Pais convertidos aos filhos

Home / Mensagem / Pais convertidos aos filhos

pais convertidosAlvin Toffler, um dos grandes escritores do século 20, no seu livro: “A terceira onda”, disse que o maior problema do mundo é o problema da família. Este é o problema que ocupa o primeiro lugar no nosso coração, porque é na família que nós celebramos as nossas maiores alegrias e é na família que nós choramos as nossas lágrimas mais amargas; é na família que nós conquistamos as maiores vitórias e é na família que nós sofremos os golpes mais dolorosos das fatídicas derrotas. Um dos grandes dramas da família é a relação dos pais com os filhos.

Talvez a mais árdua missão que Deus nos deu é a missão da paternidade; há muitos homens que conquistam consagradoras vitórias fora dos portões, e que sofrem acachapantes (esmagadoras) derrotas dentro de casa; que têm sucesso na vida profissional, mas que perdem os seus filhos; há aqueles que constroem o seu sucesso sobre os escombros da família. Hoje eu quero conclamar você a pensar sobre isso, a reordenar as prioridades na sua vida, porque nenhum sucesso que você tenha vale à pena se o preço a pagar é a perda da sua família. Você pode ser um homem rico, você pode ser um homem famoso, você pode ter muitas medalhas de honra ao mérito, você pode granjear um nome que se destaca nas folhas dos jornais, das revistas mais concorridas, mas se você está perdendo dentro do seu lar os seus filhos, essa vitória tem sabor de enxofre; estas conquistas serão consumadas derrotas, porque seus filhos são o maior bem que você possui. A herança que você tem não são as casas, ou apartamentos, ou sítios, ou fazendas, ou carros, ou dinheiro que você tem no banco. A sua verdadeira herança, aqui neste mundo, são seus filhos. Invista neles, priorize a eles; seus filhos não precisam tanto de presentes, seus filhos precisam da sua presença; seus filhos não precisam tanto de bens e conforto, seus filhos precisam do seu legado, do seu exemplo, do seu caráter, de olharem para você e verem um modelo digno de ser seguido.

Eu olho para a Bíblia, eu olho para a história, e vejo grandes homens que fracassaram como pais. Eu noto, por exemplo, a história do sacerdote Eli, 40 anos liderando o seu povo, e ele perdeu os seus filhos dentro da casa de Deus. Eu olho para o grande líder Samuel, um homem integro, um homem que encerra sua vida prestando um relatório para a nação, e desafiando a nação; se ele ao longo da sua administração como juiz, como sacerdote, como profeta, tinha roubado o povo, tinha cobiçado alguma coisa do povo, mas os seus filhos, que o sucederam, não foram homens íntegros, não seguiram as pegadas do pai. Eu olho a história de Davi, o grande rei de Israel, o homem que unifica a nação; ele vê tragédias e mais tragédias desabando dentro da sua casa.

A Bíblia fala que Deus, por meio do profeta Elias, que haveria de vir na pessoa de João Batista, porque era um símbolo, um exemplo, um tipo do profeta Elias do passado, converteria o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais, para que Deus não viesse e ferisse a terra com maldição.

A nação é o resultado do que é a família. Se a família vai mal, a nação vai mal, destruir a família é minar os alicerces da nação. Não existe nação forte com famílias fracas. Quando se aprova leis no congresso, quando as cortes aprovam sistemas que minam a família, solapam a família, desconstroem os valores morais da família, arrancam os marcos da família, nós estamos atentando contra a própria nação. Porque se os pais não forem convertidos filhos e os filhos aos pais, se a família não foi um reduto onde se encontra valores morais graníticos, onde não se encontra a verdade, à santidade, a justiça, a probidade, então os reflexos de uma família doente, os reflexos de uma família disfuncional, vão reverberar na decadência moral da sociedade e de toda a nação.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Como é que um pai pode ser convertido aos seus filhos? É quando este pai é exemplo para os filhos, é quando este pai é o intercessor dos filhos, é quando este pai não provoca seus filhos à ira para que eles não fiquem desanimados, é quando este pai ensina a seus filhos a verdade de Deus no caminho, como exemplo, como paradigma para eles, é quando este pai não desiste de seus filhos, mesmo quando eles erram, ao contrário, disciplina-os, perdoa-os, restaura-os.

Quando é que um pai pode ser convertido aos seus filhos? É quando este pai encontra tempo para priorizar os seus filhos na sua concorrida agenda, é quando o pai ou a mãe, no caso, investe nos seus filhos o melhor do seu tempo; para que esse filho possa conhecer a Deus, possa ser um bom cidadão, um bom cristão, um bom profissional, que vai influenciar a sua geração.

Eu quero conclamar, portanto, você pai, você mãe, a investir os seus filhos, a orar pelos seus filhos, a colocar-se na brecha em favor dos seus filhos, a não abrir mão de seus filhos, haver um tempo de restauração na vida de seus filhos, de você não descansar o seu coração até ver os seus filhos salvos, resgatados pela graça de Deus, até ver na sua casa um milagre da providência divina, de ter uma família bonita, santa, unida, uma família que possa responder ser a glória de Deus na sociedade onde você vive.

“E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.” Malaquias 4.6.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
arvore sem folhashurricane-1049612_960_720