Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.

Filipenses 4:6-9

A ansiedade atinge pessoas de todas as faixas etárias, de todos os extratos sociais, de todos os credos religiosos. A ansiedade é considerada como mal deste século. A palavra ansiedade significa estrangulamento, puxar em direção oposta e asfixiar. Nós vivemos num mundo complexo, de muitos dramas, sejam pessoais, sejam familiares, sejam problemas da coletividade. Vivemos pressões externas e temores internos. Estamos saindo graças a Deus de uma terrível pandemia que assolou as nações deixando uma dramática perda não só de problemas econômicos pras nações, mas de mais de seis milhões de vidas preciosas ceifadas.

Não bastasse essa crise medonha que mexeu com a agenda do mundo, que abalou os alicerces da política, da ciência e da economia trazendo pra todos nós temores, atingindo muito de perto cada um de nós. Vivemos agora mais um outro drama que é a carranca da guerra, da invasão militar, com ameaça até mesmo de uma terceira guerra mundial. Se não bastasse tudo isso, estamos como que encurralados, ameaçados por ideologias perniciosas, perigosas, às vezes sutis, mas perversas que tentam minar os valores e os pilares que sustentaram a sociedade e a família dentro da cosmovisão ético-cristã, judaico-cristã.

Tudo isso produz no nosso coração ansiedade – é ansiedade do pai, da mãe, do marido, da esposa, dos filhos, das crianças, dos adolescentes, da terceira idade. Tudo isso vai mexendo com o nosso emocional, com o nosso psicológico, gerando dentro de nós esta instabilidade emocional. A grande questão é, tem jeito de vencer isso? Tem como enfrentar ansiedade e enfrentar vitoriosamente?

Bom, é sobre este assunto que eu quero tratar com você. O apóstolo Paulo escrevendo a sua carta aos Filipenses diz assim no versículo 6: não andeis ansiosos por coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus que excede todo entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Vamos parar um pouquinho aqui. Paulo está dando uma ordem: não andeis ansiosos. Ele coloca o limite desta orientação – de coisa alguma. Como se resolve isso? Ele diz, em tudo, porém, em tudo, não é em algumas coisas, em tudo, porém sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições pela oração, pela súplica, com ações de graças. Vamos entender aqui.

A palavra orações aí, ou oração, é um termo correlato a adoração, então Paulo está falando de três coisas: Você vence a ansiedade com adoração, com súplica ou petição e com ações de graças. Então me permita esclarecer qual a diferença entre adorar a Deus e dar graças a Deus? Você adora a Deus por quem Deus é e você dá graças a Deus pelo que Deus faz. Como é que você vence a ansiedade? Você vence a ansiedade quando você reconhece quem é Deus e enaltece suas virtudes, seus atributos. Este Deus que é auto-existente, imenso, infinito, eterno, imutável, onipotente, onipresente, onisciente, transcendente, soberano, este Deus que está no trono, este Deus que governa o universo, esse Deus que tem as rédeas da história em suas mãos, este Deus que conhece cada fio de cabelo da sua cabeça, cada célula do seu corpo e tem a sua vida nas suas poderosas mãos. Deus cuida de você ele é seu pai ele ama você se importa com você, então comece a adorar a Deus.

Segundo, você pode chegar a ele porque ele é seu pai, colocar suas lutas, suas dores, suas necessidades, suas angústias, seus medos, sua ansiedade, põe tudo isso aos pés do Senhor, mas você vai vencer ansiedade quando você para de olhar pra vida com os óculos escuros do pessimismo e começa a olhar aquilo que Deus já tem feito de coisa boa na sua vida e começa a dar graças. Nós estamos num ano ainda de pandemia você está vivo, gente melhor do que você e eu partiu. Olha pra vida, você tá vivo. Possivelmente você tem um teto pra morar, você tem uma cama pra dormir, você tem uma mesa com pão sobre a mesa, você tem pernas que se movimentam, você tem braços que trabalham, você tem olhos que enxergam, você tem ouvidos que escutam, você tem um coração batendo em seu peito regando o seu corpo com sangue, você tem um estômago que tritura os alimentos e traz força e energia pro seu corpo, você tem rins que filtram as impurezas do seu corpo, você é uma máquina milagrosa criada por Deus.

Comece a agradecer, a vida que você tem, a casa que você tem, a família que você tem, os amigos que você tem, a pátria que você tem e quando você começa a ver as coisas boas e começa a dar graças a Deus, a ansiedade vai sendo empurrada e levada embora da sua vida. O verso 7 diz: e a paz de Deus que excede todo entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Isso significa que a palavra guardará aí do texto é montar guarda, montar sentinela ao redor do seu coração e da sua cabeça isso porque a ansiedade é um sentimento errado, é um pensamento errado. Quando você ora corretamente então a ansiedade vai embora e Deus manda uma soldadesca celestial pra guardar a sua cabeça e o seu coração, a sua razão e a sua emoção pra que a nunca mais se instale e se assente no trono da sua vida.

Como é que você vence ansiedade? Não apenas orando corretamente, mas em segundo lugar, pensando corretamente. No versículo 8, Paulo diz assim: finalmente irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento. A vitória ou a derrota está aqui nesse território -pensamento. A Bíblia diz assim, como o homem pensa, assim ele é. Se você por na sua cabeça que você é um fracassado, um derrotado, que nada dá certo, que nada vai pra frente, que você não consegue, que não adianta lutar, que não adianta crer, que não adianta se empenhar, que não adianta lutar pela sua vida, pelo seu casamento, pelos seus filhos, pela sua família, pelo seu futuro, você vai jogar a toalha. Você vai entregar os pontos. Você vai se capitular. Então ponha na sua cabeça as verdades de Deus, as promessas de Deus, aquilo que vai sustentar você, que vai levantar você, que vai dar razão pra você viver. Pense corretamente, não entulhe a sua mente com notícias ruins, com mensagens enviesadas com fakenews, ponha na sua mente aquilo que edifica, que constrói, que abençoa que alegra, que dá razão pra você viver.

Mas em terceiro lugar como é que você pode vencer ansiedade? Primeiro, orando corretamente; segundo, pensando corretamente; terceiro, agindo corretamente. Veja comigo o versículo 9: o que também aprendestes e recebestes e ouvistes e vistes em mim, isso praticai, e o Deus da paz será convosco. Sabe oque que Paulo tá ensinando? Não basta você saber? É preciso colocar em prática. Eu posso ser um grande teórico e ter todas as informações e ter todas as ferramentas e ter toda a instrução, mas se eu não coloco isso em funcionamento, em exercício, na prática, nada vai resolver. Não basta saber, é preciso praticar. Ele diz que não só a paz de Deus guardará o coração e a mente, mas o próprio Deus da paz virá pra caminhar conosco. Então você precisa tirar essa mochila pesada das suas costas e colocá-la aos pés do senhor Jesus. Você precisa ser liberto desta ansiedade que fica fazendo você roer as unhas, esfregar as mãos e se sentir derrotado antes mesmo de começar a luta. Ansiedade é inútil, inútil. Por mais ansioso que você esteja, disse Jesus, você não pode acrescentar um côvado à sua existência. Na verdade, a ansiedade é prejudicial. Você não melhora sua performance ficando ansioso hoje pra enfrentar os possíveis problemas de amanhã.

Aliás, estatisticamente, 70% dos assuntos que nos deixam ansiosos nunca vão acontecer. A gente sofre desnecessariamente. Então, põe a sua ansiedade aos pés do senhor Jesus, ele tem cuidado de você. A ansiedade é um ato de incredulidade. Os gentios que não conhecem a Deus é que se preocupam com todas essas coisas, disse Jesus: que comeremos que viveremos com que nos vestiremos. Vós deveis buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas. Quem sabe você até hoje tem sido uma vítima desta deste estrangulamento da ansiedade. Quem sabe você tem vivido debaixo deste peso, desta canga desta mochila pesada e você tem ficado abatido, entristecido, acuado profundo sentimento de fracasso e derrota. Hoje Deus desafia você pela sua palavra a orar adorando a Deus, suplicando a Deus e dando graças a Deus.

Deus desafia você hoje a mudar a sua mente, a ter a mente de Cristo, pensar nas coisas lá do alto e alimentar sua mente com coisas boas, com a palavra de Deus, com as promessas de Deus. Deus desafia você pela sua palavra hoje a agir corretamente, a praticar o que é certo, a fugir de práticas erradas e a colocar sua vida alinhada com a boa agradável e perfeita vontade de Deus. O resultado é que você vencerá a ansiedade e a paz de Deus, em morar no seu coração e na sua mente e você andará com o Deus da paz.

Rev. Hernandes Dias Lopes