Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm?
Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer;
e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente.
Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado.
Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes.
Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres.
Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor.
Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória.
Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.
Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

1 Coríntios 15:35-44

As pessoas sempre me perguntam: Pastor, como é que vai ser o nosso corpo lá no céu? Nós vamos nos conhecer lá no céu? Como será? A Bíblia responde esta pergunta. A primeira coisa que eu preciso dizer a você é que haverá ressurreição, o homem não é um ser apenas material. Quando o homem foi criado, ele foi criado por Deus e diz a Bíblia que Deus formou o homem do pó da terra, soprou em suas narinas o fôlego da vida e ele passou a ser alma vivente. Com a entrada do pecado no mundo Deus ordenou o homem – Tu és pó e ao pó tornarás. O que foi feito do pó foi o corpo do homem não a sua alma, sua alma foi o sopro de Deus, então morte significa separação.

Quando uma pessoa morre, o que acontece? A alma está nele ela se desprende do corpo, porque alma não morre, e o corpo que foi feito do pó é pó e volta ao pó. Mas esta alma não morre, esta alma vai imediatamente para Deus – ou para desfrutar da bem-aventurança eterna ou já sofrer as consequências da penalidade eterna. Nós chamamos esse período entre a morte e a ressurreição de período intermediário porque sua alma está no céu ou sua alma está no inferno mas o corpo está na sepultura. Nós não cremos em reencarnação, nós não queremos em aniquilamento, nós não cremos que a alma vai ficar purgando num lugar de sofrimento, nem cremos no sono da alma – nós cremos que quando uma pessoa morre a alma se desprende do corpo e vai já, imediatamente, desfrutar ou do céu ou sofrer no inferno.

Porém este corpo vai ressuscitar, e quando vai ressuscitar? Quando Jesus voltar. De que maneira vai ressuscitar é a pergunta que foi feita a Paulo, mas alguém dirá – como ressuscitam os mortos, em que corpo vem? Então Paulo vai explicar isso usando três figuras, três imagens, três símbolos. Primeiramente vai comparar o corpo da ressurreição com uma semente. Ele diz assim: Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer;
e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente. Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado.

Então vamos entender isso aqui, no corpo da ressurreição tem continuidade e descontinuidade. O que é continuidade? Se morrera o José da Silva, não vai ressuscitar o Antônio Pereira, vai ressuscitar José da Silva. Se morreu crente vai ressuscitar para ressurreição da vida, se morreu ímpio vai ressuscitar para ressurreição do juízo. A morte não muda ninguém, então não tem essa expectativa frustrada de que morreu e vai dar tudo certo, não. Morreu ímpio, vai ressuscitar para condenação, morreu salvo vai ressuscitar para bem aventurança eterna.

Mas como será esse corpo? Paulo vai dizer que é como a semente: se você plantar abacate você não vai colher manga, se você morreu o salvo você não vai ressuscitar para condenação. E aí ele compara o seguinte, olha aí comigo o que ele vai dizer no verso 42: Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Esse corpo nosso se corrompe, fica velho, fica cansado, fica doente, fica caquético; mas o corpo da ressurreição é incorruptível, ele não fica velho, ele não fica cansado, não fica doente, ele não vai ter defeito físico, é um corpo perfeito, semelhante ao corpo da Glória do Senhor Jesus.

Paulo diz mais: Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. ou seja esse corpo nosso é sujeito a desonra. Às vezes pessoas sofrem doenças crônicas que vão definhando o corpo, vão desfigurando o vigor do corpo, a beleza do corpo, e quantas pessoas morrem caquéticas, como que mirradas. E aquela semente é jogada na terra toda enrugada, mas ao ressuscitar vai ser um corpo de glória que vai brilhar como o sol no seu fulgor, é assim que a bíblia diz em Daniel capítulo 12.

Mas ainda, ele diz assim: Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Esse corpo nosso tem fraquezas, nós temos fraquezas físicas, nós temos fraquezas emocionais, nós temos fraquezas morais, nós temos fraquezas espirituais, mas o corpo da ressurreição será poderoso. Quando Jesus ressuscitou, por exemplo, ele entrava numa casa fechada sem abrir a porta. Ele saía de Jerusalém e aparecia lá na Galileia, mais de 100 km, sem precisar percorrer o trecho. Ele subiu aos céus com corpo físico, em glória,
porque o corpo da ressurreição é poderoso. Mas Paulo diz que: Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Não é que o corpo espiritual vai ser etéreo, mas ele está totalmente controlado pelo espírito. É assim que vai ser o corpo da ressurreição.

Mas agora Paulo vai usar outra figura, olha comigo no verso 39: Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes. O que ele está querendo dizer com isso? Será que Paulo está defendendo aqui a ressurreição de animais, de aves, de peixes? Claro que não! Mas imagine você comigo essa cena, você abre uma cova e sepulta um cachorrinho de estimação da família e daqui a cem anos a família vai sepultar na mesma cova um gatinho de estimação e daqui a cem anos vai vai sepultar na mesma cova um pássaro de estimação e daqui a outros cem ano vai sepultar na mesma cova o peixe do aquário, daqui a cem anos vai sepultar a pessoa, uma pessoa da família. Quando abre essa cova, depois de séculos, vai ter pó, pó e pó. Vai ter pó de animal vai ter pó de ave, vai ter pó de peixe, vai ter pó de homem, ser humano.

No dia da ressurreição vai estar tudo misturado. O que vai acontecer? Só Deus sabe distinguir o que é pó de animal o que é pó de ave, o que é pó de peixe, o que é pó de homem. Se ele criou do nada o universo, ele é poderoso para trazer o corpo da ressurreição do pó da terra, ou por exemplo daqueles que foram comidos por monstros marinhos ou bestas feras do campo, ou que foram incinerados por exemplo, do ataque das torres gêmeas no dia 11 de setembro de 2001, ali, temperaturas altíssimas de mais de três mil graus. No dia da ressurreição, o Senhor vai recolher, não importa onde, como, ou daqueles que foram incinerados, queimados. Deus é poderoso para trazer o corpo da ressurreição, não importa onde, como, de que forma, assim será o corpo da ressurreição.

Mas Paulo vai usar outra figura, a figura dos astros, lá no verso 40 ele diz: Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres. Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor. Assim também é a ressurreição do corpo. O que Paulo está dizendo? Que embora todos os que ressuscitarão para o céu, para a vida, a ressureição da vida, dos salvos, todos brilharão, todos terão corpo glorioso, mas nem todos terão um corpo glorioso na mesma proporção.

Uma é a glória do Sol, outra é a glória da lua, outra a glória das estrelas e até entre estrelas há diferença de esplendor – assim também será o corpo da ressurreição – e o que Paulo quer dizer com isso? Lá em Daniel 12.1-2 diz que aqueles que a muitos conduzirem à justiça brilharão como o firmamento em seu fulgor. Talvez Paulo esteja tratando e Daniel também esteja tratando daquilo que a bíblia chama de galardões. Muitos, diz a bíblia, que vão ser salvos mas não vão receber galardão, porque mesmo tendo edificado sobre o fundamento de Cristo, construíram com materiais perecíveis, de madeira, palha e feno, que ao ser provado pelo fogo vai virar fumaça, cinza. Mas quem construiu com materiais nobres, pedras preciosas, ouro e prata, esse vai receber galardão, diz a bíblia.

Então o corpo da ressurreição vai ser um corpo perfeito, vai ser um corpo glorioso. Por exemplo – pensa comigo – morreu uma criança no ventre da mãe, vai ser um feto glorificado lá no céu? Ou pensa comigo – um vovozinho de 100 anos que anda de bengala, vai ser um vovozinho de bengala lá no céu? Não, a Bíblia diz que o nosso corpo será perfeito como o corpo da ressurreição de Cristo, como o corpo da glória de Cristo. Vamos nos conhecer lá no céu? Mas é claro que vamos, é claro! Você já imaginou você morar com alguém por toda eternidade sem saber quem é? Agora conhecemos em parte, mas então conheceremos como também somos conhecidos.

Mas alguém diz: mas pastor e se eu não encontrar minha mãe ou meu pai ou meu filho, vai ser triste. Lá no céu não vai ter lembranças de coisas amargas, Deus enxugará dos nossos olhos toda a lágrima. O céu é a presença de toda alegria, de toda felicidade, de toda a plenitude, de gozo no Senhor. Então note isso: nós teremos um corpo perfeito que nunca vai ficar cansado, nunca vai ficar doente, nunca vai ficar velho, nunca vai ficar caquético. Posso lhe garantir duas coisas: o corpo da ressurreição não terá briga nem com espelho, nem com a balança – nós temos um corpo perfeito – este é o corpo da ressurreição.

Então eu quero dizer algo muito solene aqui a você: a morte não tem a última palavra, a morte foi vencida, o aguilhão da morte foi arrancado. A morte morreu com a morte de Cristo e com a ressurreição de Cristo, desta forma, se você está em Cristo você não morre eternamente, você não entra em juízo condenatório, você passou da morte para a vida e agora nós não temos medo mais da morte porque morrer para nós é lucro, porque morrer é deixar o corpo e habitar com o Senhor, é partir para estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.

Agora quando uma pessoa morre em Cristo ela já entra no gozo do Senhor. Quando Jesus voltar em glória, aquela alma que está glorificada com ele, volta com ele em glória, e o corpo que está no pó (porque foi feito o pó e é pó), vai se levantar do pó, uns para a ressurreição da vida e outros para ressurreição do juízo e então aquele corpo glorificado se une a alma glorificada e assim nós estaremos para sempre com o Senhor – que verdade bendita! Que consolo extraordinário!

Você pode desfrutar dessa certeza se agora mesmo você por sua confiança em Jesus e crer nele como seu Salvador pessoal. Ele é a ressurreição e a vida, se você crer nele você está seguro eternamente.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts