O poder do Espírito Santo

Home / Mensagem / O poder do Espírito Santo

cruzA palavra de Deus diz que Jesus Cristo havia ressuscitado dentre os mortos e ainda permanecia com seus discípulos 40 dias aqui antes de voltar ao céu, de onde veio para nos salvar. E Jesus Cristo então faz uma promessa aos seus discípulos e esta promessa é uma promessa que não foi feito apenas para o passado, mas também uma promessa que contempla o presente a você e a mim e a promessa é esta: “mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”.

Aqueles homens que estavam outrora acovardados, trancados com medo dos judeus, recebendo o poder do Espírito Santo no Pentecostes, tornaram-se pessoas ousadas; não temiam mais prisões, nem açoites, nem mesmo a morte.

Hoje ainda, você e eu precisamos desesperadamente do poder do Espírito Santo. Este poder que nos arranca da fraqueza, do medo, do encolhimento e nos ergue na força do onipotente para sermos testemunhas de Cristo, para levarmos esta mensagem do evangelho até os confins da terra.

Por que aqueles discípulos deveriam receber poder?

Em primeiro lugar porque eles não estavam compreendendo ainda natureza da messianidade de Jesus Cristo. Eles pensavam em Jesus como messias político que haveria de estabelecer um reino físico em Israel e que eles deveriam ser os primeiros ministros deste reinado de Cristo aqui na terra. E Jesus Cristo então fala pra eles que esse tempo não competia a eles; tempos ou épocas, mas que eles receberiam poder para serem testemunhas. O poder é necessário para sairmos da especulação teológica, escatológica, pra cumprirmos a missão. Quantas discussões às vezes infrutíferas que não levam a nada, prendendo a igreja entre quatro paredes, discute, discute, discute e quando você vai procurar o resultado, não tem resultado! Nós recebemos poder pra sair das quatro paredes, para irmos aos confins da terra, fazendo discípulos de todas as nações, sendo testemunhas de Cristo aqui, ali e além fronteiras.

Segundo lugar, nós precisamos de poder pra quebrar barreiras de relacionamentos. Jesus disse que a missão da igreja passaria por Samaria. Os judeus e os samaritanos eram inimigos; onde o evangelho chega cessa inimizade, onde o evangelho chega as muralhas são quebradas, as paredes divisórias são tiradas, muitas vezes hoje o próprio povo de Deus se engalfinha em brigas intérminas. Quando o Espírito Santo vem, quando o poder de Deus nos toma, quando nós somos revestidos com o poder do Espírito Santo as mágoas são curadas, as inimizades cessam e o evangelho costura esta gloriosa unidade do corpo de Cristo porque em Cristo não tem grego, não tem bárbaro, as nacionalidades, a cor da nossa pele, a nossa cultura, tudo se capitula ao senhorio glorioso do Senhor Jesus Cristo.

0612 - O poder do Espírito Santo

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Terceiro lugar, poder pra que? Eles precisavam de poder pra morrer e sereis minhas testemunhas. A palavra testemunha na língua original, da língua grega é a mesma palavra de onde vem a palavra portuguesa “mártir”. Sem o poder do Espírito Santo as pessoas se intimidam, sem o poder do Espírito Santo as pessoas se calam, sem o poder do Espírito Santo as pessoas se acovardam. Mas quando você está revestido com o poder do Espírito Santo você não teme ameaças, você não teme a chibata, você não teme a espada, você não teme a prisão, você não teme a tortura, você não teme a própria morte. Aliás, um dos pais da igreja chegou a dizer que o sangue dos mártires tornou-se a sementeira do evangelho. Nós precisamos de poder para sermos uma igreja audaciosa, corajosa, sem nenhum medo, levando esta palavra bendita e preciosa aos corações, mesmo diante das resistências maiores a palavra de Deus vai fluir, e vai alcançar corações, e vai transformar vidas para a glória de Deus. Poder pra que? Eles precisavam de poder para pregar, para anunciar o evangelho, e diz a Bíblia que logo em seguida a essa promessa, esta igreja, 120 discípulos se reuniram no cenáculo dez dias e oraram unanimemente fervorosamente perseverantemente, até que os céus defenderam o Espírito Santo veio com grande poder, todos ficaram cheios do Espírito Santo, passaram a falar as grandezas de Deus, e nesse momento o apóstolo Pedro, cheio do Espírito Santo se levantou para pregar; pregou uma mensagem cristocêntrica: a morte de Cristo, a ressurreição de Cristo, a ascensão de Cristo, o senhorio de Cristo, e esta pregação regada pelo óleo do Espírito Santo de Deus produziu tamanho impacto nos seus ouvintes que o apelo partiu do auditório para o pregador perguntando: o que vamos fazer diante disso? E pedro respondeu arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome do Senhor Jesus para remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo. E esta promessa não é apenas para vós, é para os vossos filhos, para aqueles que estão longe, pra quantos o Senhor nosso Deus chamar. Naquela manhã do dia de Pentecostes, 9 horas da manhã, cerca de 3 mil pessoas foram convertidas pelo poder do Espírito Santo de Deus, foram batizadas e agregadas à igreja de Deus.

A igreja no Brasil e no mundo está precisando deste revestimento do poder do Espírito Santo. Você e eu estamos precisando do poder do Espírito Santo. Nós não podemos viver uma vida cristã vitoriosa fiados no nosso conhecimento, na nossa experiência, na nossa tradição religiosa, nós precisamos do poder do Espírito Santo para termos uma vida plena, abundante, de alegria indizível cheia de glória, de paz que excede todo entendimento, sermos revestidos com a suprema grandeza do poder de Deus para que no abrir da nossa boca flua virtude do Espírito Santo, pregando a palavra de Deus com fidelidade, com entusiasmo, e então os corações hão de se derreter na presença do Deus vivo.

Ah! Como a igreja precisa deste avivamento, como a igreja precisa deste revestimento do Espírito Santo, como eu preciso deste poder na minha vida para viver uma vida digna de Deus e para testemunhar com o poder este evangelho bendito da salvação.

“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” Atos 1.8.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
cordeiroplanetamao