Investindo nas futuras gerações

Home / Mensagem / Investindo nas futuras gerações

criança bíbliaA Bíblia diz que o rei Ezequias começou a reinar com 25 anos, reinou 29 anos em Jerusalém no reino do sul, o reino de Judá, como um homem próspero, como um homem muito rico, um reinado muito promissor. Mas quando o Ezequias estava com 39 anos de idade, ele enfrentou dois graves problemas: um ataque terrível avassalador da Assíria, o maior império da época, que cercou a sua cidade de Jerusalém e mandou um recado abusado para o rei: renda-se porque nenhum Deus pode livrar você das minhas mãos. Se não bastasse isso, ele enfrenta uma enfermidade grave, uma úlcera, e não houve recurso da medicina que pudesse reverter essa situação; e nesse momento, Deus manda o profeta Isaías à sua casa com uma ordem expressa: põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.

Diz a Bíblia que o rei se volta para a parede e chora copiosamente, e ora fervorosamente, e Deus responde rapidamente. O profeta não tinha saído da cidade ainda, quando Deus mandou o profeta de volta à casa de Ezequias dizendo: eu ouvi a tua oração, eu vi as tuas lágrimas, e eu curarei você da sua enfermidade, livrarei você do poder da Assíria, e no terceiro dia tu subirás à casa do Senhor. Quando o profeta voltou com essa resposta, Ezequias perguntou: mas qual o sinal que Deus vai me dar, que ele vai me curar? E o profeta perguntou: o que é que você quer? Que a sombra do relógio da Acaz retroceda 10° ou avance 10 graus? O rei pensou: já que Deus vai fazer um milagre, eu quero o maior, que retroceda 10 graus. E Deus interfere na estrutura do universo para atender a oração do profeta Isaías em favor do rei Ezequias. Depois de um grande milagre como este, qual foi a reação do rei?

Diz a Bíblia, em segundo Crônicas 32 que o coração do rei se ensoberbeceu; e ele então recebe uma comitiva da Babilônia, o rei da Babilônia escutou sobre este grande milagre e mandou a comitiva diplomática visitar Ezequias levando-lhe presentes, levando-lhe uma carta. E diz a Bíblia que o rei abriu os seus tesouros, o seu palácio, e mostrou toda a sua riqueza, toda a sua fama, toda a sua glória, todo o seu esplendor e não deu uma palavra sequer de glorificação a Deus. Isso foi mal aos olhos do Senhor, então Deus mandou de volta o profeta Isaías à sua casa. Isaías perguntou: Ezequias, o que aconteceu? Quem recebeu? Quem você recebeu na sua casa? Ele disse: Não, vieram numa comitiva, a comitiva veio da Babilônia. E o que você fez? Ah! Eu abri meus tesouros, o meu palácio, mostrei quão grande eu sou, quão rico eu sou, quão poderoso eu sou. Isaías disse: foi mal o que você fez; então agora escute a palavra do Senhor. Esta Babilônia virá no futuro e tudo que se juntou até hoje, e o que se ajuntar daqui pra frente, a Babilônia vai levar, vai saquear tudo, não vai ficar nada. Segundo, dos filhos que tu gerares, serão feitos cativos, prisioneiros na Babilônia; e mais dos filhos que tu gerares, serão feitos eunucos para servirem no palácio, ou seja, os seus filhos serão castrados e eles não vão poder mais gerar.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Você quer uma tragédia maior do que essa? Tudo que se tem, vai ser levado, os filhos vão ser escravos, os filhos vão ser castrados. Mas olhe bem a resposta do rei ao profeta: boa é a palavra que tu disseste, porque eu terei paz nos meus dias. Sabe o que Ezequias está dizendo? Quando isso acontecer eu não estarei mais aqui. Quando isso acontecer, eu já estarei morto. Desculpem da expressão, sabe o que ele está dizendo? Depois que eu morrer, que as futuras gerações se danem, eu não estou nem aí com elas, eu só me importo comigo. É trágico isso, e este é um fato que nós estamos vivenciando hoje; a nossa geração é uma geração egoísta, narcisista, que pensa em si mesma, que não está investindo nas futuras gerações. Se nós falharmos em passar o bastão do evangelho, dos valores morais absolutos para as futuras gerações, nós podemos perder as futuras gerações. O que nós aprendemos com os nossos pais, o que nós conhecemos na verdade da palavra de Deus nós precisamos passar para as futuras gerações.

Eu fico olhando o cenário mundial, o ano passado nós comemoramos 500 anos da Reforma Protestante. A Europa não teve o que comemorar, o protestantismo está morrendo. Na Europa, porque? As igrejas estão vazias, as pessoas não frequentam mais as igrejas, os tempos estão sendo vendidos e transformados em museus, em boates, em bares, em mesquitas muçulmanas; e por quê? Porque os pais falharam em passar o bastão do evangelho para os seus filhos, para os seus netos, para as futuras gerações. Nós precisamos investir na vida dos nossos filhos. Nós precisamos ensinar os nossos filhos no caminho em que eles devem andar, nós não podemos reter dos nossos filhos a verdade o evangelho, nós não podemos apenas dá para os nossos filhos uma boa casa, boas roupas, boas escolas, uma boa formação acadêmica, os nossos filhos podem conquistar troféus deste mundo, mas se nós negamos a eles o evangelho, esses troféus são troféus de palha. O que adianta nós darmos o mundo para os nossos filhos e eles parecerem? Eu quero encorajar você pai, você mãe, você avô, você avó, a investir nos seus filhos, a investir nos seus netos, a investir nas suas futuras gerações.

Diz a Bíblia que Ezequias, quando morre, seu filho Manassés, começa a reinar com 12 anos de idade, portanto três anos depois da cura do rei, porque Deus lhe dera mais 15 anos, e a Bíblia diz que Manassés foi o pior rei de Judá; um monstro, um assassino, um feiticeiro, um astrólogo, alguém que sacrifica o seu próprio filho em altares pagãos. Por que? Porque Ezequias falhou em obedecer à ordem que Deus havia lhe dado: ponha em ordem a tua casa! Nós teremos fracassado redondamente em nossa missão de pai e de mãe se nós não passarmos os valores do evangelho para os nossos filhos. Esta geração não pode se esquecer disso, a futura geração depende de nós hoje.

“Por esse tempo, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: — Assim diz o SENHOR: “Ponha em ordem a sua casa, porque você morrerá; você não vai escapar.” 2º Reis 20.1

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
Clique e assista ao vídeo desta mensagem!road-220058_1280