agora o túmulo gelado não é mais o nosso endereço final, quando um crente no senhor Jesus Cristo, aquele que confia nele como seu Salvador pessoal, morre, diz a Bíblia, que o homem que foi feito do pó e é pó, seu corpo volta ao pó, mas o espírito volta para Deus; portanto, nós não precisamos mais ter medo da morte, Paulo disse que morrer é deixar o corpo e habitar com o Senhor; morrer é partir para estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. É por isso que a Bíblia diz que preciosas são aos olhos do Senhor a morte dos seus santos; o livro de Apocalipse diz que bem-aventurados aqueles que desde agora morrem no Senhor, para que descansem das suas fadigas, e as suas obras o acompanham. De tal maneira que quando uma pessoa que está em Cristo morre, sua alma ou seu espírito já vai imediatamente para o céu, para desfrutar das venturas eternas, para reinar com Cristo, ali não tem mais dor, nem pranto, nem luto, porque as primeiras coisas já passaram.

Mas quando Jesus voltar em glória, aquela alma que está reinando com ele no céu, vem com ele entre nuvens. Diz a Bíblia que quando Jesus voltar, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós os vivos que ficarmos seremos transformados e arrebatados para encontrar o Senhor Jesus nos ares. Isso significa que quando alguém morre, ele não está em desvantagem em aspecto nenhum, primeiro, porque se ele está em Cristo, ao morrer já começa a desfrutar do céu, mas quando Jesus voltar, antes dos livros serem transformados, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, com o corpo imortal, incorruptível, poderoso, glorioso, espiritual, celestial, semelhante ao corpo da glória do Senhor Jesus Cristo. E então, com a glorificação plena, nós desfrutaremos das venturas eternas que não podem ser descritas na sua completude, não podem ser descritas de maneira exaustiva e plena, porque esta bem-aventurança jamais se esgotará pelos séculos dos séculos sem fim. É por isso que eu quero hoje trazer uma palavra de consolo para o seu coração; talvez você está tão triste, tão abatido, pensando, acabou, eu disse um adeus, nunca mais vou me encontrar, nunca mais eu vou ver a pessoa amada que já partiu.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Hoje eu quero dizer a você: se você está em Cristo Jesus, nós entraremos daqui a pouquinho nesta mesma dimensão e nesta mesma realidade, e nós estaremos para sempre com Cristo, nós vamos nos conhecer no céu, nós vamos ter uma relação perfeita, sem dor, sem mágoa, sem tristeza, sem choros, sem despedida, sem adeus. Nós desfrutaremos para sempre e sempre de uma plena comunhão com Deus, habitaremos nele e ele habitará em nós; não haverá mais qualquer sintoma de sofrimento, ninguém enfrentará mais doença, defeitos físicos, ninguém sofrerá mais qualquer desespero emocional, não vai ter solidão, não vai ter despedida, nós estaremos para sempre com o Senhor.
Se você quer saber qual é a base, é Jesus Cristo quem no-la dá, ele diz: “Eu Sou a ressurreição e a vida”. Se você está em Cristo, se você tem Jesus como seu Salvador pessoal, se você já entregou sua vida a ele, se você já se arrependeu dos seus pecados e confiou em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, então você pode ter a plena certeza de que a sua vida não terminará na morte, de que você não terá o túmulo vazio, o túmulo gelado como seu último endereço, a morte já foi vencida, a morte já teve o seu aguilhão arrancado, e Paulo pergunta, então: onde está ó morte a tua vitória? Onde está ó morte o teu aguilhão? Tragada foi a morte pela vitória, nós temos plena segurança disso, a morte foi vencida e nós podemos triunfar sobre ela.

“Disse-lhe Jesus: Eu Sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” João 11.25-26

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts