Vencendo o medo

Home / Mensagem / Vencendo o medo

criançachorandoO medo é um sentimento universal e democrático, o medo alcança pessoas de todos os estratos sociais, de todas as camadas econômicas, de todas as faixas etárias e de todos os credos religiosos. É impossível passar por este mundo sem enfrentar a carranca do medo. Tem gente que tem medo de luz, tem gente que tem medo de escuro, tem gente que tem medo de lugares abertos, tem gente que tem claustrofobia e tem medo de lugares fechados, tem gente que tem medo de se casar, tem gente que tem medo de ficar solteira, tem gente que tem medo da vida, tem gente que tem medo da morte. Quais são os seus medos? O que é que tira a sua paz? O que é que roubou seu sono? O que é que perturba sua alma? Quais são os seus medos? A questão não é: o que é que nos coloca diante de uma situação de insegurança, porque temos medo de tudo aquilo que não temos segurança, que não administramos, a questão é: como vencer o medo? Eu não sei se você já tinha essa informação, mas a ordem mais repetida em toda a bíblia é esta: “não temas”, “não tenha medo”. Isso porque Deus nos criou e Deus nos conhece, Deus sabe quão frágeis nós somos, quão vulneráveis nós somos, quão suscetíveis nós somos aos muitos medos e fobias. Agora a questão é: “como vencer o medo?”. O profeta Isaías ao escrever o capítulo 43 do seu livro, ele trata desta matéria, ele trata deste assunto, e ele diz assim: “mas agora, assim diz o Senhor que te criou, que te formou, que reuniu, que chamou pelo nome, não tenhas medo, não tenhas medo. Quando passares pelas águas, eu serei contigo, quando passares pelo fogo, a chama não arderá em ti, quando passares pelos rios eles não te submergirão, porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador, visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, eu te amei, não tenhas medo, portanto”.

Há aqui alguns elementos fundamentais para você vencer o medo em sua vida, a primeira coisa que texto diz é que você não precisa ter medo porque Deus criou você. Você não é produto do acaso, você não é um cochilo da natureza, mesmo que seus pais não tenham planejado seu nascimento, Deus planejou, Deus criou você e criou você à sua imagem e à sua semelhança. Você tem muito valor por causa da sua origem, foi Deus quem criou você, você não é uma verruga pestilenta que traz incômodo ao mundo. Não! Deus criou você! Você tem valor aos olhos do Deus eterno.

Segundo, o texto diz: “não tenhas medo porque Deus te formou”. E deus te formou de modo assombrosamente maravilhoso, Deus viu a sua substância ainda informe no ventre de sua mãe, Deus deu a você a bênção de ser um ser complexo, e ao mesmo tempo simples. Você tem dentro do seu corpo mais de 60 trilhões de células vivas. Em cada uma dessas células você tem um metro e 70 centímetros de fita de DNA, onde estão gravados e computadorizados todos os seus dados genéticos. Se você espichar a fita de DNA do seu corpo, você tem 102 trilhões de metros de fita de DNA,102 bilhões de quilômetros de vida de DNA, onde estão gravados e computadorizados todos os seus dados genéticos: a cor dos seus olhos, a cor da sua pele, o seu temperamento. Deus formou você de forma assombrosamente maravilhosa.

Terceiro, como é que você vence o medo? Você vence o medo quando você entende a verdade que Deus te remiu, te comprou, Jesus Cristo veio ao mundo para comprar você com seu sangue. Isto é redenção, e significa que Deus comprou você não com o ouro, não com prata, mas com o precioso sangue do seu Filho. Não tem verdade que traga mais paz e segurança para o nosso coração do que saber que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados, para nos dar a vida eterna. Você saber que Deus remiu você, comprou você, resgatou você.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

E agora, em quarto lugar, você é propriedade exclusiva de Deus. Deus te chamou para ele e você é dele, você é propriedade exclusiva dele, você tem um altíssimo valor, porque Deus criou você, porque Deus remiu você, porque Deus chamou você, porque você é propriedade exclusiva de Deus.

Mas o fato de você ser criado, formado, remido, chamado e possuído por Deus, não isenta você das lutas da vida, das intempéries da jornada, das crises existenciais naturais a todo ser humano, por isso o texto prossegue e diz o seguinte: “quando passares pelas águas”; ele não diz: se passares, diz quando passares; vamos passar sim por águas turbulentas, por mares revoltos, por crises na vida. Quando passares pelo fogo; tem fornalha sim, tem deserto sim, tem vale sim, tem luta sim, mas quando passares, não precisarás ter medo. Sabe por quê? Não porque o problema não existe, não porque você é um gigante, mas é porque Deus está do teu lado. Deus é o nosso refúgio, Deus é o nosso abrigo no temporal, Deus é aquele que nos toma pela mão e nos fortalece para prosseguirmos vitoriosamente, apesar das circunstâncias adversas.

Você não precisa ter medo, você pode vencer o medo, quando você entende que Jesus Cristo prometeu para você e para mim: “eis que eu estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos”. Ele é o todo-poderoso Deus, e tendo ele ao nosso lado, nós não precisamos nos render ao medo. Ele é maior do que os nossos problemas, ele é maior do que os nossos medos, ele é maior do que os nossos temores, ele nos toma e nos carrega em seus braços eternos, ele alivia a nossa dor, ele perdoa o nosso pecado, ele restaura a nossa sorte, ele nos toma pela mão e nos guia com seu conselho eterno até nos receber na glória.

“Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti” Isaías 43.1-3

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
bibleesperança2