Ponto não, vírgula!

Home / Mensagem / Ponto não, vírgula!

estrada2Talvez você esteja vivendo um dos momentos mais difíceis da sua história, talvez você esteja aí encurralado por circunstâncias completamente adversas e você se vê num beco sem saída, você não vê uma luz no fim do túnel, você não vê nenhuma janela de esperança aberta para a sua vida, talvez você também já foi tentado a colocar um ponto final na sua história dizendo: acabou, não tem mais saída, não tem mais chance, não tem mais esperança pra mim. Mas quando você pensar que chegou o fim, e quando você for tentado a colocar um ponto final, coloque apenas uma vírgula, porque o último capítulo da sua vida ainda não foi escrito, e último capítulo da sua vida vai ser escrito por Deus, e Deus pode reverter o cenário mais sombrio da sua história e abrir para você a porta da esperança.

O texto que nós estamos tratando, Rute capítulo primeiro, registra a história de uma família, uma história dramática. Esta família: Elimeleque, Noemi, Malom e Quiliom, moravam em Belém no tempo dos juízes, um dos tempos mais turbulentos da história de Israel. Eles enfrentaram algumas crises terríveis: primeiro, a crise da fome; segundo, a crise do desterro; tiveram que sair da sua terra, da sua cidade, buscar refúgio noutros horizontes e foram para Moabe, tentando encontrar sobrevivência, encontraram a doença, procurando horizontes da vida, encontraram a morte. Ali em Moabe Noemi enterrou seu marido, ficou viúva, e seus dois filhos se casaram com mulheres moabitas, mas os seus dois filhos também morrem nessa terra estrangeira; agora Noemi está velha, viúva, pobre, desamparada em terra estrangeira.

É nesse momento que ela escuta que Deus visitou a sua terra, dando pão à casa do pão, porque este é o significado de Belém. E ela resolve voltar, suas duas noras que também eram viúvas voltam com ela, mas no meio do caminho Noemi disse para elas: voltai filhas minhas às suas famílias respectivas e aos seus deuses; já estou velha demais para ter filhos e ainda que eu estivesse hoje, vocês não esperariam que eles crescessem para casar com vocês e suscitarem a descendência. A minha vida acabou, eu não tenho mais futuro e não tenho mais esperança, eu estou colocando um ponto final na minha história. Noemi nem sabia de uma coisa, que o capítulo mais emocionante da sua vida estava pela frente. Uma das noras volta à sua família e aos seus deuses, mais Rute se apega ela e diz a ela: onde quer que tu fores irei eu, onde quer que pousares, ali pousarei eu, o teu Deus é o meu Deus, o teu povo é o meu povo, faça-me Deus o que me aprouver se não a morte me separar de ti, e se apegou ela. E diz a Bíblia que esta mulher vai para Belém com a sua nora, e quando chega lá as mulheres ficam consternadas por ver o seu drama, e ela diz para as pessoas, eu não quero ser chamada de Noemi mais, Noemi significa feliz, chamai-me Mara, porque Deus me tem dado grande amargura, o Deus todo poderoso descarregou sobre mim a sua mão, a minha vida acabou, eu não tenho mais sonho, eu não tenho mais futuro, eu não tenho mais amanhã, a esperança morreu no meu coração.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas Deus estava através daquele drama, daquela providência carrancuda, mostrando a sua face sorridente. E Rute conheceu o resgatador da família, um parente da família de Noemi, um homem fazendeiro, rico, próspero, um homem abençoado, se casou com Rute, ela teve um filho, suscitando a descendência legítima ao filho de Noemi, e esse menino foi chamado de Obede, que foi o pai de Jessé, que foi o pai do grande rei Davi, o maior rei de Israel, tipo do Messias. Noemi pensou que a história dela tinha acabado, e a história dela entrou para a família do messias, a genealogia de Jesus. Eu quero dizer para você que está passando um momento difícil na vida, que Deus é poderoso para reverter a situação mais amarga da sua vida, na melhor e mais sorridente história da sua jornada. Deus é poderoso para enxugar suas lágrimas, Deus é poderoso para arrancar você desse poço escuro de desespero e desesperança, Deus é poderoso para suscitar da sua descendência alguém que vai ser uma benção para a história da humanidade. Não jogue a toalha, não entregue os pontos, não desanime, não ponha um ponto, ponha apenas uma vírgula, Deus está trabalhando não contra você, Deus está trabalhando por você, não há Deus como o nosso, que trabalha para aqueles que nele esperam. Com Deus há esperança, ele reverte as situações difíceis, ele transforma vales em mananciais, choro em alegria, derrota em vitória, fracasso em triunfo. Ponha os seus olhos em Deus, porque o melhor está por vir, Deus pode mudar sua história, Deus pode mudar sua sorte, Deus pode transformar o seu coração, Deus pode trazer alegria para sua alma, Deus pode trazer vida para o cenário de morte que você está vivendo.

Hoje é o momento de você conhecer a Cristo, ele é o nosso resgatador, ele é aquele que traz esperança para a nossa vida. O filho de Deus veio ao mundo, morreu pelos nossos pecados, ressuscitou gloriosamente, ele está à destra de Deus, intercedendo por nós e vai voltar com grande glória e poder. A nossa esperança não está nesse mundo, não está na política, não está no dinheiro, não está no sucesso profissional, nem mesmo nos homens, a nossa esperança está em Deus. Deus é poderoso para nos tomar, para nos perdoar, para nos levantar, para nos salvar, para nos instrumentalizar para sermos uma bênção para a história. Então, não desanime, não desista, olhe para cima, olhe para Deus, confie nele e ele é poderoso para mudar a sua história, como mudou a história de Noemi. Não ponha um ponto, ponha apenas uma vírgula. Deus ama você, mesmo que a providência seja carrancuda, a face de Deus é sorridente em sua história.

“Porém ela lhes dizia: — Não me chamem de Noemi, mas de Mara, porque o Todo-Poderoso me deu muita amargura. Quando saí daqui, eu era plena, mas o SENHOR me fez voltar vazia. Por que, então, querem me chamar de Noemi, se o SENHOR deu testemunho contra mim e o Todo-Poderoso me afligiu?” Rute 1.20-21

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts
handcuffs-921290_1920Clique e assista ao vídeo desta mensagem!