Tão grande salvação

Home / Mensagem / Tão grande salvação

cross-2303388_1920O apóstolo Paulo estava preso em Roma quando escreve a sua carta aos Efésios; esta é uma das mais belas cartas escritas pelo apóstolo. Depois de mostrar para nós o soberano propósito de Deus na nossa salvação, quando o pai nos escolhe, o filho nos redime, o Espírito Santo aplica a obra da redenção, depois de orar para que Deus fortaleça igreja, agora Paulo vai contar pra nós como é que foi esta gloriosa obra da redenção; quando Deus nos deu vida, estando nós mortos dos nossos delitos e pecados. Estávamos mortos, estávamos condenados, estávamos depravados, éramos escravos do diabo, do mundo, da carne. Mas Deus, por causa do seu grande amor com que nos amou, ele enviou o seu filho, seu único filho, Jesus Cristo, para ser o nosso representante, o nosso fiador, o nosso substituto, o nosso redentor. E então, o apóstolo Paulo, no capítulo dois, versos 8 a 10, vai mostrar para nós esta tão grande salvação quando ele diz: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas”.

Há aqui três verdades que eu quero destacar: primeira verdade, a causa meritória da nossa salvação; pela graça sois salvos, o que significa isso? Significa que a salvação não é uma obra que nós realizamos para Deus, mas uma obra que Deus realizou por nós, por meio do seu filho. Salvação não se adquire por méritos humanos, salvação é um presente gratuito de Deus. Não que seja barato, custou muito caro, custou a vida do próprio filho de Deus; a Bíblia chega dizer que Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras; quando ele foi para cruz, ele foi carregando o nosso pecado, e naquele momento ele foi feito pecado, e como o salário do pecado é a morte, a lei exigiu que ele morresse; ele morreu em nosso lugar, em nosso favor, pagando a nossa dívida, para nos dar a vida eterna. De tal maneira, que a graça é aquilo que eu de fato recebo, mas eu não mereço. Deixa eu ilustrar isso para você: um professor que tinha na sua classe um aluno muito pobre; um dia o professor resolveu comprar roupas, calçados, material escolar, e levar para aquele menino no alto de um morro. Quando o professor estava subindo, o menino, não sabendo para quem eram os presentes, deu uma pedrada nesse homem, nesse professor, e saqueou os presentes. O homem foi ferido, foi para o hospital, depois que ele melhorou, foi à loja de novo, comprou novas roupas, novos calçados, novos materiais e subiu o morro outra vez, e chegou à casa daquele menino, bateu à porta e disse: “esses presentes”, disse ao pai do menino, “são para o seu filho”. O pai, com uma consciência pesada, respondeu ao professor: “meu filho não merece esses presentes, foi meu filho quem deu aquela pedrada no senhor”. O professor respondeu: “o seu filho não merece, mas o seu filho precisa”. Esta é a graça de Deus destinada a você e a mim; nós não merecemos, mas Deus nos deu gratuitamente a salvação, a vida eterna, e de graça, esta é a causa meritória da nossa salvação.

0647 - Tão grande salvaçãoA segunda verdade que esse texto nos ensina é a causa instrumental da nossa salvação. Paulo diz assim: “pela graça sois salvos mediante a fé”; ou seja, quando é que você é salvo? É quando você crê no filho de Deus. Jesus disse: “em verdade, em verdade vos digo, quem crê em mim tem a vida eterna”. Não é pelas obras que você é salvo, não é pelos méritos pessoais que você é salvo, não é pelo batismo que você é salvo, não é pelos sacrifícios que você faz em nome de Deus que você é salvo, não é por qualquer obra que você faça, ou por pertencer a esta ou aquela igreja que você é salvo. Você é salvo quando você crê em Jesus Cristo, quando você confia no filho de Deus, quando você transfere a sua confiança de quem é você, o que você faz, dos supostos merecimentos que você tem, das obras que você realiza para confiar exclusiva e unicamente na pessoa de Jesus Cristo, o único mediador entre Deus e os homens, o único nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Quando você crê no filho de Deus, então você recebe a vida eterna, o perdão dos seus pecados, a salvação.

Mas há uma terceira verdade nesse texto: primeira, essa salvação é tão grande por causa da sua causa meritória, a graça; segundo, por causa da sua causa instrumental, a fé; mas em terceiro lugar, essa salvação é tão grande por causa das suas consequências. E agora Paulo diz assim: “não de obras, para que ninguém se glorie, pois fomos feito feitura dele, criados em Cristo Jesus para as obras”. Você não é salvo pelas boas obras, mas você é salvo para as boas obras; as boas obras não são a causa da sua salvação, as boas obras são o resultado da sua salvação, você não pratica boas obras para ser salvo, você as pratica porque já foi salvo, pela graça mediante a fé, de tal maneira que, quando eu pratico boas obras, não faço isso para alcançar a salvação, eu faço isso para agradecer a Deus pela salvação que ele me deu de graça, mediante a fé em Cristo Jesus.

A maneira de você provar que você é uma pessoa salva, é você praticar boas obras, porque a fé sem as obras, diz a Bíblia, é morta; quando você crê, você demonstra isso através de uma vida transformada, através da prática de boas obras. Tão grande salvação; Você já foi salvo? Você já tem segurança, certeza da vida eterna? Você já tem alegria da vida eterna? Esta é a maior decisão da vida, uma decisão de consequências eternas. Você pode ter saúde, você pode ter família, você pode ter dinheiro, você pode ter sucesso, você pode ter fama, mas se você não tem a vida eterna, a sua vida é vazia e incompleta; a salvação foi preparada para você e oferecida a você gratuitamente, creia em Jesus e você será salvo.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas” Efésios 2.8-10

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
0647 - Tão grande salvação