O Médico Onipotente

Home / Mensagem / O Médico Onipotente

tristeza marEra festa em Jerusalém, a cidade estava lotada de peregrinos, pessoas vinham de várias cidades e aldeias, de todo o território de Israel, e Jesus também vai para essa festa. Mas, diz a Bíblia que num dado momento Jesus deixa o festejo, as alegrias que reinavam na cidade e vai para o tanque de Betesda, chamada “casa de misericórdia”, onde havia uma multidão de enfermos, cegos e paralíticos, coxos, porque ali havia uma crença de que um anjo de Deus descia ocasionalmente, movendo as águas do tanque, e a primeira pessoa que pulava na água era curada da sua enfermidade. Aquele tanque, aquela casa de misericórdia, havia cinco pavilhões, muitos enfermos, há muito tempo ali jogados, abandonados à sua própria sorte, e Jesus está caminhando entre os enfermos, paralítico, há 38 anos preso à sua enfermidade, e Jesus vê aquele homem como maquete da miséria humana, como símbolo do sofrimento atroz que assola tanta gente. E Jesus olha pra ele faz uma pergunta maravilhosa: “queres ser curado?”. Essa pergunta é emblemática porque todos nós sofremos, todos nós somos doentes ou do corpo, ou das emoções, ou da alma.

A maior infelicidade que atinge toda a raça humana, você e eu, é o pecado; Jesus conhece a você, conhece a mim, ele sabe aquilo que está nos atingindo, nos atormentando, angustiando a alma, ele sabe as nossas noites indormidas, as nossas madrugadas insones, ele conhece os gemidos do nosso coração, ele sabe o drama que você está vivendo, as lutas que você está passando dentro do seu coração, dentro da sua família, lá no seu trabalho. Ele conhece os pecados que tenazmente escravizam você, vícios que você não consegue se libertar, e aqui Jesus, um médico onipotente está se dirigindo a você com essa pergunta: você quer ser curado? Você quer ser liberto? Você quer ser restaurado? Você quer ser perdoado? Quem faz a pergunta tem todo o poder para curar você, para perdoar você, para libertar você. Diante dessa pergunta maravilhosa vem uma resposta do homem, que foi uma verdadeira evasiva. Diante da pergunta: queres ser curado?

O homem poderia responder: sim quero ou não, não quero. Mas a resposta foi evasiva: eu não tenho ninguém. É claro que quando Jesus faz essa pergunta, Jesus não está buscando informação para ele mesmo, ele está fazendo essa pergunta para que o homem pudesse ter noção da gravidade, da profundidade do seu problema, que era muito além de uma paralisia, de ser um homem paralítico, estar ali numa maca há 38 anos. Ele responde: “eu não tenho ninguém”. Com isso ele está dizendo o seguinte: eu não tenho ninguém que se importa comigo, eu estou jogado aqui na lateral da vida, eu estou aqui esquecido, a sua autoestima estava achatada, ele se sentia rejeitado, desprezado, sem valor, sem dignidade, e Jesus diagnostica uma doença mais grave do que apenas ser um homem paralítico, Jesus diagnostica este homem com a sua autoestima esmagada.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Eu quero dizer pra você que diante do diagnóstico que você tem, talvez tão grave, tão sério, Jesus dá uma ordem maravilhosa: levanta-te, toma o teu leito e anda. Talvez esse homem pudesse dizer: mas é isso que eu sempre quis fazer há 38 anos, mas eu não consigo. Mas quem dá ordem dá também o poder para que a ordem se cumpra. Jesus Cristo, certa feita, viu um homem com a mão ressequida e diz: estenda a tua mão. O homem poderia dizer: mas eu sempre quis estender a minha mão. Mas quem dá a ordem, dá o poder; o homem estendeu a mão e a sua mão foi restaurada. Jesus chegou ao túmulo de Lázaro, já sepultado há quatro dias, e diz: Lázaro, venha para fora! Um morto não pode ouvir! Mas aquele que dá a ordem, dá o poder para que a ordem se cumpra, e Lázaro ouviu sua voz e saiu do túmulo.

Não sei qual o problema, não sei qual é o seu pecado, seu vício, que talvez está escravizando, torturando, destruindo a sua vida. Hoje Jesus está te dando uma ordem: levanta-te, levanta-te. Hoje Jesus liberta você, hoje os quebra suas correntes, hoje Jesus perdoa os seus pecados, hoje Jesus restaura a sua vida, hoje Jesus está pronto a fazer tudo novo na sua história. E a resposta disso? Uma pergunta maravilhosa, uma ordem maravilhosa, é um resultado maravilhoso; imediatamente o homem se viu curado e levantou-se e pôs-se a andar. Agora mesmo Deus tem uma vida nova para você; agora mesmo você pode também ser uma nova criatura; agora mesmo você pode ser livre, porque se o filho de Deus libertar você, verdadeiramente você será livre; agora mesmo você pode se tornar uma nova criatura, porque você pode nascer de novo, você pode receber uma nova vida em Cristo Jesus.

Eu não sei o que está prendendo você, quem sabe, você tem uma paralisia emocional, espiritual; e Jesus o filho de Deus o médico onipotente quer trazer perdão, quer trazer libertação, quer trazer cura pra você. Um tempo novo vai raiar na sua vida, uma vida nova vai explodir de dentro de você, operada pelo Espírito Santo e você será uma nova criatura, membro da família de Deus, filho de Deus, herdeiro de Deus, tudo se fará novo na sua história. Você quer ser curado? Você quer ser perdoado? Você quer ser liberto? Então ponha-se de pé, Jesus lhe dá poder para uma nova vida e agora mesmo tudo vai se fazer novo na sua vida, no seu coração, na sua família, na sua história.

“Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou: — Você quer ser curado? O enfermo respondeu: — Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada. Quando tento entrar, outro enfermo chega antes de mim. Então Jesus lhe disse: — Levante-se, pegue o seu leito e ande. Imediatamente o homem se viu curado e, pegando o leito, começou a andar. E aquele dia era sábado. 10 Por isso, os judeus disseram ao que tinha sido curado: — É sábado, e neste dia você não tem permissão para carregar o seu leito.” João 5.5-9

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
tempestade barcocasa rocha