“Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.” Jó 42:10

A Bíblia nos trata e nos fala sobre a pessoa de Jó. Jó é um homem emblemático na Bíblia. O próprio Deus disse acerca dele: “não há ninguém na Terra semelhante a Jó, homem íntegro, reto, temente a Deus, que se desvia do mal”. E não obstante este homem ser um homem rico, e o mais rico do oriente, e não obstante este homem ter uma família bonita, unida, coesa, dez filhos, sete homens e três mulheres. A despeito deste homem ser amável com as pessoas carentes da época, órfãos e viúvas, servindo de pernas para o aleijado, de olhos para os cegos, de mão estendida para os necessitados, este homem foi golpeado nas 5 áreas mais importantes da vida.

A primeira área, foi área financeira, Jó sendo o homem mais rico do oriente foi à falência, seus negócios entraram em colapso e ele perdeu tudo o que tinha. Se não bastasse isso este homem sofre um golpe dramático porque ele sepulta os seus dez filhos em um único dia, vitimados por um acidente. O terceiro, este homem enfrenta o drama de uma enfermidade maligna que cobre o seu corpo de feridas do alto da cabeça a planta dos pés, ele se transforma numa chaga viva, numa ferida aberta. Quarto, este homem enfrenta um drama no casamento, porque no auge da sua dor, quando estava no fundo do poço, a sua mulher disse para ele “ainda conservas a tua integridade, Jó, amaldiçoa a Deus e morre”. Quando ele mais precisava de ajuda, a sua mulher o encoraja a blasfemar contra Deus e a morrer. Mas, finalmente, Jó enfrenta o drama dos amigos, que vem de longe para consolá-lo, mas interpretam mal a situação, e imaginam que Jó está sofrendo por algum pecado que ele teria cometido, e eles não só pensam isso, eles falam para Jó, acusando-o com libelos terríveis, chamando-o de ladrão, de adúltero, de louco, de ter roubado dos órfãos e das viúvas. Este homem, no auge da sua angústia, ergue aos céus 16 vezes a pergunta “porque? Porque meu Deus eu estou sofrendo, porque que a minha dor não cessa, porque que eu não morri no ventre da minha mãe, porque é que eu não morri ao nascer, porque é que o Senhor não me mata de uma vez”, e levantou ao céus 34 queixas contra Deus. A única resposta que ele encontrou foi o total silêncio de Deus, mas uma coisa esse homem não perdeu, a sua confiança em Deus, e ele arranca do peito como que um brado de esperança, quando diz: “mas uma coisa eu sei, é que o meu redentor vive e eu verei o meu redentor revestir este meu corpo de pele, eu verei o meu Redentor”.
Deus então se revela a ele, mostra Sua Majestade a ele. Jó diz agora: “eu sei que tudo podes e nenhum dos teus planos podem ser frustrados, eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem e eu me abomino no pó e na cinza”, mas diz Jó 42, versículo 10, que Deus restaurou a sorte de Jó quando este orava pelos seus amigos.

Até aquele momento Jó estava se defendendo, e quem se defende as vezes tem dor, tem mágoa. Deus está dizendo “oh meu filho saia dessa arena da defesa própria e entra na brecha da intercessão, porque você não pode orar por alguém e ter mágoa desse alguém ao mesmo tempo”, e nesse momento Deus restaura a sorte de Jó, Deus devolve tudo em dobro a Jó, Jó foi curado e ele viveu ainda mais 140 anos. Se Jó já era o homem mais rico do oriente agora ele recebe tudo em dobro e ele agora é duplamente o mais rico do oriente. Deus restaura as amizades de Jó, quando Jó ora pelos seus amigos, Deus restaura os seus amigos, e esses amigos que criticaram Jó, tiveram que voltar a Jó e reconhecer que Jó era um homem de Deus e mudaram de opinião a seu respeito.
Deus restaurou o casamento de Jó e sabe porquê? Porque Deus ainda hoje pega os cacos quebrados e faz um vaso novo. Talvez se Jó não fosse um homem de Deus ele teria desistido do seu casamento, mas Deus restaurou por completo, porque Deus é o Deus que cura as feridas, Deus é o Deus que restaura as emoções, Deus é o Deus que renova os sonhos, Deus é o Deus que refaz a vida, Deus é o Deus que restitui a alegria da vida conjugal, e restaura o casamento.

Mas finalmente, Deus deu para Jó mais dez filhos, agora Jó tem 10 filhos do céu, agora Jó tem 10 filhos na terra, Deus restaurou completamente. Talvez você esteja vivendo uma fase difícil da vida, talvez você tenha perdido seus bens nessa pandemia, seus negócios, sua empresa, talvez você esteja com a saúde abalada, talvez você enfrentou desses mais de 130 mil pessoas que foram vitimadas pelo Covid ou com o Covid e você é uma dessas famílias enlutadas, talvez você esteja enfrentando o drama do luto, do casamento desfeito, ou talvez de amigos que se voltaram contra você. Pois hoje Deus pode restaurar também a sua vida, restaurar também a sua sorte, curar as suas feridas, enxugar as suas lágrimas, trazer esperança para você, recomeçar a vida, recomeçar a jornada. Com Deus tem saída, talvez você tem flertado até mesmo uma ideia de suicídio pensando que não tem mais jeito, você chegou no fim da linha, no fim do túnel, no fundo do poço, eu quero dizer para você que com Deus tem esperança, tem cura, tem restauração, tem consolo, tem futuro brilhante, tem vida nova, não desista! Você pode olhar agora para o Deus da restauração e ele fazer um grande milagre também na sua vida, como fez na vida de Jó.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts