O chamado eficaz

Home / Mensagem / O chamado eficaz

bibliaO assunto de hoje é fundamental, porque você não pode salvar a você mesmo. Deus planejou a sua salvação, Jesus Cristo na cruz executou esta obra em seu lugar, morrendo pelos seus pecados, mas agora, nós vamos tratar da verdade de como Deus chama você para a salvação. A Bíblia fala que há dois chamados, um chamado geral e um chamado específico, um chamado dirigido aos ouvidos, e outro chamado dirigido ao coração. Jesus Cristo diz assim: as minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem. O apóstolo Paulo escrevendo sua carta aos Romanos, diz que aos que Deus predestinou, a esses Deus também chamou, aos que chamou, a esses Deus também justificou, e aos que justificou, a esses Deus também glorificou.

Aqueles a quem Deus escolhe lá na eternidade, aqueles por quem Cristo morreu na cruz, esses são chamados por Deus, e chamados eficazmente. Aqueles que são chamados por Deus vem a ele, porque a voz de Deus é poderosa, Deus chama de diversas maneiras através do evangelho; você lê um folheto, você lê um texto da Bíblia, você escuta uma mensagem, você ouve a voz de Deus pela Escritura, e o próprio Deus vai lá dentro de você, pela obra do Espírito Santo e muda suas disposições íntimas. Deus tira o tampão dos seus ouvidos, Deus tira a venda dos seus olhos, Deus vai lá dentro de você e arranca o coração de pedra, e dá para você um coração de carne.

A maneira de Deus chamar às vezes varia de pessoa para pessoa, por exemplo: há pessoas que foram criadas desde a infância em um berço cristão, ouvindo as sagradas letras desde a infância. Essas pessoas nem sabem talvez identificar com clareza qual foi o dia da sua conversão, há outras pessoas que tem uma experiência contundente, arrebatadora, é o caso por exemplo de Saulo de Tarso. Ele era um inimigo do cristianismo, era um perseguidor dos cristãos. Ele estava caminhando para Damasco com o coração cheio de fúria, como uma fera selvagem. E Jesus Cristo, no meio do caminho, lança sobre ele uma luz mais forte do que o sol, que ele cai por terra, já cai convertido, e ele grita do chão: quem és tu Senhor? E Jesus diz: EU SOU Jesus, a quem tu persegues; ali, Saulo foi convertido e transformado a partir dali no maior apóstolo do cristianismo. Eu fico olhando, por exemplo, Paulo chegando em Filipos. A Bíblia diz que ele estava numa reunião de oração, quando Deus abriu o coração de Lídia e ela creu, ela e toda a sua casa. Mas nesta mesma cidade de Filipos, foi preciso que Deus produzisse um terremoto, para que o carcereiro pudesse se arrepender e crer. Então, Deus chama e o chamado de Deus é eficaz. Deus chama na rua, Deus chama no hospital, Deus chama no campo de futebol, Deus chama no bar da esquina, Deus chama na igreja. E quando Deus chama, ele mesmo atrai essas pessoas para Jesus. Jesus Cristo diz: todo aquele que o Pai me deu, vem a mim; e os que vêm a mim, de maneira nenhuma lançarei fora.

Eu quero contar para você uma experiência para deixar isso claro para o seu coração. Há alguns, sendo pastor em Vitória, eu ainda tenho o privilégio de ser pastor daquela igreja (1ª Igreja Presbiteriana de Vitória), era uma segunda-feira, eu estava no meu gabinete pastoral, quando chega um senhor com seus trinta e poucos anos. Ele disse: pastor, eu estive ontem a noite aqui na igreja, no domingo a noite. Eu disse: que bom que o senhor veio, o senhor é bem vindo aqui. Ele olhou para mim e disse: eu não vim participar do culto. E eu perguntei: e então o que é que o senhor veio fazer? Ele me respondeu: eu era um traficante, eu vim aqui ontem a noite para roubar um carro, para pagar uma dívida de tráfico. E eu perguntei: mas o que é que aconteceu com o senhor? Ele me disse: enquanto eu estava ali defronte ao templo, olhando que carro eu levaria, eu ouvi uma música que brotava do templo, e eu fui atraído irresistivelmente por essa música, e com meu revólver 38 na cintura, eu entrei, e quando eu entrei no templo pastor, eu fui tomado por uma profunda convicção de pecado, o evangelho entrou no meu coração como uma espada de dois gumes, e eu fui tomado por esta convicção de pecado, as lágrimas brotaram nos meus olhos, o meu coração compungido, e eu desatei a chorar. Eu saí correndo depois do culto para casa com lágrimas nos meus olhos. Quando a minha esposa me perguntou: o que é que aconteceu com você? Alguém te bateu, alguém te feriu? Eu respondi para ela: não mulher, aquele homem que você conhecia, morreu, Jesus mudou a minha vida, Jesus transformou a minha história, hoje eu sou uma nova criatura.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Eu quero dizer para você que Deus chama. Talvez você pense ser uma pessoa tão distante de Deus, talvez você seja até um inimigo do evangelho, talvez você seja uma pessoa até hostil à fé cristã. Mas Deus pode quebrar a dureza do seu coração. A Palavra de Deus é como um martelo que quebra e esmiúça a penha. Talvez você foi criado no evangelho, nasceu num berço cristão, mas você nunca teve uma experiência de um novo nascimento. Pois hoje, também, Jesus pode atrair você com cordas de amor, converter o seu coração e fazer de você um membro da família de Deus. Hoje, agora, você que talvez está desligado, vivendo uma vida secularizada, gostando e aproveitando segundo o seu entendimento, de todos os prazeres desta vida, mas com um grande vazio na sua alma; hoje, Jesus chama você, você pode ouvir a voz de Jesus e ser ovelha de Jesus, fazer parte da família de Jesus, ter seu nome escrito no livro da vida e receber de Jesus o presente da vida eterna. Hoje Jesus está chamando você, e ele diz: se hoje você ouvir a voz de Deus, não endureça o seu coração, porque hoje é o dia oportuno, hoje é o dia da salvação.

“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” João 6.37

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
cross-211992_1920mãos