É tempo de recomeçar

Home / Mensagem / É tempo de recomeçar

brotar secoÉ claro que nós vivemos momentos difíceis, momentos de tensão, de dores, de lágrimas. Talvez alguns de vocês choraram a dor do luto, talvez alguns de vocês passaram por reveses na vida, na família, talvez alguns de vocês passaram de sabor de um problema pessoal, de um resvalo nos pés, uma queda, uma tristeza, uma dor na alma, mas nós estamos começando um novo ano, um novo tempo, com novas perspectivas e novos horizontes, e então eu desafio você: é tempo de recomeçar, é tempo de pôr-se de pé, de sacudir a poeira, de ter novos projetos, novos alvos, novos sonhos, novas perspectivas e novos propósitos na sua vida, no seu casamento, na sua família, no seu trabalho, na sua vida espiritual.

Eu quero evocar o texto de Josué capítulo primeiro, porque aqui está registrado a história da peregrinação do povo de Israel por 40 anos no deserto sob a liderança do grande legislador, do grande intercessor, do grande líder Moisés; um homem que foi levantado por Deus para tirar o povo de Deus uma amarga escravidão, conduzindo esse povo rumo à terra prometida. Quando já estavam nas fronteiras do rio Jordão, na hora de entrar na terra prometida, diz a bíblia que Moisés morre, deixando um grande vazio, um momento de grande luto, de grandes desesperança rumo ao futuro, e é nesse momento de perplexidade, de medo, de futuro sombrio é que Deus aparece ao jovem Josué e diz a ele: Moisés, meu servo, é morto, levanta-te agora e leva este povo à terra prometida assim como eu fui com Moisés eu serei contigo, sê forte e corajoso, não temas porque onde pisares a planta do teu pé aí eu te darei esta terra.

Veja você que nós somos desafiados tantas vezes na vida a nos levantarmos, a recomeçarmos, quando parece que o cenário é sombrio demais, dramático demais, é doloroso demais. Como recomeçar depois de um luto? Como recomeçar depois de uma perda? Como recomeçar depois de uma tragédia pessoal, familiar ou mesmo nacional? Como recomeçar com os olhos molhados de lágrimas?

Eu quero dizer para você que por pior que seja a situação, por mais dramática que seja realidade, Deus não morreu! Deus está no trono! Ele tem um controle de todas as coisas, ele é poderoso para fortalecer os seus braços para você se levantar e continuar essa jornada. Porque assim como Deus agiu no passado, ele vai agir no presente, assim como ele foi fiel em nos preservar até aqui, ele há de nos conduzir em triunfo daqui para frente. O que é que Josué precisava para prosseguir?

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Primeiro, bom ânimo, tende bom ânimo. Deixa eu dizer uma coisa para você: o desânimo é uma coisa terrível, o desânimo é contagioso, o desânimo é a incapacidade de prosseguir mesmo diante das promessas de Deus. Tem gente que tem desânimo crônico, tem gente que já está desanimado antes mesmo de receber o desafio, eu quero levantar aqui esta possibilidade para você, para você não se capturar ao desânimo, não desanime não! Não desista de você, não desista do seu casamento, não desista de seus filhos, não desista da sua família, não desista do nosso país, não desista! É hora de recomeçar, é hora de pôr os nossos olhos em Deus, é hora de ter esperança, é hora de crer que Deus está no controle, apesar da crise que assola o Brasil, ou que porventura esteja açoitando a sua vida.

Segunda coisa, é você crer nas promessas de Deus: assim como eu fui com Moisés eu serei contigo. Deus é fiel, a sua palavra não muda, as suas promessas não caducam, Deus é poderoso para tirar você do fundo do poço, reverter esse cenário de cinza e colocar nos seus lábios um cântico de vitória. Não olha circunstância, ela é maior do que a sua força, olhe para Deus, ele é maior do que a circunstância. Ele é poderoso para conduzir você em triunfo, apesar da crise que ronda, que encurrala, que empareda você.

Mas em terceiro lugar, é tempo de prosseguir, é tempo de avançar, quando você então se volta para andar de acordo com os princípios da Palavra de Deus. Deus disse para Josué: Josué, tem o cuidado de observar a minha Palavra, para fazer tudo de acordo com o que está escrito na minha Palavra. Nós vivemos em uma sociedade hoje, que perdeu completamente a noção do que é certo e o que é errado. Estão arrancando os marcos, estão tirando as balizas, estão transformando o certo em errado, o errado em certo. A ética hoje ficou completamente destruída, relativa, situacional. Pois é nesse mundo de relativismo, é nesse mundo que não sabe mais para onde vai, que princípios e que valores seguir, que você é convocado a andar de acordo com a Palavra de Deus. A verdade absoluta, a verdade que consegue dar para você estrutura sólida, granítica, neste mundo gelatinoso.

Ande de acordo com a Palavra de Deus, seja fiel a Deus, valorize os absolutos de Deus na sua vida, no seu casamento, na sua família, na sua vida espiritual. Não se capitule, não se renda este relativismo terrível, que está destruindo e eliminando os valores da nossa sociedade. Deus tem para você uma vida maiúscula, superlativa e abundante.

Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.” Josué 1.1-5.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
esperança2mar