Jesus, o bom pastor

Home / Mensagem / Jesus, o bom pastor

sheep-3739067_1920Um dos títulos mais belos, mais ricos, mais significativos de Jesus é: Jesus, o bom pastor. E a Bíblia, quando trata de Jesus, o bom pastor, nos apresenta três quadros muito lindos, muito preciosos: ele é o bom pastor, ele é o grande pastor e ele é o supremo pastor. Como o bom pastor, ele deu a sua vida por nós; como grande pastor, ele vive para nós e como supremo pastor ele voltará para nós. E a primeira verdade que eu quero repartir com você é que como o bom pastor, Jesus Cristo traz suprimento às nossas necessidades. O Senhor é meu pastor, nada me faltará; é ele, diz o texto, que faz repousar em pastos verdejantes; é ele quem me leva para junto das águas de descanso; é ele quem refrigera minha alma; é ele quem me guia pelas veredas da justiça. Ele oferece para você descanso, ele oferece para você paz, ele oferece para você direção, ele oferece para você justiça, porque a justiça dele é aplicada a nós. Como é bom você ter Jesus como seu pastor; aquele que cuida de você, aquele que protege você, aquele que alimenta você, aquele que segura você nos braços na hora da sua fraqueza, aquele que disciplina você com ternura e amor quando você erra, e depois restaura você com a sua graça. Você já conhece a Jesus como seu pastor? Em tempos onde tem tantos lobos travestidos de pastores, em tempos onde tantos falsos mestres e falsos profetas pregam tantas coisas estranhas, tentando levar você para os descaminhos da vida, para os atalhos perigosos, para os abismos profundos. É tão precioso você ter o descanso na sua alma que Jesus é o seu pastor, você ouve a voz dele, você segue a orientação dele. Por isso, o salmista diz: o Senhor é o meu pastor; não é um pastor qualquer, é o Senhor, é o Senhor Jeová, é o Deus vivo todo poderoso; mas ele não é apenas um pastor, é o meu pastor, é uma experiência pessoal, particular, onde você tem um relacionamento íntimo e particular com ele, e quando este Jesus todo poderoso é o seu pastor então nada lhe faltará.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas há uma segunda verdade nesse texto, quando Jesus é o seu pastor você tem também companhia na adversidade. O texto diz: ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam, preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Eu sei que você passa por lutas, todos nós passamos; nós não estamos blindados, nós não vivemos numa estufa, a vida cristã não se desenrola num parque de diversões, nós pisamos terrenos juncadas de espinhos, desertos tórridos, perigosos; mas eu quero dizer para você que ainda que as circunstâncias sejam carrancudas, ainda que os problemas sejam imensos, ainda que você seja fuzilado por tempestades terríveis, você pode ter a segurança de que Jesus está do seu lado, que ele protege você, que ele guarda você, que ele não deixa os seus pés tropeçarem, que ele é o seu refúgio e a sua fortaleza; ainda que a morte mostre para você a sua carranca, ainda que o inferno inteiro se levante para destruir você, você tem plena segurança nele, e o salmista vai dizer o seguinte: ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, não é porque sou forte, não é porque o perigo não existe, é porque tu estás comigo, é a presença dele com você. Ele nos informa mais, ele é capaz de nos preparar uma mesa no deserto, um banquete no deserto, ele é capaz de nos trazer honra ungindo a nossa cabeça, ele é capaz de nos trazer alegria fazendo o nosso cálice transbordar; que coisa boa é ter Jesus Cristo como o nosso bom pastor. Você já é uma ovelha dele? Você já entregou seu coração a ele? Você já faz parte da família dele? Hoje mesmo você pode ter esta gloriosa experiência de ter Jesus como seu bom pastor.

Mas há uma terceira verdade no texto, não apenas você tem suprimentos das suas necessidades, não apenas você tem companhia na adversidade, mas em terceiro lugar, quando Jesus é o seu pastor você tem comunhão para a eternidade; o verso 6 conclui dizendo: bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e então eu habitarei na casa do Senhor para todo sempre. Aqui ele guia você, lá ele recebe você na glória; ele é quem nos guia com o seu concelho eterno e então nos recebe na glória. Que coisa boa, que enquanto você caminha, você tem bondade, você tem misericórdia, escoltas divinas andando junto com você. Bondade é aquilo que Deus dá para você e você não merece; misericórdia é que Deus não dá para você e você merece. Você não merece a graça, a salvação, e Deus concede isso pra você gratuitamente; você merece o juízo divino e Deus não dá um juízo ele dá misericórdia e graça para você. Olha que coisa boa, você ser guardado e protegido pela bondade, pela misericórdia de Deus. Mas quando tudo aqui terminar, quando as cortinas se fecharem, quando a sua carreira se encerrar nesta vida, quando você partir desta vida para a eternidade, então você habitará na casa do Senhor para todo sempre. Um céu de glória, onde não tem lágrima, onde não tem dor, onde não tem sofrimento, onde não tem adeus, onde não tem tristeza, onde não tem luto, onde não tem pesar, onde não tem pecado, onde nós estaremos para sempre e sempre com o Senhor, desfrutando as suas venturas benditas e gloriosas. É hora de você colocar sua vida nas mãos de Deus, é hora de você reconhecer Jesus Cristo como seu salvador pessoal, é hora de você reconhecê-lo como o bom pastor; aquele que dá provisão, aquele que dá proteção, aquele que dá a vida eterna.

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.” Salmos 23:1-6

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts
potters-wheel-58557_1920Clique e assista ao vídeo desta mensagem!