“Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6.33

Verdade

Busco primeiro o meu reino e a minha justiça, e as coisas de Deus ficarão para mais tarde”. Nunca ouvi ninguém dizer isso, afinal, quem diria algo tão pernicioso e tão avesso aos princípios bíblicos? Certamente um verdadeiro cristão jamais diria isso. Mas a questão é: o que não temos coragem de dizer, às vezes temos a ousadia de fazer.

Muitos cristãos têm buscado a emancipação do seu reino sobre o Reino de Deus, e isso é visto às vezes nas coisas mais simples: quando se prioriza suas vontades e prazeres como tendo prioridade sobre o Reino de Deus; quando se rouba o tempo separado para cultuar ao Senhor em congregação para estar em outros lugares; quando se ama mais um passeio no domingo, dia do Senhor, do que estar “à porta da casa de Deus” (Sl 84.10); quando se ama mais romances do que a Palavra de Deus; quando se ama mais suas vontades do que a vontade de Deus.

Às vezes as desculpas vão desde o medo de perder oportunidades de curtir a vida, até preocupações mais sérias acerca de tarefas a se cumprirem; provas, trabalhos e fim do semestre são muito utilizados pelos estudantes.

Mas é exatamente sobre essas preocupações ou desculpas que Mateus relata a fala de Cristo sobre a verdadeira prioridade. Quando percebo que “meu reino” é uma farsa, é uma tentativa de autonomia, de fugir do governo soberano e absoluto de Deus, é que perceberei que minhas prioridades estão equivocadas, não só nas atitudes finais, mas na origem mais profunda, as motivações do nosso coração.

Vida

Jesus disse que as demais coisas seriam acrescentadas, pois nosso Pai Celeste sabe quais são as reais necessidades dos seus súditos. Por isso, fugir das ordens do Rei e tentar estabelecer a minha vontade como prioridade é algo totalmente contrário à vontade de Deus, é usurpação do trono, é danoso, e certamente não é uma atitude esperada de alguém que abriu mão do seu reino para viver para o verdadeiro Rei, Jesus Cristo.

Timóteo Sales

Recent Posts