O plano de Deus é perfeito

Home / Mensagem / O plano de Deus é perfeito

chains-19176_1920O apóstolo Paulo, o grande bandeirante do cristianismo, o maior teólogo, o maior evangelista, o maior missionário, o maior plantador de igrejas da história do cristianismo, depois de realizar três grandes viagens missionárias nas províncias da Galácia, da Macedônia, da Acaia e da Ásia Menor, estava retornando agora à cidade de Jerusalém para levar uma oferta aos pobres da Judeia. Enquanto vai, ele escreve o maior tratado teológico do Novo Testamento, a sua carta aos Romanos. Nesta carta, o apóstolo Paulo compartilha com a igreja de Roma o seu propósito de visitar a igreja em Roma e repartir com eles as verdades preciosas do evangelho, e ser enviado por esta igreja à Espanha.

Entretanto, os planos nutridos no coração do apóstolo não foram realizados de acordo com o seu querer; no entanto, o plano perfeito de Deus se cumpriu. Ele chega em Roma depois de um terrível naufrágio, depois de ser picado por uma cobra na ilha de Malta, e chega em Roma preso e algemado, não conforme desejara chegar, mas o plano dele pode ter sido frustrado, mas o plano perfeito de Deus estava em curso. E desta maneira ele entendeu, porque ao escrever a sua carta aos filipenses, ele vai dizer o seguinte: meus irmãos, eu quero que vocês saibam que as coisas que me aconteceram tem, antes, contribuído para o progresso do evangelho. Longe dele ficar frustrado, deprimido, amargurado; longe dele pensar: “bom, eu tinha tantos planos, de ser missionário, de ser um evangelista, de compartilhar coisas novas, e grandes, e portentosas do evangelho com o povo de Roma, e ser enviado para Espanha, ele entendeu que se Deus permitiu que ele fosse para a prisão, aquela prisão seria o seu campo missionário; por isso ele entendeu que ele não era um prisioneiro de César, ele era um prisioneiro de Cristo, ele era um embaixador em cadeias.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Talvez nós perguntássemos para Paulo assim: Paulo, o que é que aconteceu com você, que em vez de derrotar seus projetos pessoais, retrataram a perfeição do plano de Deus na sua vida? Ele poderia responder: olha, eu fui perseguido em Damasco, eu fui rejeitado em Jerusalém, eu fui esquecido em Tarso, eu fui apedrejado em Listra, eu fui preso e açoitado em Filipos, eu fui escorraçado de Tessalônica, eu fui enxotado de Bereia, eu fui chamado de tagarela em Atenas, eu fui chamado de impostor em Corinto, enfrentei feras em Éfeso, eu fui preso em Jerusalém, eu fui acusado em Cesareia, eu enfrentei um naufrágio para Roma, eu fui picado por uma cobra em Malta, eu cheguei em Roma preso e algemado, mas eu quero que vocês saibam que as coisas que me aconteceram tem, antes, contribuído para o progresso do evangelho. Este homem não crê em acaso, este homem não crê em sorte, este homem não crê em azar, este homem não crê em misticismo, este homem não crê em determinismo cego, este homem não tem medo de feitiço, este homem não tem medo de sexta-feira 13, este homem sabe que a mão de Deus dirige o seu destino. Porque ele estava preso em Roma, três coisas aconteceram ele reparte conosco.

Primeiro, porque ele estava preso em Roma, os crentes de Roma foram mais encorajados a pregar; olhando para Paulo, Paulo está preso, Paulo está algemado, e ele está evangelizando, e ele está pregando, e ele é um embaixador em cadeias, e ele é um missionário em algemas, então vamos também nós nos mexer, vamos trabalhar, vamos fazer a obra de Deus. Então, Deus transforma a prisão de Paulo num elemento de despertamento da igreja.

Segundo, porque ele estava preso, ele disse que toda a guarda pretoriana tomou conhecimento das suas cadeias em Cristo. Sabe o que significa isso? A guarda pretoriana é a guarda de elite do imperador Nero, eram os soldados da mais alta patente do império; eram aqueles homens que tinham plena liberdade de andar pelos corredores do palácio e que tinha influência política no império; eram 16 mil soldados de escolta, se Paulo estivesse solto, jamais ele alcançaria os membros da casa de César, e porque Deus o leva para lá, ele transforma aquele cenário num campo missionário; e quando ele termina a sua carta no capítulo 4 versículo 22, escrevendo aos filipenses, ele diz: os santos da casa de César te saúdam. Na verdade, Deus transformou o imperador Nero, sem que ele soubesse, no presidente das missões estrangeiras da igreja, porque leva para dentro do seu palácio o maior evangelista da igreja, e ele coloca toda a sua soldadesca como público para o apóstolo Paulo anunciar eles o evangelho da graça. Quando você pensa que a sua vida está de ponta-cabeça, Deus está agindo, porque o plano de Deus é perfeito.

Porque Paulo está preso em Roma, uma terceira coisa aconteceu, ele não podia visitar as igrejas; o que ele faz? Começa a escrever cartas: Efésios, Filipenses, Colossenses, Filemon, as cartas da primeira prisão. Se Paulo estivesse solto, talvez nós não teríamos essas jóias preciosas na nossa Bíblia. Deus não perdeu o controle da história, Deus é soberano, nada pode acontecer sem que ele saiba, sem que ele permita, sem que ele tenha um propósito. Pode ter certeza disso, o Brasil não está à deriva, não importa quem está governando esta nação, quem está assentado no alto e sublime trono e tem as rédeas da história do Brasil e do mundo em suas mãos é Deus. Ele dirige a história, ele levanta reis e depõe reis, ele levanta reinos e abate reinos, a vontade dele é perfeita, o plano dele é perfeito, o plano dele é vitorioso.

Que coisa boa é que estas cartas que Paulo escreveu da prisão são elementos de encorajamento para você e para mim ainda hoje, depois de mais de dois mil anos. Que coisa boa é saber que na nossa vida também Deus está no controle, talvez você não esteja vendo ou sentido isto agora, talvez você já, até mesmo, perdeu o controle e você não tem mais as rédeas da sua vida, da sua família, nas suas mãos, mas Deus continua no controle; porque? Porque o plano de Deus é perfeito. Então, coloque sua vida nas mãos de Deus, descanse na sua providência soberana, confie nele, entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Ele vai dar a você vitória, vai abrir os seus olhos para você entender que ele dirige a sua vida.

Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas e toda a guarda pretoriana e de todos os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus. Filipenses 1.12-14

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
Clique e assista ao vídeo desta mensagem!Bíblia