tronoMuitas vezes nós somos encurralados por circunstâncias absolutamente adversas, tempestades terríveis desabam sobre nós, somos entrincheirados por situações que nós não temos controle sobre elas, somos assolados por sentimentos pavorosos, por crises medonhas, por situações que são como um rolo compressor, que passam sobre nós. O reino de Judá estava vivendo esse momento, uma crise avassaladora, uma crise política, uma crise econômica, uma crise moral, uma crise espiritual. Nesse tempo, diz a Bíblia, que o grande rei Uzias, homem que reinou 52 anos em Jerusalém, que granjeou fortunas, respeito e admiração, estava morto; o trono estava vazio. Há momentos em que os tronos da terra entram em crise, há momentos em que os reinos do mundo se abalam, há momentos em que os homens, perplexos, olham para o horizonte e não vêem uma luz no fim do túnel, não vêem uma saída. Há momentos em que somos encurralados pelas crises e a solução se recusa a vir da terra. O que fazer nessas horas?

Nesse momento, o profeta, em pânico, aflito, desesperado, diante de tantas crises açoitando a nação, diante do desespero, do desânimo, do temor em relação ao futuro, o profeta vai ao templo; talvez buscando uma resposta, procurando um sinal do favor de Deus. E quando Isaías entra no templo, ele se depara com a realidade que transforma a visão dele, que impacta o coração dele, que vai mudar por completo o rumo da história dele. Diz a Bíblia que quando ele entra no templo, num dia de luto para a nação, com o trono vazio, ele descobre que Deus, o todo poderoso Deus, o Senhor dos exércitos, estava sentado sobre um alto e sublime trono.

É tão importante entender isso, o Brasil está vivendo neste momento um governo de transição, vivemos a dura e dramática realidade de um julgamento que culminou no afastamento da presidente, estamos vivendo um momento em que o vice-presidente assume, formando um novo governo com seus novos ministros e com os olhos da nação sobre ele, aguardando a saída de uma crise que atingiu todos os segmentos da sociedade; onde está nossa esperança? Nos homens? Nas decisões? Na perspectiva internacional que olha para o Brasil, sabendo e olhando, e percebendo se pode ou não fazer investimentos nesse momento? Mais do que nunca, é importante entender que Deus, o soberano Senhor do universo está no trono. Mesmo que nas nossas crises os homens tenham perdido o controle, mesmo que as rédeas da nação pareçam soltas, mesmo que a economia esteja abalada, mesmo que as famílias estejam vivendo um drama existencial, mesmo que cresça o desemprego, mesmo que a inflação mostre sua carrasca, mesmo que o temor internacional olhando para o Brasil não creia que seja que o melhor lugar para fazer os seus investimentos, você e eu precisamos entender que Deus não perdeu o controle e as rédeas da história desta nação estão nas mãos do Deus todo poderoso e ele está no trono, ele reina, ele governa.

0523 - Deus está no trono

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas a grande pergunta é: quem é esse Deus? Quando Isaías olha, ele diz que este Deus é Santo, Santo, Santo, toda terra está cheia da sua glória. É da mais alta importância você e entendermos que Deus é real, que Deus existe, que Deus não é invenção do homem, que Deus não é a criação da religião, que Deus não é um ser mitológico criado pelo medo do coração humano, Deus é o Senhor absoluto criador dos céus e da terra; ele é soberano, ele governa as nações, ele reina supremo em todo o universo, ele é o Deus que tem o controle da história em suas onipotentes mãos, ele está sentado na sala de comando do universo, e este Deus é Santo, Santo, Santo. Nós jamais poderíamos sair da crise que nos assola sem que a nação brasileira se volte para Deus, sem que a nação brasileira reconheça que Deus é Santo, porque isso é que vai trabalhar o nosso coração, para os valores morais absolutos, para valorizarmos as coisas que verdadeiramente tem importância, para nós resgatamos o valor da família, o valor da ética, o valor dos compromissos firmados, é isso que vai nos levar a respeitar a vida do outro, o nome do outro, os bens do outro, a honra do outro, a fim de que a nação seja reconstruída não apenas pela mão dos homens, mas restaurada pela mão onipotente de Deus.

O Brasil precisa se voltar para Deus, porque feliz é a nação cujo Deus é o Senhor. Hoje, é da mais alta importância você e eu conhecermos este Deus; a essência da vida é conhecer este Deus, a vida eterna é conhecer a Deus, Deus nos criou para ele e a nossa vida não tem sentido enquanto não nos voltamos para ele. Nada neste mundo pode dar significado pleno a nossa vida, nem o dinheiro, nem o sucesso profissional, nem os prazeres da vida, nem a saúde inabalável, nem mesmo a família, tão boa e importante para a nossa história, nem os amigos mais chegados; somente Deus pode preencher o vazio do seu, do meu, do nosso coração. Portanto, eu quero encorajar a você a conhecer a Deus, a prosseguir e conhecer a Deus; sabendo que esse Deus é soberano, sabendo que ele está no controle da história, sabendo que ele dirige o universo, sabendo que ele pode mudar sua vida, sabendo que ele pode transformar sua história, sabendo que ele pode dar a você a própria vida eterna.

No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: “Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” Os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e o templo se encheu de fumaça. Então eu disse: — Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! Então um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma pinça. Com a brasa tocou a minha boca e disse: — Eis que esta brasa tocou os seus lábios. A sua iniquidade foi tirada, e o seu pecado, perdoado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: — A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Eu respondi: — Eis-me aqui, envia-me a mim. Então ele disse: — Vá e diga a este povo: “Ouçam; ouçam, mas sem entender. Vejam; vejam, mas sem perceber.” Torne insensível o coração deste povo, endureça-lhes os ouvidos e feche os olhos deles, para que não venham a ver com os olhos, ouvir com os ouvidos e entender com o coração, e se convertam, e sejam curados. Então eu perguntei: “Até quando, Senhor?” Ele respondeu: “Até que as cidades estejam em ruínas e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem moradores e a terra esteja em ruínas e devastada, e o SENHOR afaste dela o povo, e no meio da terra sejam muitos os lugares abandonados. Mas, se ainda ficar a décima parte dela, tornará a ser destruída. Como o terebinto e como o carvalho, dos quais, depois de derrubados, ainda fica o toco, assim a santa semente será o seu toco.” Isaías 6.1-13

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts