Providência carrancuda, face sorridente

Home / Mensagem / Providência carrancuda, face sorridente

cadeiasHá momentos na vida em que a circunstância à nossa volta é tenebrosa, parece que uma tempestade desaba sobre a nossa cabeça; os nossos sonhos, que alimentamos com tanto carinho, parece que estão sendo minados e devastados por uma furiosa tempestade. Eu queria tratar desse assunto com você, porque ainda que as circunstâncias sejam tão difíceis, tão amargas, tão dolorosas, Deus nunca perdeu o controle da sua vida. Ainda que as pessoas falem mal de você, faça um mal a você e intentem destruir você, isso não afeta, não atinge o propósito perfeito de Deus na sua vida. Para expor para você este tema, face sorridente a despeito de uma providência carrancuda, eu trago à sua memória esclarecida, a história de José do Egito.

E diz a Bíblia aqui, que os seus irmãos invejaram José, odiaram José, não falavam mais com José, tinham ciúmes dele; mas a despeito disso, diz o texto, Deus era com ele. Deus é com você, mesmo que os problemas estejam aí, que a doença chegue, que a perseguição chegue, que é inveja chegue, que a conspiração das pessoas que estão à sua volta cheguem, mesmo que alguém da sua própria casa intente o mal contra você, a circunstância é carrancuda, mas a face é sorridente, porque Deus está com você. O fato de Deus estar conosco não nos isenta das lutas, das provas, dos vales, das tempestades. Diz a Bíblia que quando José foi visitar seus irmãos, lá no campo, a pedido de Jacó, seu pai, seus irmãos conspiraram contra ele, jogaram numa cacimba, porque o propósito deles era matar José. Depois, descobriram que podiam fazer uma coisa melhor, fazer dinheiro com ele, e venderam José que tinha apenas 17 anos; uma caravana que passava rumo ao Egito, como escravo; e esse menino é odiado da sua família, é tratado como mercadoria barata, elevado como escravo para o Egito.

Chega lá, ele é revendido, mas diz a Bíblia que a despeito dessa circunstância carrancuda, Deus era com ele. Deus abençoou José na casa de Potifar, abençoa a casa de Potifar através de José. De repente, a sua patroa bota os olhos nele e diz para ele: deita-te comigo, e José recusou: uma, duas, tantas vezes, que todo dia ela falava isso pra ele; até que um dia ela agarra nas vestes de José, e José prefere fugir, ficando exposto àquela situação, e ela acusa José, inverte a situação como se José que tivesse atacado, e José é jogado numa cadeia, numa prisão imunda, numa masmorra; mas Deus era com José. A providência carrancuda, mas a face era sorridente.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Diz a Bíblia que José passa dos 17 aos 30 anos experimentando essa providência carrancuda, até o dia, diz o texto, que Deus o livrou de todas as suas tribulações. Calma, aquiete o seu coração, talvez você esteja passando por lutas há anos, mas todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus; os planos de Deus não podem ser frustrados, a providência carrancuda é verdade, mas a face de Deus é sorridente. Deus está no controle e ele está trabalhando, não contra você, está trabalhando por você. Não há Deus como o nosso, que trabalha para aqueles que nele esperam. Deus tira José da prisão e faz José governador do Egito. José vai ser o homem que vai interpretar o sonho de faraó, mostrando o que Deus haveria de fazer nos anos seguintes: sete anos de fartura, sete anos de crise, de fome. E José vai ser o administrador para juntar muitos mantimentos nos celeiros do Egito, para que o Egito pudesse abastecer os povos famintos da terra. É desta maneira que Deus promove José, depois de uma providência carrancuda.

O que é que acontece? Os irmãos de José foram os instrumentos para levar José para o Egito, e José foi instrumento para levar a sua família para o Egito; para quê? Para vingar-se dela? Para punir seus irmãos? Não! Diz a Bíblia que José leva sua família para o Egito, coloca sua família na melhor terra do Egito, que José sustenta seus irmãos pagando o mal com o bem. Cuidado para você não tentar se vingar das pessoas que falam mal de você! Cuidado para você não fazer o mal das pessoas que prejudicaram você! Cuidado pra você não pagar o mal com o mal! José nos ensina que devemos pagar o mal com o bem; ele diz para seus irmãos: vocês intentaram o mal contra mim, mas Deus o transformou em bênção, para a preservação da própria vida de vocês.

Entenda uma coisa, quem está no controle é Deus, quem dirige a história é Deus, as rédeas da sua vida estão nas mãos de Deus, você não enxerga no escuro, você não enxerga na curva, você não sabe o que está lá no final, mas Deus tem um plano perfeito, e Deus está trabalhando essas circunstâncias, ainda que carrancudas, para mostrar pra você a sua face sorridente. Descanse em Deus, aquiete o seu coração, pare de murmurar, pare de reclamar, pare de se insurgir contra as pessoas que estão falando mal de você, fazendo mal pra você; estas circunstâncias difíceis não frustram os planos de Deus na sua vida. Coloque o seu coração em Deus, seja fiel a Deus, seja na adversidade, seja na prosperidade, porque Deus está trabalhando para que todas as coisas cooperem para o seu bem, para que você seja parecido com Jesus; porque este é o grande projeto de Deus na sua vida.

“Então lhe deu a aliança da circuncisão. Assim, Abraão gerou Isaque e o circuncidou no oitavo dia; e Isaque gerou Jacó, e Jacó gerou os doze patriarcas. Os patriarcas, invejosos de José, venderam-no para ser levado para o Egito. Mas Deus estava com ele 10 e o livrou de todas as suas aflições, concedendo-lhe também graça e sabedoria diante de Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador daquela nação e de toda a casa real”. Atos 7.8-10.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
Clique e assista ao vídeo desta mensagem!Clique e assista ao vídeo desta mensagem!