Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas.
Apocalipse 4:1
Os gregos olhavam para a história e diziam que ela é cíclica, ou seja, está dando voltas sem rumo, sem fim, sem ‘tellus’, sem consumação. Os existencialistas de forma pessimista olham para a história e dizem que ela está à deriva, que ela é um caminhão sem freios, ladeira abaixo, rumo ao desastre.
Nós porém, cristãos, nós cremos que a história é teleológica – em outras palavras: ela caminha para um ‘tellus’, para um fim, uma consumação. O livro de Apocalipse é um livro que muita gente tem medo de ler, outros acham que é complicado demais compreender, mas este livro – chamado Revelação – porque Apocalipse significa isso: Revelação, é como se Deus levantasse a ponta do véu e mostrasse para nós com cores vívidas e com voz eloquente o controle, a soberania de Deus na história.
Quando João escreveu este livro ele estava banido na Ilha do mar Egeu – a ilha de Patmos – uma espécie de colônia penal. A igreja estava sendo massacrada porque desde o incêndio de Roma, no ano 64, os cristãos começaram a ser crucificados, queimados vivos e jogados às feras. Quem governava o mundo nessa época era o Imperador Domiciano. A partir do ano 81 nessas alturas todos os apóstolos, exceto João, já estavam mortos e todos mortos pelo viés do martírio. João era o último representante do grupo apostólico e certamente quando ele foi banido para esta colônia penal a intenção do imperador era calar a voz do último Apóstolo e jogar uma pá de cal no cristianismo já tão massacrado e sofrido.
Quando todas as portas porém foram fechadas para João na Terra, Deus abriu-lhe uma porta no céu e diz: sobe para cá e eu te mostrarei não as coisas que talvez aconteçam, não as coisas que podem acontecer, eu te mostrarei as coisas que devem acontecer . Na verdade Deus está no trono porque quando João sobe e olha, ele vê alguém sentado no trono e ele não ousa descrever a pessoa de Deus a não ser revelando que ele no aspecto parece a pedras preciosas. seu trono é o Trono Excelso, ele está entronizado acima dos querubins num alto e sublime trono. Ele é adorado no trono, seu trono é trono de misericórdia e de justiça. Este livro de Apocalipse retrata a soberania de Deus porque das 67 vezes que a palavra ‘trono’ aparece no Novo Testamento, 46 estão no livro de Apocalipse, sendo 12 vezes apenas no capítulo 4 de Apocalipse, ou seja, este livro mostra que Deus reina, que Deus é soberano, que a história não está à deriva, que Deus é aquele que levanta reinos e abate reinos, coloca reis no trono e os faz apiar do trono.
O capítulo 5 de Apocalipse retrata que Jesus é o cordeiro de Deus, ele é a raiz de Jessé, ele é da tribo de Judá – o leão da tribo de Judá – que venceu para abrir o livro e desatar os seus selos. Porque João vê um livro de todo selado com sete selos, escrito por dentro e por fora, na mão daquele que está assentado no trono e ninguém foi encontrado o digno de abrir este livro nem mesmo de olhar para ele – nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra – em outras palavras, nem anjos, nem homens, nem demônios, tem a capacidade de abrir este livro que representa a história, dá significado a história, conduz a história a uma consumação.
E João chora muito porque não tem ninguém digno. Quando ele escuta uma voz de um ancião dizendo: Não chore João, eis que o leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, a raiz de Jessé, venceu para abrir o livro e desatar os selos. E então João vê o cordeiro de Deus que foi morto, mas está vivo pelos séculos dos séculos, Jesus Cristo nosso Senhor. Ele venceu, ele está no trono, ele sim está dando curso à história da humanidade, levando-a a uma consumação.
É por isso que nos capítulos de 4 a 7 você vai ver o chamados ‘Sete Selos’ sendo desatados e aí você vai ver o mundo perseguindo a igreja com a sua fúria, e você vai ver as guerras, as fomes, as tragédias, a morte. E aí você vai ver nos capítulos 8 a 11 as ‘Sete Trombetas’ que são juízo parcial de Deus ao mundo hostil, e essas trombetas são tocadas e atingem os mares, os rios, a terra, os astros, os homens. Muito daquilo que você atribui apenas à fenômenos da natureza, verdadeiramente são trombetas de Deus soando os ouvidos dos homens, chamando-os ao arrependimento.
É por isso que você verá nos capítulos 12, 13 e 14 de Apocalipse o levantamento do ‘Quarteto do mal’, o dragão, que é o diabo, satanás. No capítulo 12 a besta que surge do mar, que é o anticristo; a besta que surge da terra, que é o falso profeta. No capítulo 14 a grande meretriz, a grande Babilôni, é aquela que representa a falsa religião, o falso comércio, a falsa política, todo sistema que vai corromper os homens e que vai perseguir a igreja. É por isso que você vai encontrar os capítulos 15 e 16 de Apocalipse as sete taças da ira de Deus; Não agora parcialmente mais, mas o derramamento total da cólera de Deus, representando que agora não tem mais chance porque chegou o dia, o grande dia do juízo de Deus.
Mas você vai encontrar no livro de apocalipse nos capítulos 17, 18 e 19 a queda do Quarteto do mal, em ordem inversa. Capítulo 17 e 18 de Apocalipse falando da queda da Grande Babilónia, a meretriz, porque o diabo sempre quis imitar a Deus, porque Deus é o pai, o filho e o Espírito Santo. Ele vai querer fazer uma imitação grotesca da trindade com o diabo, o anticristo e, o falso profeta, porque Jesus tem uma noiva, à igreja ele vai querer também o simulacro disso, que a grande meretriz, que se embriagou com o sangue dos santos.
Mas agora a grande Babilônia está caindo. Agora no capítulo 19 você vê o anticristo e o falso profeta sendo lançados no Lago do Fogo. Você vê no capítulo 20 o diabo sendo lançado no Lago do Fogo. Você vai ver a cena do juízo final e vendo também o diabo sendo lançado no Lago do Fogo. Você verá também no capítulo 20 a morte sendo lançada no Lago do fogo, e dirá e verá mais: os livros sendo abertos – o grande dia do juízo, grandes e pequenos, todos estarão lá. Reis e vassalos, servos e chefes, ricos e pobres, doutores e analfabetos, religiosos e ateus, todos estarão lá para aquele grande dia do juízo.
Diz a Bíblia que os homens vão ser julgados segundo o que tiver escrito nos livros. Naquele dia testemunhos levantar-se-ão contra você no dia do juízo. Suas palavras, a Bíblia diz que você vai dar conta no dia do juízo por todas as palavras frívolas que você proferiu. Suas obras, aquilo que você fez e seu pai não viu, sua mãe não viu, sua mulher não viu, seu marido não viu, seus filhos não viram. Deus viu. suas omissões, se você sabe que deve fazer o bem mas não faz, nisso você está pecando, e mais, os seus pensamentos, o único tribunal que tem competência para julgar foro íntimo é o tribunal de Deus, ele vai julgar o segredo do nosso coração. Passam pela nossa cabeça mais de 10 mil pensamentos por dia. Quantos deles você teria vergonha de contar para o seu amigo mais próximo? Pois daquele grande dia do juízo Deus vai julgar o segredo do nosso coração.
É claro que por esses quesitos: palavras, obras, omissão, pensamentos, nenhum de nós poderá ser justificado. Em todos esses quesitos nós seríamos condenados. É por isso que um outro livro será aberto – o Livro da Vida. A Bíblia diz que se alguém não tem o seu nome escrito no Livro da Vida do cordeiro, esse será também lançado no Lago do Fogo. Mas como ter o nome no Livro da Vida? Todo aquele que crê em Jesus, todo aquele que recebe a Jesus como seu Salvador, o seu nome estará escrito no Livro da Vida. Esse não é lançado, esse entra nas bodas do cordeiro, esse entra para a grande festa da salvação, esse entra para grande recompensa que Deus dá a todos aqueles que creem no seu filho, esses entram para bem-aventurança eterna.
O livro de Apocalipse fecha suas cortinas dizendo que então haverá Novos Céus e Nova Terra e a Bíblia diz que Deus enxugará dos nossos olhos toda a lágrima, que não haverá luto nem pranto nem dor, porque as primeiras coisas terão passado. A Bíblia diz que nós estaremos com ele, reinaremos com ele, serviremos a ele por toda eternidade. Lá não vai ter doença, lá não vai ter pecado, lá não vai ter tristeza, lá não vai ter despedida, lá não vai ter escuridão, lá nós estaremos para sempre sempre com o Senhor por todo desdobrar da eternidade.
Sabe por quê? Por que Deus é soberano, ele não só disse, ele vai fazer, ele édigno de inteira confiança. Se hoje você colocar sua vida nas mãos de Deus, se você hoje entregar seu coração a Jesus você pode ter certeza de uma coisa – você já será mais do que vencedor – nada pode frustrar o plano de Deus, nada pode mudar os designos de Deus, o fim já está determinado, a história não está à deriva e as rédeas da história estão nas mãos do nosso glorioso Redentor. E você pode ter a convicção de que na caminhada da vida – todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. E quando a nossa jornada aqui terminar, nós estaremos com ele para sempre e sempre e sempre. Hoje você pode fazer a mais importante decisão da sua vida que entregar seu coração a Jesus, crer nele como seu Salvador e receber dele o presente da vida eterna.
Rev. Hernandes Dias Lopes