“Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão” Êxodo 20.7

 

Verdade

Outro dia me deparei, em uma rede social, com o compartilhamento de um vídeo de um grupo de “humor”, zombando de Deus, colocando-o como alguém que brinca com a vida humana, sem escrúpulos, palavrões, mentiras, enfim, coisas horrendas.

Infelizmente isso não é uma novidade nas redes sociais, na mídia, ou muito menos no homem; do homem caído é o que se espera. Afinal, não foi à toa que há mais de 3.000 anos Deus entregou a Moisés as tábuas da Lei: Lei que reflete o caráter santo e justo de Deus, mas que denuncia o pecado e as mazelas do homem, e uma dessas mazelas é o intento do coração em utilizar equivocadamente o nome de Deus.

Usar seu nome em votos espúrios, em piadas indecentes, em vãs repetições e em tantos eventos que profanam e deturpam o uso do nome mais santo que existe não deve fazer parte do dia a dia de um servo de Deus. Não tome o nome do SENHOR, teu Deus, em vão!

O tema é tão sério que muitos judeus, até equivocadamente, chegavam ao exagero de nem pronunciar o nome da aliança, Yahweh, tamanho era seu temor de blasfemar e quebrar este mandamento. Porém nós caímos em outro extremo, o de esquecer da solenidade e santidade requerida para o nome precioso. Mas o que não podemos esquecer é que o próprio Deus alerta para o fato de que não terá por inocente aquele que tomar o Seu Nome em vão. Cabe a nós, o arrependimento e a súplica ao seu Santo Espírito para que nos auxilie na luta contra este terrível pecado.

Vida

Ao ser tentado a pecar contra este que é o terceiro mandamento, lembre-se do nome sobre todo nome, daquele que é a Palavra de Deus encarnada, daquele que carrega o nome pelo qual importa que sejamos salvos, do nome que podemos clamar no dia da angústia, do nome pelo qual podemos nos achegar a Deus confiadamente, Jesus Cristo, ele é a razão pela qual podemos não apenas chamar por Deus, mas também invoca-lo como Pai.

Timóteo Sales

Recent Posts