Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Deuteronômio 6.7

 

Verdade

Os filhos são uma herança do Senhor (Sl 127.5), e como um bem precioso, temos o dever de cuidar e zelar por ele. É por isso que aos pais são dados os deveres de proteger, amar, disciplinar e ensinar preceitos que elas levarão para toda a vida.

No capítulo 5 de Deuteronômio, o texto relata que Moisés chamou todo Israel para a obediência ao Senhor, já que a menção a “ouvir” (Dt 5.1) não era apenas para se tornar meros ouvintes, mas operosos praticantes da Palavra de Deus (Tg 1.25); ouvir os estatutos do Senhor implicava que eles precisavam “aprender” e “cumprir” (Dt 5.1). Assim, no capítulo 6, após a menção aos 10 mandamentos (Dt 5), há um detalhe importante: é que a lei do Deus que fez uma Aliança com seu povo, Aliança com implicações com a descendência, ordena que ela (a própria lei de Deus) precisa estar no nosso coração e que a ensinemos aos nossos descendentes (Dt 6.6).

É aqui que percebemos algumas ênfases no cuidado que devemos ter com nossos descendentes, nossa herança da parte de Deus. Moisés alerta que a lei de Deus deve ser inculcada na mente de nossas crianças, o que hoje muitos chamariam de “fanatismo”, mas que na realidade é procedimento de verdade e vida para elas mesmas.

Com medo desse “fanatismo”, muitos pais descuidam de zelar pelos seus filhos, e esquecem que “assentado em casa, andando pelo caminho, ao deitar-te, e ao levantar-te”, aponta para alguém que guardou a lei de Deus no coração de tal forma que toda a vida reflete o caráter de alguém transformado; tudo o que pensa (Fp 4.8), tudo o que fala (Ef 4.29), tudo o que faz é para a glória de Deus (1Co 10.31), e seus filhos percebem isso e aprendem a todo o tempo com o exemplo dos pais.

Vida

Por vezes, falharemos “em casa, no caminho, ao deitar ou levantar”, mas para quando falharmos, tenhamos a esperança em Cristo, pois ele é forte para edificar a nossa casa (Sl 127.1), é “poderoso para nos guardar de tropeços” quando andarmos pelo caminho (Jd 24), é quem nos faz deitar e repousar seguros (Sl 4.8), é quem nos sustenta ao levantar de manhã (Sl 3.5); sem a obra de Cristo, de fato, inculcar será um mero trabalho legalista e fanático, pois só ele poderá gravar a verdadeira lei de Deus no coração dos nossos preciosos tesouros. Portanto, inculque a Cristo como sendo o alvo, o cumpridor e a perfeição da lei.

Timóteo Sales

Recent Posts